Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Atravessando os desertos da vida.

“Ai de mim que vivo como estrangeiro em Meseque, que habito entre as tendas de Quedar!” Salmos 120.5

O Salmo 120 é um dos salmos que trata da peregrinação que o povo de Deus realizava no passado quando subiam para adorar em Jerusalém. A medida que caminhavam até Jerusalém relembravam a história de seus antepassados.

O povo certamente se lembrava da história do patriarca Abraão. Lembravam de seu chamado e das promessas que Deus havia feito a ele. Nós também conhecemos bem essa História. Sabemos que Deus prometeu a Abraão uma Terra,  um lar, porém Abraão teve de peregrinar pelos desertos e habitar em tendas antes de chegar a Terra Prometida. Abraão e sua família e depois seus descentes diretos (Isaque e Jacó) enfrentaram muitos perigos. (Hb 11. 8,9)

Sabemos também que mais tarde os descendentes de Abraão foram parar no Egito e por lá ficaram, acabaram se tornando escravos de Faraó. Sabemos também de como Deus agiu em favor de seu povo, e então os tirou do Egito com mão poderosa e os reconduziu a Terra Prometida. Porém antes do povo chegar a Terra Prometida, assim como Abraão, tiveram de peregrinar pelo deserto. Peregrinar pelo deserto é uma experiência comum ao povo de Deus.

O salmo 120 está relembrando esta peregrinação, relembrando os perigos que o povo de Deus muitas vezes tiveram de enfrentar enquanto peregrinavam.  Meseque e Quedar, estão aqui no Salmo 120 de forma metafórica, simbolizando tribos guerreiras que ofereciam perigos ao povo de Deus.

Peregrinar em Meseque e habitar em Quedar , espiritualmente falando, é experimentar angústia e desejar a paz, é viver em ambiente hostil. É como viver em lugares estranhos, cercado de perigo.

Por vezes nos sentimos assim, em terra estranha, cercados de perigo, sentimos que não temos um lar e que seremos em breve destruído. Todos nós podemos passar por tempos difíceis, todos nós podemos um dia habitar em Meseque entre as tendas de Quedar.

Mas não podemos nos esquecer de que não será assim para sempre. Deus está conduzindo o seu povo pelo deserto, existe sim um destino final, existe sim uma Terra Prometida. Existe um lugar seguro e nós chegaremos lá pela graça de Deus.

Deus nos enviou Jesus Cristo para garantir que apesar dos perigos nós atravessaremos os desertos da vida:  “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33

Continue confiando em Deus enquanto atravessa os desertos da vida, nosso Deus é poderoso para nos dar a paz e segurança, mesmo quando estamos em terra estranha.  Não desanime, no deserto nos experimentamos a providência de Deus e seus atos poderosos. No deserto nosso caráter é testado e provado, mas no deserto nós também crescemos e nos tornamos mais fortes.

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *