Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

O Pequeno Príncipe e o Eclesiastes

É bem provável que você conheça essa frase: “você é eternamente responsável por aquilo que cativas”. Essa frase é do conhecido livro “O Pequeno Príncipe”. Bom, se você conhece apenas a frase, recomendo você fazer um esforço para conhecer o livro. Saint – Exupery conseguiu em uma história “infantil” captar valores que trazem significado e sentido para a vida humana. O livro é escrito de forma poética, trazendo de volta a nossa consciência nossos maiores anseios, mas que ao longo da vida acabamos por esquecer.

É engraçado como as “pessoas grandes” (frase do autor) têm facilidade para se esquecer do que realmente é importante na vida. O Pequeno Príncipe resgata princípios fundamentais para quem quer viver a vida com maior sentido e significado.

Os personagens do livro retratam bem as pessoas grandes (o rei, o contador de estrelas, o geógrafo e outros). As pessoas grandes ao longo da vida vão se tornando solitárias. Como aquele rei, que pensava que todos eram seus súditos mesmo não tendo ninguém por perto. As pessoas grandes deixam o trabalho consumir sua identidade. Como o contador de estrelas, que se dizia muito sério e não tinha tempo para sonhar. As pessoas grandes se tornam sábias aos seus próprios olhos. Como o geógrafo, que se dizia conhecedor de tudo, mas não conhecia nada da geografia de seu próprio país. As pessoas grandes são complicadas, elas têm a capacidade de valorizar o secundário e se esquecer do essencial. “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Essa fábula nos leva a avaliar o que realmente importa e nos desafia viver a vida com maior sentido e significado.

Um outro livro muito interessante, também escrito de forma poética é o livro de Eclesiastes da Bíblia Sagrada. Esse livro é um livro de sabedoria e também foi escrito para nos levar a pensar sobre o que realmente é importante. Ele também questiona nossos maiores valores (Deus, família, amigos, trabalho, dinheiro, lazer). A grande pergunta que surge ao longo do livro é: Qual o sentido e significado da vida? O livro de Eclesiastes leva-nos a pensar sobre quais projetos devemos investir nosso tempo e energia. Leva-nos a pensar sobre o que realmente é urgente e o que não é. Leva-nos a ver a vida na perspectiva da eternidade. Lembre-se: “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. O que realmente é importante para você? Leia o livro de Eclesiastes e leia O Pequeno Príncipe.

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *