Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Sabedoria: É disso que você mais precisa!

Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará. Provérbios 4:8

Ao contrário do que imaginamos, não precisamos necessariamente de um emprego melhor, ou mesmo de um aumento significativo de salário, nem mesmo ter todas as circunstâncias a nosso favor, para se viver bem e aproveitar o máximo da vida, o que realmente mais precisamos para vivermos bem e aproveitarmos o máximo da vida é de sabedoria.

O livro de Provérbios destaca a sabedoria com um de nossos grandes alvos na vida. Precisamos desesperadamente de sabedoria para poder viver bem e melhor. Isso faz todo sentido, pois temos de tomar muitas decisões todos os dias. Muito do que fazemos, fazemos por hábito, mas algumas decisões nossas são decisões conscientes. Alguém já disse que: “A vida é a soma de nossas escolhas.” Isso pode ser um pouco decepcionante, porque há tantas decisões para serem tomadas e é tão fácil fazermos escolhas erradas, por isso precisamos muito de sabedoria para viver a vida.

Sabedoria não é o mesmo que inteligência. Nada contra as pessoas inteligentes e a inteligência. A Bíblia não despreza a inteligência, porém há estudos que questionam o valor isolado da inteligência natural, nem sempre as pessoas mais inteligentes são aquelas pessoas mais felizes. Nem sempre as pessoas que só tiraram notas altas na escola, construíram bons relacionamentos, famílias sólidas, nem sempre os inteligentes, são aquelas pessoas que fizeram as melhores escolhas para suas vidas, portanto  Provérbios enfatiza que o alvo de nossa vida deve ser a sabedoria.

E qual é o princÍpio fundamental ensinado em Provérbios para se ter sabedoria? A resposta é: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Provérbios 9:10

Em suma o princípio fundamental da sabedoria é entendermos que existe um Deus e nós não somos. Não somos auto-suficientes, existe um Deus maior do que nós, mais sábio do que nós, que conhece melhor os caminhos da vida, portanto é prudente aquele que reconhece isso e se submete a esse Deus e busca conhecer a sua vontade. Quem conhece a Deus, tem um melhor conhecimento de si mesmo. James Houston, citando Karl Barth, disse: “A negação de Deus do século XX, será a negação do homem no século XXI” . Por que o homem rejeitou Deus agora está perdendo a sua humanidade. Precisamos de Deus para ter grande consciencia de quem  somos.

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *