Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O evangelho que chegou até vocês

bible-study_724_482_80“por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.” Colossenses 1:5,6

O apóstolo Paulo em sua saudação a Igreja de Colossos reafirma algumas importantes verdades bíblicas para aquela igreja do primeiro século, pois existia uma influência do sincretismo religioso (união ou fusão de religiões diferentes, formando uma nova religião) que havia se estabelecido na região. Toda esta mistura de religiões confundia o pensamento dos primeiros cristãos colossenses, pois estas falsas crenças ensinavam que Cristo e os anjos deveriam ser adorados. Existiam influências da religião pagã, do ascetismo e da religião judaica. Vamos entender melhor este contexto:

  • Influência da Religião pagã: em tempos antigos na região de Colossos originou-se a adoração da deusa Cibele, que consistia num ritual pagão de purificação através do sangue de um touro, em rituais com danças.
  • Influência do Ascetismo: o ascetismo era uma filosofia de vida que consistia em certas práticas que visavam o crescimento espiritual, práticas que envolviam atingir a perfeição e equilíbrio moral e espiritual por abstenção de prazeres físicos (renúncia ao prazer físico) e também por rituais de automortificação e penitência.
  • Influência do Judaísmo: muitos judeus moravam em Colossos e também praticavam seus rituais baseados na visão do Antigo Testamento no cumprimento de ordenanças da lei.

Então, o cenário em Colossos, era muito confuso, com a mistura de religiões e doutrinas filosóficas.

Diante destas influências o apóstolo Paulo em Colossenses 1:15-17, reafirma a supremacia de Jesus Cristo, que Ele é a imagem de Deus, a nossa salvação e temos a vida eterna quando entendemos que Jesus morreu em nosso lugar, nos justificando perante Deus. Jesus Cristo e apenas Cristo é suficiente para nossa salvação.

Aplicação prática:

Se olharmos para o nosso século XXI, veremos que o momento presente é muito semelhante ao que acontecia na Igreja de Colossos, no que diz respeito a esta multiplicidade de religiões, de influências pagãs, de muitas filosofias de vida.

Diante desta realidade atual, diante de tantas heresias praticadas em algumas denominações religiosas e igrejas que não vivem a Bíblia com suas orientações, precisamos ficar atentos. Não podemos ser influenciados por tanta confusão religiosa, pagã e filosófica e no capítulo 2:8, o apóstolo Paulo afirma: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Se quisermos falar de Jesus para os que convivem ao nosso redor precisamos estar bem preparados, precisamos ter relacionamento diário com Deus em oração e através da leitura de sua Palavra, precisamos viver o evangelho buscando maturidade cristã, precisamos nos relacionar como irmãos em Cristo e sermos participativos em nossa Igreja.

Paulo neste capítulo reforça algumas verdades bíblicas a respeito do evangelho, das boas novas de Salvação através de Jesus Cristo:

  • Jesus Cristo é o Criador (Colossenses 1:16);
  • Jesus Cristo é o Cabeça (Colossenses 1:18);
  • Jesus Cristo é o Salvador (Colossenses 1:20:23);

Alguns cuidados para testemunhar o evangelho:

    1. Conhecer a Bíblia e entender suas orientações para poder ensinar a outros;
    2. Viver o evangelho da Bíblia, praticar este evangelho. O teu testemunho cristão, aquilo que você faz no seu trabalho, na sua casa, com as pessoas que o rodeiam, é uma forma de você levar Cristo até elas. Muitos conhecerão a Cristo não pelo que você acredita e comenta com outras pessoas, mas verão a Cristo principalmente através do seu comportamento;
    3. Ter amor pelas pessoas, como Cristo tinha ao seu aproximar daqueles que precisavam dele.

Que Deus nos ajude neste mundo moderno a não sermos influenciados por aquilo que não está na Bíblia (que a Bíblia não ensina) e sermos testemunhas do evangelho de Jesus Cristo através da nossa vida, do nosso comportamento cristão.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *