Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Perdoar é uma decisão e exige esforço

fist-bump

“Então o rei enviou alguns soldados, e eles o fizeram descer do altar. E Adonias veio e se curvou solenemente perante o rei Salomão, que lhe disse: “Vá para casa”.” 1 Reis 1:53.

No primeiro capítulo do livro de Reis, lemos a história sobre o rei Davi que estava em idade avançada, debilitado fisicamente e não tinha mais condições de conduzir seu povo.

Então Adonias, seu quarto filho, decidiu tomar o trono no lugar do seu pai. Isto seria algo natural, pois os outros três irmãos mais velhos já haviam morrido. Porém, o escolhido para o trono pelo Rei Davi seria seu filho Salomão e não Adonias.

Adonias se aproveitando da fragilidade de seu pai se autoproclamou Rei. Quando o profeta Natã soube das artimanhas realizadas agiu rapidamente e informou Davi do que havia acontecido. Davi então ungiu Salomão como seu sucessor. Adonias ficou sabendo da decisão de seu pai e fugiu desesperado, com muito medo indo se esconder no altar.

O Rei Salomão poderia ter mandado matar seu irmão Adonias, já que este havia desrespeitado seu pai, o Rei Davi, mas Salomão, quando seus soldados trouxeram Adonias a sua presença, lhes disse: “vá para casa”. O Rei Salomão decidiu perdoar Adonias.

Aplicação Prática:

O Rei Salomão poderia ter ordenado aos seus soldados que matassem Adonias, seu irmão traidor, que desacatou a intenção de seu pai Davi, mas não foi isto que fez:- simplesmente ele decidiu perdoar e mandar Adonias embora para casa. Para mandar Adonias para casa, Salomão teve que tomar uma decisão e realizar um esforço para se esquecer do que seu irmão havia feito. Agiu com sabedoria pela razão, pela tomada de decisão e não pelos seus sentimentos e emoção.

Como cristãos ficamos felizes em sermos salvos pela Graça de Jesus Cristo, que nos perdoou de todos os nossos pecados, mas de forma confusa, não somos capazes de perdoar pessoas (que de forma intencional ou não intencional) nos prejudicaram, nos magoaram, que de alguma forma traíram a nossa confiança.

No livro de Hebreus o texto bíblico nos afirma: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” Hebreus 12:4-15.

A atitude do Rei Salomão exigiu muito mais esforço por parte dele. Seria muito mais fácil para ele ter se vingado de Adonias e mandado matá-lo.

Quando estamos irados, amargurados com alguém dizemos frases similares a estas: “Deus fará justiça”, “Deixo isto para Deus cuidar”, “aqui se faz, aqui se paga”. Estas frases que falamos ou outras que pensamos no sentido de “confortar” nosso coração perturbado no momento que nos sentimos ofendidos por palavras de alguém, ou por atitudes de alguém é contrário ao que a Bíblia nos ensina sobre o perdão.

Agimos pela emoção e nossos sentimentos, não perdoamos alguém e realizamos de forma contraditória a oração do Pai Nosso, dizendo: Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”

A oração ensinada por Jesus só fará sentido, se realmente, como o Rei Salomão, perdoarmos de forma verdadeira, nos esforçando para que o perdão aconteça.

É muito difícil perdoar, porém com esta atitude, Deus nos dará paz ao nosso coração, removendo a amargura, a ira, perdoando nossos pecados, nos tornando santos. Jesus nos alerta:– “Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.” (Mateus 6:15).

Para pensar:- como podemos experimentar o perdão de Deus em nossas vidas, se não perdoarmos aqueles que nos ofenderam?

Que Deus nos ajude na prática do perdão e que nos esforcemos hoje para perdoar alguém.

Pr. Luiz Francisco Contri

2 Comentários

  1. Já tentou perdoar alguém verdadeiramente? Não, então você está perdendo a oportunidade de sentir em vida o poder de Deus agir sobre você, pois quando liberamos o perdão estamos fazendo um bem maior para nós do que para o outro, mas muitas vezes não vemos desta forma e carregamos por anos um sentimento de mágoa, rancor ou até mesmo ódio de nossos semelhantes o que endurece nossos corações e nos afastam de nossos amigos, familiares e, principalmente, do próprio Deus. Então pratique esta ordenança divina chamada perdão, se afaste do orgulho, do ódio e do pecado e sinta o agir de Deus em sua vida, garanto que o único arrependimento que terá é o de não ter feito isto antes.

  2. Guilherme Verissimo

    Verdade. E, ainda, perdoar não significa concordar com as atitudes do outro. Significa zerar a dívida, significa não executar a cobrança. É, com certeza, uma coisa difícil. Mas aos poucos a gente vai conseguindo distribuir o amor que recebe de Deus.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *