Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Você foi projetado para crescer!

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” 1 Coríntios 13:11

Toda criança logo após seu nascimento começa a se desenvolver tanto física quanto emocionalmente, caso isso não ocorra, significa que há algo de errado. Isso também é verdade quando se trata de crescermos segundo o caráter de Cristo.

Um dia todos aqueles que se consideram cristãos nasceram de novo. “Nascer de novo” é uma expressão comum entre os cristãos, se refere à experiência de conversão. Essa experiência é diferente de cristão para cristão. Alguns se lembram do dia e das circunstâncias em que se deu a sua conversão, outros não, pois a conscientização dessa conversão ocorreu ao longo dos anos, isso é muito comum para aqueles que foram criados no ambiente de Igreja. Porém existe algo que todo cristão é chamado a experimentar igualmente, que é o crescimento segundo o caráter de Cristo.

Muitos textos do Novo Testamento deixam claro que todos aqueles que Nasceram de Novo pela água e pelo Espírito, também devem desenvolver a sua fé, crescer segundo o caráter de Cristo. Sendo assim, é natural esperar que aqueles que caminham com Cristo a pouco tempo sejam imaturos em algumas áreas de suas vidas e tenham comportamentos infantis, porém, à medida que alguém caminha com Cristo por longos anos, espera-se que a pessoa amadureça e deixe as atitudes infantis para trás.

No contexto da carta aos Coríntios, no capítulo 13, o apóstolo Paulo está falando sobre o desenvolvimento do amor na vida do cristão. Na Igreja de Corinto os cristãos se comportavam de modo imaturo, eles se vangloriavam de seus dons, suas habilidades e da capacidade que tinham de impressionar por meio do uso dos dons espirituais, mas por outro lado, tinham grande dificuldade de conviver.

O apóstolo, então, identificou a imaturidade deles. Conforme se percebe no capítulo 12 da carta aos coríntios, haviam brigas, disputas e divisão entre eles, portanto, o apóstolo os desafiou a crescerem no desenvolvimento do amor e abandonarem as atitudes infantis.

Uma pessoa madura é aquela capaz de amar, capaz de ser paciente, bondosa, uma pessoa madura não se deixa dominar pela inveja, não precisa impressionar as pessoas, faz aquilo que é certo, simplesmente porque é o certo a se fazer. Uma pessoa madura não maltrata, não procura somente seus interesses, não se ira facilmente, perdoa, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Diante de todas essas verdades, podemos pensar o quanto ainda temos de crescer não é mesmo? Mas é isso mesmo, em Cristo temos a possibilidade de crescer na direção do amor. Ele é poderoso para nos dar as condições para continuarmos crescendo.

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *