Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A arca da Salvação é a Cruz do Calvário

“A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” Gênesis 6:8,9

noahs-ark-replica

(réplica da Arca de Noé)

Analisando o capítulo seis de Gênesis, podemos subdividi-lo em três divisões, a saber:

  • A tristeza profunda de DEUS (Gênesis 6:1-7);
    • Motivo do desgosto do Criador:
      • “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” Gênesis 6:5
  • A manifestação da Graça de DEUS (Gênesis 6:8-10);
    • Motivo para Salvação:
      • Existia na terra um homem (Noé):- justo, íntegro que andava com DEUS (comunhão). DEUS manifestou sua benevolência (Graça);
  • As instruções de DEUS para a humanidade (Gênesis 6:11-22);
    • O que DEUS executará (Gênesis 6:11-13)-destruição pela catástrofe do dilúvio;
    • O que Noé executará (Gênesis 6:14-22)-construção de um grande barco de madeira;

A Narrativa que o mundo acabou em um dilúvio é uma das mais impactantes histórias bíblicas.

Até mesmo em povos primitivos, que viveram na mesma época do dilúvio bíblico, e que não tiveram acesso à história bíblica (registrando que o mundo terminou por uma grande quantidade de água, permitida por DEUS que jorrou e destruiu a humanidade, também existem relatos, histórias similares, contando a história da salvação de seu povo das mãos de uma “divindade irada”, que destrói seus ancestrais, assim como descrito pela história bíblica de Noé). Estes acontecimentos e histórias similares a destruição do mundo por água, por si só, já comprova a veracidade da história bíblica.

800px-le_deluge_-_musee_de_beaux_arts_de_nantes_20091017-1

(catástrofe do dilúvio-destruição)

No dilúvio, DEUS manifestou seu amor, seu favor imerecido (sua “Maravilhosa Graça”),  salvando a humanidade através de um homem, Noé, que obedecia a DEUS, era justo aos olhos de DEUS e certamente tinha em seu comportamento, em seu modo e estilo de vida, nas suas tomadas de decisões, algo que chamava a atenção do Criador que o considerou íntegro, a ponto de não desistir de toda a humanidade, de todos os seres vivos criados, poupando toda a criação, salvando a família de Noé e uma espécie (um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com ele).

A lição mais importante que podemos extrair desta catástrofe descrita não é a ira de Deus sobre a humanidade, mas a manifestação clara do amor de DEUS, especialmente da Graça de DEUS pelo homem que criou e por sua criação, dando-nos uma oportunidade de restauração, de transformação, de mudança.

noaark

(Graça de Deus: aliança com Noé e a raça humana)

Aplicação Prática:

Vivemos um tempo caótico e confuso, uma idade das trevas….

Nosso mundo atual é muito parecido com este mundo da época do dilúvio:- o homem vivendo como se DEUS não existisse.

O homem vivendo sem limites, sem padrões espirituais, desrespeitando qualquer manifestação de um ser superior, e em seu interior, tendo em sua alma, o mal, a destruição de valores existentes, a inversão de valores, e por muitos interesses sórdidos e obscuros (querendo quebrar o paradigma do certo e do errado, inserido no coração da humanidade, mesmo entre aqueles que duvidam da existência de Deus),  desejando construir um novo mundo, diferente do que tudo que existiu há milênios, como se ele próprio fosse o criador deste nova forma de enxergar o mundo, como se ele próprio fosse “seu próprio deus”.

A humanidade hoje chegou ao nível máximo de negação da existência de Deus e deseja criar uma nova ordem universal, diferente de tudo o que vimos anteriormente e que nos permitiu chegar onde chegamos. E aqui não estou falando de teorias de conspiração ou algo parecido, basta olharmos diariamente ao nosso redor, para podermos, de forma concreta e patética, ver que algo está muito errado com nosso mundo atual.

Sentimos no ar este clima de destruição e expectativa por algo que pode vir a acontecer a qualquer momento, vivemos um clima de insegurança, ansiedade e medo permanentes em relação ao nosso futuro, diante do mundo do século XXI.

A humanidade chegou até onde estamos, pois padrões aceitáveis para convivência em qualquer sociedade, possibilitaram a sobrevivência de bilhões de seres que existiram sobre a face da terra (pessoas que mesmo não reconhecendo explicitamente o DEUS da Bíblia, o DEUS criador do universo, ou até mesmo negando a existência de DEUS, ou tendo outras formas de relação com o divino, ainda assim, tinha em seu padrão de comportamento regras morais, religiosas, que eram seguidas).

Hoje vivemos o tempo em que se manifestam estes itens citados:- “homem é o seu próprio deus”, “materialismo extremo“, “falta de limites”, “desrespeito”, “não espiritualidade”, “não religião”, “destruição do paradigma familiar”, “valores invertidos”, “vida humana sem valor”, “desprezo pela natureza criada”, “desprezo pela vida animal”, “culto ao corpo e a beleza física”, “violência exacerbada“, “bebidas alcoólicas, alucinógenos, drogas”,  da busca pura e simples “pelo prazer total para o aqui e agora”, não importando quais meios para chegar aos fins desejados (triste retrato da mente, pensamento, emoções e coração do homem atual).

Diante deste cenário de caos que vivemos, o mesmo DEUS que salvou a humanidade através de Noé, continua hoje tendo total controle de toda sua criação, de todo o universo, de toda a raça humana.


DEUS no Controle de sua Criação…

A depravação humana já atingiu situações alarmantes de irreverência, de violência, de depravação moral e espiritual, de respeito pela própria vida humana e vida no planeta terra. Todo tipo de desrespeito a valores básicos, aceitos há séculos (pela raça humana), agora são praticados. Nada mais impacta ou choca o ser humano, que está a cada dia com seu coração mais frio e inerte a qualquer tipo de reação, não conseguindo por si só:- tentar melhorar, tentar reverter sua própria situação caótica que o levará fatalmente a sua própria destruição, caso o mundo não estivesse sob o total controle de DEUS, como cremos e temos certeza que está.

Ciente e sabedor de todas as épocas e do que estaria por acontecer, DEUS não escolherá para nós hoje, um salvador da humanidade, um ser humano bom, que ande com DEUS, como o fez no passado com Noé, porque nenhum de nós humanos teríamos condições de poder realizar esta missão de salvar a nós mesmos, diante deste caos instalado no tempo presente que estamos presenciando.

Se você gosta de cinema e já assistiu ao filme catástrofe “2012” ou a comédia, “A volta do Todo-Poderoso”, verá nos dois filmes, alguma alusão a salvação do mundo por meio de homens e pela utilização de um navio, no “2012”, vemos a salvação de parte da humanidade, em navios especialmente construídos para salvar o mundo da catástrofe, e em “A volta do Todo-Poderoso” é uma comédia, alusão clara e direta a construção da arca de Noé do passado, por um novo Noé que viva em nosso tempo presente e crendo nas instruções do Criador, obedece e constrói a arca, apesar de ser desacreditado e ridicularizado pelas pessoas que o conhecem, assim como foi na história bíblica de Noé. Os dois filmes mostram a possibilidade da destruição e da reconstrução e que os valores devem sempre prevalecer para a existência e preservação da espécie humana.


DEUS já enviou o SALVADOR da humanidade, e ELE já veio e se chama JESUS CRISTO.

Não teremos aqui no século XXI um grande meio de transporte para nos salvar da destruição iminente, nem um ser humano para nos salvar de nós mesmos, dos nossos próprios erros.

O transporte que DEUS escolheu agora para nos salvar é uma CRUZ, e nesta horrenda CRUZ, foram carregados os pecados de todos os seres humanos, de todas as épocas que viriam posteriormente a existir após a vinda de JESUS CRISTO aqui na terra.

cross-sun

(Graça de Deus: Nova Aliança em Jesus Cristo)

O favor que não merecemos receber de DEUS (porque nenhum de nós hoje, por si sós, pela nossa própria essência, pelo que somos, pelo que podemos fazer, pelas nossas próprias ações e boas obras, pelo nosso comportamento, conseguiremos obedecê-lo prontamente), nós o recebemos, pois se transfere para o reconhecimento deste sacrifício vicário de JESUS CRISTO, que tem por significado que JESUS CRISTO, naquele instrumento escolhido por DEUS, há dois mil anos, transportou para aquela cruz, de forma substitutiva, o nosso pecado, tudo aquilo que nós e toda a humanidade cometemos, a sentença que era contra nós (os nossos próprios erros, nossa desobediência, nosso desrespeito, nosso não andar com DEUS, nossa resistência em segui-lo, nossa vontade de confrontá-lo, nossa vontade de negá-lo).

De forma simples, quer ser salvo de si mesmo, reconheça Jesus Cristo em sua vida!

Com Jesus vivendo em você, você poderá viver nesta terra de uma forma esperada por DEUS, seguindo seu modelo de vida e ter a certeza da continuidade de sua vida, quando a morte bater em sua porta e você terminar seus dias por aqui, então hoje, ainda dá tempo de você entrar na “arca da salvação”, preparada por DEUS há dois mil anos, ainda dá tempo de você aceitar a Mensagem da Cruz de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição por sua vida e viver com Ele para todo o sempre.

Pense nisto, na época de Noé, todo o povo ao seu redor ria, zombava de Noé, ridicularizava Noé, por sua mensagem de Salvação. Hoje no século XXI, muitos que lerão esta mensagem estarão também rindo, ridicularizando, dando as costas para DEUS.

E o final da história da salvação tanto em Noé, como em JESUS CRISTO, você já conhece…

Que Deus nos ajude a viver com JESUS CRISTO (DEUS FILHO), em plena comunhão com ELE, com DEUS PAI, com DEUS ESPÍRITO SANTO, nestes tempos tão difíceis de incredulidade, de um homem que vive sem DEUS, e levar outras pessoas a se salvarem através da Mensagem da Cruz, através de nosso salvador JESUS CRISTO que vive e reina para todo o sempre!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *