Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Esperando por uma resposta de Deus que não veio…

figueira

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:17,18

Esta oração do capítulo 3, do livro de Habacuque na Bíblia, nos mostra como deve ser o relacionamento correto de um homem que tem o seu coração depositado nas mãos de Deus.

O final da oração, especialmente os versículos 17 e 18, temos um dos textos mais bonitos de nossa Bíblia e que reflete o verdadeiro sentido da nossa existência e da nossa verdadeira felicidade.

Se você está aí,  passando por dificuldades, por um momento difícil em sua vida, onde você já fez sua parte humana, tentou diversas possibilidades e também orou a Deus, colocando no altar do Senhor Jesus o seu pedido, o seu desejo e está esperando há muito tempo por uma resposta e ela não veio, então pare, pense, respire fundo e veja a atitude do profeta Habacuque.

Habacuque presenciando uma situação de ruína, de dificuldades, de circunstâncias adversas, pronuncia em sua oração estas lindas palavras descritas nos versículos 17 e 18: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos…”.

A citação da figueira, da videira, da safra de azeitonas (oliveiras), dos cereais no campo, nas lavouras e dos rebanhos (ovelhas e bois), compreende toda cadeia produtiva que aquela nação dependia para sua sobrevivência; porém apesar de todas as circunstâncias não favoráveis, Habacuque se alegra com a presença de Deus, em poder se relacionar com o Deus Todo-Poderoso que criou o universo.

Aplicação prática

Então, podemos trazer o texto bíblico para os nossos dias difíceis de crise econômica (falta de empregos), da crise moral (inversão de valores), da crise espiritual (homem vivendo como se Deus não existisse) que presenciamos em pleno século XXI e fazermos uma analogia, adaptando as nossas dificuldades presentes, sem querermos reescrever a Bíblia, mas exemplificando o texto, aplicando o texto para as nossas carências; mesmo que eu não consiga um emprego, não havendo fartura de comida em casa, com minhas dificuldades para pagar minhas contas pessoais, com a minha não possibilidade de comprar coisas que desejo, com meus relacionamentos não correspondidos, com minha falta de saúde, com meu problema atual… (e etc), ainda assim eu tenho DEUS em minha vida”.

Podemos complementar esta aplicação, com o comentário do pastor John Piper: o maior presente que Deus poderia nos dar não está na salvação em si, na possibilidade de morar num local em que nada falte, que seja só alegria, em não haver doenças ou morte, mas o presente é o próprio Deus“.

A nossa alegria é o próprio Deus. O maior presente que temos não são as coisas que Deus pode nos dar ou nossa saúde ou nossa satisfação pessoal.

O maior presente que Deus pode nos dar é ELE PRÓPRIO se relacionando conosco, através de seu filho Jesus Cristo, que morreu para nos salvar. É termos a possibilidade HOJE, de conversarmos com DEUS em oração e recebermos dele, a ALEGRIA em meio a crise pessoal que vivenciamos.

Tenha um dia abençoado e alegre-se no DEUS da sua salvação!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *