Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Humildade Cristã

coroasdecristo

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” Filipenses 2:5-8 

Qual é uma das características marcantes do Natal?

Talvez você responda que é a humildade, pois Cristo nasceu numa manjedoura.

A resposta está parcialmente correta, certamente é a humildade, mas não pelo motivo de Jesus ter nascido num lugar muito simples. Na nossa visão humana um estábulo de animais (a manjedoura) seria o lugar mais simples para abrigar um ser humano.

Jesus Cristo poderia ter nascido no melhor e mais luxuoso palácio do Império Romano que ainda assim seria um local inapropriado para ele nascer, continuaria sendo um lugar muito simples, muito pobre para receber o Rei dos Reis, para receber Deus que se esvaziou de seu poder, desceu de sua Glória para se tornar um ser humano como eu e você (porém Jesus não cometeu pecado enquanto esteve conosco).

Jesus Cristo, Emanuel, que significa Deus está conosco, poderia também ter nascido num palácio do Império Romano, que ainda assim sua atitude continuaria sendo a mais humilde possível, pois Ele se esvaziou a si mesmo, sujeitando-se vir até nós, e se encontrar fisicamente e pessoalmente com seres humanos (pecadores e mortais).

Jesus Cristo trocou temporariamente sua coroa de ouro, de Rei dos Reis e Senhor dos Senhores para usar uma coroa de espinhos aqui na terra, sofrendo e morrendo em nosso lugar para que pudéssemos ter vida de comunhão com Ele, enquanto estivéssemos aqui na terra e desfrutar da salvação eterna, quando o nosso tempo se findar neste mundo.

Aplicação Prática:

Olhe para você mesmo neste Natal e de forma sincera reflita:-  se em seu comportamento você apresenta esta característica tão marcante na vida de um seguidor de Jesus Cristo. Você realmente é um cristão verdadeiro, sincero, que apresenta a humildade como uma característica em seu modo de vida?

Ser humilde não é abaixarmos nossa cabeça neste mundo tão competitivo. Como cristãos não podemos concordar com aquilo que desagrada a Deus e temos sim que defender a verdade bíblica, levantando a nossa cabeça e a nossa voz em um mundo de valores invertidos ou sem valores cristãos.

Ser humilde é seguirmos a Jesus Cristo que não usou da sua Glória, do seu poder, daquilo que Ele era para impor seus ensinamentos para nós humanos.

Da mesma forma, não usaremos de nossas capacidades humanas, de nosso poder econômico, de nosso conhecimento acadêmico, intelectual para querermos impor nossas ideias cristãs.

Jesus Cristo nos impactou pela sua humildade, pois se tornou servo de Deus para cumprir sua missão de nos salvar do pecado e de uma vida longe de Deus.

Certamente tudo aquilo que somos, que temos podemos usar para a Glória de Deus, e não para nosso próprio orgulho e para acariciar o nosso ego, mas não devemos usar destas características pessoais, destes recursos que temos, para pregarmos o evangelho da Bíblia, para impormos aquilo que cremos.

O evangelho da Bíblia será pregado através do nosso comportamento, da nossa vida de testemunho cristão, da humildade de Cristo, colocada em prática através das nossas atitudes humildes e cristãs.

Que Deus nos ajude a vivermos uma vida impactante aqui na terra, onde as pessoas possam ficar admiradas e se converterem para Cristo, não pelo que temos, ou pelo que somos, mas por Jesus Cristo e sua humildade ser refletida através de nossas vidas.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. E ainda hoje há um lugar especial que Deus preparou para manifestar seu Espírito Santo, mas esqueça os efeitos especiais, pirotécnicos e coisas do gênero, pois tudo isto ainda seria muito pouco para refletir a grandiosidade do poder de Deus, pois Ele escolheu a mim é a você para fazer a morada do Seu espírito, e manifesta todos os dias os mais inimagináveis milagres através de nós, Sua imagem, semelhança e essência, basta apenas colocarmos em prática todo esse potencial divino que habita dentro de cada um de nós. Amém!

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *