Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Dicas para pais de adolescentes

A minha boca falará com sabedoria; a meditação do meu coração trará entendimento. Salmos 49:3

Mês de Maio é o mês da Família. Deus ama a sua família e quer que ela vá bem em todos os aspectos. Mas sabemos como é difícil manter uma família unida e na presença de Deus. Um dos desafios da vida em família é quando os filhos chegam na fase da adolescência.

Muitos pais ficam literalmente perdidos quanto ao modo de tratar e orientar seus filhos adolescentes, em especial quando o filho perde o interesse na fé  em Cristo e perde o interesse em participar da Igreja. Quais são os motivos que levam os adolescentes a perderem o interesse na fé e em participar da Igreja afinal? Vamos analisar alguns dos motivos e dar algumas dicas aos pais.

A adolescência é aquela fase da vida onde tudo parece estar em jogo. Os adolescentes passam por um processo de grande transformação, começando pelo seu próprio corpo. Nessa fase da vida eles descobrem novas amizades, experimentam novos interesses e desenvolvem novas crenças sobre tudo.  É perfeitamente natural que adolescentes abracem uma nova paixão com entusiasmo, mas também é perfeitamente natural que abandonem essa nova paixão em pouco tempo.

A fé de um adolescente também está em jogo, pois eles estão descobrindo sua nova identidade. Muitos pais ficam assustados quando o filho adolescente fala de suas dúvidas quanto a sua fé.  Por um lado os pais devem realmente se preocupar, pois muitos adolescentes abandonam a fé justamente nesta fase da vida, mas para muitos adolescentes, essa jornada de busca de uma nova identidade resultará em uma fé mais profunda.  Porém vamos agora ver alguns motivos pelos quais os adolescentes abandonam a fé.

1. Sistema de crenças pouco significativo.
Muitas famílias levam seus filhos à Igreja desde pequenos, mas quando o filho chega a adolescência ele tem outras necessidades, muitas vezes os adolescentes acabam por desenvolver um tipo de fé que podemos chamar de “Deísmo Terapêutico Moralista”. Deus fica sendo apenas um ser distante, mas mesmo assim é preciso obedecê-lo, também é preciso ser uma boa pessoa, para que o adolescente tenha paz e uma boa vida. A verdade é que o adolescente fica entediado com esse tipo de fé.

DICA: Os adolescentes precisam desenvolver uma clara compreensão do Evangelho e da fé bíblica. O que significa ser salvo pela graça? O que significa ter o Espírito Santo vivendo em nós e transformando nossas vidas? O que significa andar com Deus? É preciso que o adolescente conecte a sua fé com a realidade, ele precisa entender a sua fé como um relacionamento com Cristo que faz sentido no dia a dia. Portanto o adolescente precisa de AÇÃO. 

O adolescente precisa de envolvimento na comunidade, de amizades com outros de sua idade na Igreja, precisa de senso de propósito, precisa de uma missão. Portanto ensinar outros mais novos, tocar um instrumento, fazer parte de um projeto social da Igreja, tudo isso alimenta a fé do adolescente e faz ele conectar a fé com a realidade. Portanto o envolvimento dos pais com a Igreja local é vital para que o filho também se envolva.

 2. Não há espaço para dúvidas.
A família e a igreja muitas vezes não ajudam o adolescente a encontrar resposta para suas perguntas. Em alguns casos, as perguntas dos adolescentes são ignoradas. Em outros casos, a dúvida do adolescente é considerada um pecado a ser sufocado rapidamente. As perguntas variam de – “Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?” (Dúvida intelectual) – “Se Deus se importa comigo, então porque me sinto tão (deprimido, triste, solitário, etc.)” – (dúvida emocional) – “Por que os cristãos não acreditam na evolução?” – “Por que a Bíblia se “contradiz”?”  “Por que Deus não respondeu minha oração para que meus pais não se divorciassem?” Estas são  perguntas que os adolescentes fazem e elas precisam ser respondidas.

DICA: Incentive o adolescente a ter diálogo com outros cristãos maduros, a procurar o pastor ou o líder da Igreja. Pessoas chaves que podem se tornar uma pessoa segura para o seu filho adolescente fazer perguntas, perguntas que eles não fariam aos pais, por se sentirem desconfortáveis.

 3. Fé exclusivista.
A Escritura não pede desculpa por apresentar Cristo como o ÚNICO salvador.  Em uma cultura que prega o politicamente correto, prega a tolerância, aceitação, alegar que Cristo é o único Caminho, (João 14. 6), portanto que fora de Cristo não há salvação é uma verdade difícil de engolir. Muitos então vão dizer que o cristianismo é um tipo de fanatismo, uma fé racista, uma fé puramente moralista e sem utilidade. A geração de hoje terá uma grande dificuldade com esse aspecto do cristianismo.

DICA: Os pais cristãos precisam avaliar não só o que dizem, mas também suas ações. Quem você é, não apenas o que você diz, molda a fé de seu filho adolescente. Seu filho precisa perceber que de fato o Cristianismo é a melhor opção de vida, não somente por que Cristo nos garante vida eterna, mas por que Cristo é nossa alegria e razão de viver no presente. Se sua fé for apenas um discurso, seu filho adolescente não será atraído ao estilo de vida cristão. O cristianismo é uma fé viva que produz em nós um estilo de vida vibrante e é esse tipo de fé que os pais devem apresentar no dia a dia.

4. Nenhuma resposta para a oposição.
Os adolescentes de hoje são bombardeados com oposições filosóficas e científicas quanto às crenças cristãs. Na aula de ciências, o professor se irritará com aqueles que creem no Criador; O professor de filosofia também questionará os princípios do cristianismo. A verdade é que a maioria dos cristãos estão completamente despreparados para fornecerem razões lógicas e coerentes para sua crença na Bíblia e em Cristo. Quando confrontados com a oposição, os adolescentes acham que a melhor resposta é: Não se pode ser um cristão e um intelectual. Fé e ciência são incompatíveis.

DICA: Crie uma atmosfera onde as perguntas são sempre bem-vindas e esteja aberto ao diálogo. Fale sobre o sermão do pastor no caminho de casa. Pergunte: “O que você gostou do sermão hoje? Em que você discordou?” Converse sobre filmes, livros. Também compartilhe as vezes quando você lutou com suas próprias dúvidas. Faça da sua casa um lugar onde seu filho adolescente possa explorar todos os aspectos de sua fé (intelectual, emocional, relacional).
Quando não souber responder  à seu filho adolescente, procure se informar sobre o assunto, não venha com o discurso: Você vai para o inferno se continuar pensando assim…

Por último

Ore por seu filho e ore com seu filho, essa prática precisa ser desenvolvida desde a primeira infância, pois ela gera intimidade e confiança.

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *