Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Retrospectiva e uma visão de fé e esperança

thinking-past“Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados; Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres.”Salmos 77:5,11

O Salmo 77 foi escrito por Asafe e retrata uma situação difícil para seu escritor, que em sua angústia leva a sua aflição a Deus. O texto bíblico nos apresenta dois cenários, duas formas diferentes de se enxergar o mundo e os nossos problemas:

  • primeiro cenário: quem focaliza o sofrimento em si mesmo (“Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa?” Salmos 77:8)
  • segundo cenário: quem focaliza o próprio Deus (“Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres” Salmos 77.11)

Trazendo para os nossos dias estas formas de se enxergar o mundo:

  • Se olharmos para a situação caótica do mundo que vivemos neste final de ano, especialmente as crises enfrentadas em nosso país e a consequência desta situação em nossas vidas, certamente ficaremos derrubados, porque fomos impactados direta ou indiretamente pela crise.
  • Se olharmos para Deus e para as coisas boas que Ele já fez na nossa vida, nas transformações de vida que recebemos certamente teremos uma visão diferenciada do que está por vir no próximo ano (versículo 11).

Aplicação Prática:

Recordaremos os feitos do Senhor em nossas vidas este ano. O principal deles é que estamos na presença de Deus e com saúde, podendo agradecê-lo pelo ano que termina.

Por mais problemas, por mais dificuldades que passamos, temos muitas coisas boas para se lembrar.

O fato de Deus ter nos livrado do mal, nos sustentado em meio as crises pessoais que enfrentamos, e nos conduzido para a reflexão neste momento é motivo de louvor e adoração.

Com um coração grato que se recorda das bênçãos recebidas de Deus, poderemos enfrentar o novo ano, esta terra desconhecida que se aproxima.

Que as palavras do apóstolo Paulo possam ecoar em sua mente nesta virada de ano: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”  Filipenses 3:13,14.

Avançando e prosseguindo em direção ao alvo:

Que possamos nos dedicar na leitura da Bíblia, compreendendo sua vontade para nossas vidas. Que possamos intensificar nossa comunhão com Deus, reservando um tempo diário, um tempo de devocional, onde possamos ler sua palavra, orarmos, agradecendo e entregando nosso dia ao Senhor Jesus.

Que possamos participar ativamente de nossa Igreja, de nossa comunidade, amando de verdade, servindo a Deus com qualidade (querendo dar sempre o nosso melhor), conhecendo melhor nossos irmãos, nossos amigos em Cristo e receber com carinho e amor as novas famílias que Deus irá acrescentar.

Que as coisas ruins sejam esquecidas e que nos sirvam de lição para não mais cometermos os erros que cometemos neste ano que se finda, que fiquem para trás (sejam esquecidas no mar do esquecimento) e prossigamos na direção do alvo que é Jesus Cristo (crescendo em maturidade, na mente e comportamento de Cristo agindo em nós), avançando para os desafios que se apresentarem, com a confiança e a certeza que não estamos sozinhos, que o Espírito Santo de Deus irá nos guiar e nos conduzir no caminho.

man and woman holding frame in open land
Um ano de bênção, uma visão de fé e esperança com a presença de Jesus Cristo na sua vida e na vida de sua família. Escreva sua história em 2018 com Deus!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *