Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Buscando a presença de Deus

mulherorando

“É bom sinal sentirmos que somos pecadores. Quando não o sentimos estamos em perigo. Certa ocasião banhava-me no Sutlej, e mergulhei até o fundo da torrente. Sobre a minha cabeça havia toneladas de água, mas eu não sentia o peso. Quando subi à margem enchi de água uma vasilha e ela me pareceu pesada. Enquanto estava mergulhado não sentia o peso da água. Também o pecador não sente o peso do pecado enquanto vive nele.”  Extraído do Livro “O Apóstolo dos Pés Sangrentos”, (Rev. Boanerges Ribeiro, no capítulo PARÁBOLAS DE SUNDAR SINGH).

O que é pecado?

“Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.” 1 João 3:4. O texto do apóstolo João nos dá uma resposta clara, quando nos diz que pecado é transgredir a lei de Deus. A lei de Deus expressa a vontade de Deus para nós seres humanos e está descrita na sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

Quando pecamos nos afastamos da presença de Deus.

O pecado entrou na vida homem pela desobediência dos nossos primeiros pais, descrita no capítulo 3, do livro de Gênesis. Quando entregamos nossa vida para Jesus Cristo, não estamos imunes ao pecado. O próprio Senhor Jesus Cristo foi tentado pelo diabo, mas conseguiu vencer a tentação (Mateus 4:1-11).

João também nos diz:  “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” 1 João 1:8. Temos, humildemente em nossas orações, que pedir perdão para Deus pelos nossos pecados, mesmo quando achamos que não fizemos nada de errado.

Na nossa vida cristã, vivemos uma rotina diária de:

  • Orarmos a Deus, pedindo perdão pelos nossos pecados; Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9

Isto não significa que eu vou pecar de forma espontânea, porque sei que Deus irá me perdoar. Eu tenho, em cada dia, que buscar a presença de Deus em minha vida (estar em comunhão, me relacionando com Deus) e lutar contra o pecado, querendo fazer a sua vontade.

  • Estarmos em comunhão com Deus;
  • Sermos tentados;
  • Vencermos a tentação;
  • Termos paz com Deus.

O problema é quando acostumamos com algo que desagrada a Deus e, convivemos tantos anos com aquele pecado, acabamos nos sentindo como a parábola citada no topo desta mensagem de Sundar Singh: Enquanto estava mergulhado não sentia o peso da água. Também o pecador não sente o peso do pecado enquanto vive nele.”.

Aplicação Prática:

 A Bíblia nos informa que:- “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” Romanos 3:23-24.

Temos que ter esta consciência em nós que somos pecadores e precisamos da glória de Deus em nossas vidas, e somente pela Graça de Jesus Cristo, somos justificados. Em cada dia de nossas vidas precisamos buscar a Deus em oração, e querer agradá-lo, procurando fugir do pecado e do que é contrário a sua Palavra.

Talvez você conviva em seu coração, com algo que o incomoda e que no fundo, você sabe que desagrada a Deus, mas você arruma alguma justificativa humana e continua convivendo com o erro. O peso do pecado não o incomoda (porque você está mergulhado nele), mas certamente você vive uma vida de escravidão, sofrendo consciente ou inconscientemente com este problema que impede você de viver a vida que Deus deseja que você desfrute.

Pela nossa própria força (física, mental ou emocional) não conseguiremos vencer um pecado específico, algo que desagrada a Deus. Precisamos buscar a presença de Deus e pedir perdão a Ele, pelo que nos incomoda, e que sabemos está contra a lei de Deus e então, com a presença de Deus em nós, iremos vencendo aquela tentação e não mais cometeremos aquele pecado.

Young girl praying

Que a presença de Deus, agindo na sua vida, possa te ajudar a vencer esta tentação, ou o pecado consumado, que você sozinho não consegue vencer. Que você tenha a coragem de confessar este pecado para Deus, pedindo perdão e também pedir a ação de Deus em sua vida, para não mais cometê-lo e o mesmo cair no mar do esquecimento. 

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *