Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Execute seus projetos! Mãos ao trabalho! Coragem!

403-plantas-de-casas-porto-velho-front

(Projeto de Construção de uma Casa)

“Tudo isso”, disse Davi a Salomão, “foi me dado por escrito pela mão do Senhor, e ele me deu entendimento para executar todos esses projetos. ” E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.  1 Crônicas 28:19,20.

O Rei Davi recebeu do próprio Deus as orientações para execução do projeto de construção do templo do Senhor. E passou seu entendimento para execução de todos estes projetos para seu filho e sucessor Salomão, dizendo para ele ser forte e corajoso, mas também se dedicar colocando empenho e suas mãos no trabalho.

Aplicação Prática:

Para entendermos melhor o que precisamos fazer em nossas vidas, como agir e reagir aos nossos desafios, vamos entender algumas definições sobre a palavra “projeto”.


O que é um projeto?

Projeto é um esforço temporário (é temporário, porque todo projeto tem necessariamente uma data prevista para seu início, tem um tempo para ser executado, desenvolvido, tem uma data prevista para seu término).

De forma simples de se entender, projeto tem começo, meio e um final. O projeto tem um dia para terminar.

Exemplo: Você planeja a construção de uma casa. Então você pode sonhar com a construção da casa. Mas, para executar o projeto, você primeiro terá que ter um terreno e posteriormente irá contratar os serviços de um engenheiro civil ou arquiteto, para desenhar uma planta arquitetônica (com a planta e medidas precisas de localização da sala, cozinha, banheiros, quartos, área de serviço, garagem, quintal de sua futura casa). Precisará também de um planta estrutural, hidráulica e elétrica que poderá ser solicitada para seu engenheiro e aí após seu engenheiro estar com o projeto de sua casa pronto e aprovado pela prefeitura, você poderá contratar uma equipe de construtores (pedreiros, pintores, eletricistas, etc), para executar este projeto.

Parece complicado, mas não é. O Projeto organiza seu plano, seu sonho, sua intenção de onde pretende chegar.

Hoje, as grandes empresas utilizam do conhecimento de Gestão de Projetos (e existe um manual de conhecimento desta área de conhecimento, chamado PMBOK), que é uma área de conhecimento utilizada para o desenvolvimento e controle de projetos. Utilizando-se estes conhecimentos de gestão de projetos (PMBOK), tem-se nove áreas de conhecimento que serão controladas durante a execução de um determinado projeto, a saber:  ESCOPO, TEMPO, PESSOAS, QUALIDADE, INTEGRAÇÃO, COMUNICAÇÃO, CUSTO, RISCO, AQUISIÇÃO.

gerenciamento-de-projetos-iniciao-18-638

GESTÃO DE ESCOPO – Controle as atividades de um projeto. O escopo identifica cada atividade que será executada. Por exemplo, na construção da casa, poderíamos ter inicialmente, fazendo parte do escopo, o preparo do terreno e a construção do alicerce (esta poderia ser a primeira atividade do escopo). A segunda atividade do escopo, poderia ser o levantar das paredes (esta poderia ser a segunda atividade do escopo), e assim por diante, o escopo identifica claramente todas as atividades que serão executadas durante o desenvolvimento de determinado projeto.

GESTÃO DO TEMPO – O tempo do projeto é muito importante. Imagine você construindo sua casa, e você quer morar nela no final de 2019, pois imaginou a construção em dois anos. Se o tempo não for bem controlado, o projeto poderá se atrasar e gerará frustração em seu coração, caso você não consiga receber sua casa pronta e construída para você habitar no tempo previsto que foi projeto de dois anos. Então o controle de tempo garantirá que no prazo de dois anos que foi previsto por você e pelo seu engenheiro a construção estará totalmente pronta e acabada.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PESSOAS) – Todo projeto é executado, desenvolvido por pessoas. Então trabalhadores entram e trabalhadores saem do projeto. Tudo isto precisa ser controlado. Você precisa ter as pessoas certas em cada atividade, na função certa que elas sabem trabalhar. Exemplo: você precisa da função do pedreiro para levantar suas paredes de forma que as paredes ficam no nível correto e na posição correta dentro da planta prevista da casa. Aí, um pintor chega pedindo emprego para você e diz que sabe fazer a função de pedreiro. Se você, simplesmente acreditar na palavra do pintor e dar oportunidade para ele ser pedreiro e ele não saber fazer esta função, certamente suas paredes ficaram tortas, fora de nível. Por isto, antes de contratar um profissional, você precisa fazer algum teste com ele, para saber se ele sabe fazer aquilo que ele disse que sabe fazer.

GESTÃO DE QUALIDADE – Responsável pela qualidade na execução de seu projeto. Qualidade da mão de obra (dos serviços) que irá construir a casa, fazer o acabamento e também se preocupará com a qualidade de todos os materiais que você comprará para construir sua casa. Área responsável pela qualidade do produto a ser entregue. 

GESTÃO DE INTEGRAÇÃO – Quantas pessoas envolvidas no projeto, então é importante que o gestor do projeto se preocupe em integrar todos os participantes que estarão envolvidos, para que todos possam compreender o que será executado, a sequência que será executado, etc.

GESTÃO DE COMUNICAÇÃO – A comunicação e o perfeito entendimento entre as pessoas envolvidas, e é fundamental para o sucesso do projeto. Exemplo: Você sonhou com uma casa que tivesse uma varanda ao redor dela, mas seu engenheiro não entendeu o que você pediu, e no projeto final não tem o desenho da varanda a ser construída. Entendeu, então por um problema de comunicação no planejamento deste projeto, sua casa sairá sem a varanda sonhada e você se frustrará. Para evitar este problema, certifique-se que o engenheiro entendeu tudo o que você pediu, vendo o desenho da planta, tirando todas as dúvidas com ele, antes da casa começar a ser construída. Isto, vale para qualquer tipo de projeto a ser executado.

GESTÃO DO CUSTO – Você tem uma previsão de quanto irá gastar para construir sua casa. Seu projeto tem uma previsão de custo. Por exemplo, você pode gastar 100.000 reais para construir sua casa, mas também, se tiver mais dinheiro, você poderá gastar 200.000 reais para construir sua casa. Isto, você imagina antes de começar a construir sua casa. Ou seja, seu projeto tem uma previsão orçamentária e todos os envolvidos irão tomar cuidado para poder construir sua casa, dentro do orçamento previsto. O Gerente de Projetos ou Líder de Projetos, a pessoa que ficará responsável pelo projeto irá acompanhar a construção e irá controlando, quanto você tem de dinheiro, quanto você já gastou e quanto você tem para terminar sua casa. Aqui estão envolvidos todo o custo da mão de obra envolvida, bem como, os custos do material envolvido e necessário para o projeto.

GESTÃO DE RISCOS – Não existe projeto que não tenha risco envolvido. O que é risco? É um conjunto de eventos que podem ou não acontecer durante a execução do projeto e que podem afetar o projeto positivamente (gerando uma oportunidade para o projeto), ou negativamente (gerando uma ocorrência que poderá prejudicar o projeto). O objetivo da gestão de risco é maximizar os efeitos bons, as oportunidades que aparecerem para o projeto e minimizar (reduzir os efeitos das ocorrências negativas, daquilo que possa prejudicar a execução do projeto). Na construção da casa, um exemplo de evento positivo, não previsto inicialmente: a economia do país mudou e o preço dos materiais de construção reduziram em 30%, isto permitirá você poder comprar materiais de acabamento de melhor qualidade, pois sobrará dinheiro em caixa. Um exemplo de evento negativo, daquilo que poderá prejudicar o projeto e não foi previsto inicialmente: durante a execução do projeto, ocorreu um período de chuvas de quase dois meses consecutivos e poderá atrasar a execução de sua obra e e a entrega prevista no prazo esperado de dois anos. Então, para cada risco, o líder de projeto, poderá no início do projeto, criar uma situação de contingência que venha abrandar a situação de risco, caso ela ocorra. Exemplo, no caso negativo das chuvas, o gestor poderá inicialmente, concentrar todo o esforço na construção das partes externas, que serão expostas a chuva e na época das chuvas, ficar construindo internamente, e aí poderá minimizar o problema de atraso da construção pelas chuvas.

GESTÃO DE AQUISIÇÃO – controle de tudo que será comprado, adquirido para execução do projeto. Realização da melhor compra (com qualidade), pelo menor preço, dentro do orçamento de custos previstos.

Estas são as nove áreas envolvidas em um projeto. Com o projeto da casa, ficou claro o que seria um projeto. Posso ter outros projetos. Exemplo: Projeto de uma Viagem para a Europa, Projeto de Evangelização na Igreja, Projeto de Acabamento e Colocação do Piso da Igreja.


Certamente o Rei Davi ao receber este entendimento para execução de todos estes projetos, tinha recebido de Deus informações, como as destacadas acima, e que são de nosso conhecimento hoje, pela administração de projetos para execução do templo que foi construído por seu filho Salomão.

Qualquer que seja o seu sonho, qualquer que sejam seus projetos de vida, para você, para sua família para sua igreja, por exemplo:

  • uma viagem de férias com a família;
  • a construção de sua casa;
  • a compra de um apartamento na praia;
  • a compra de um novo carro;
  • cursar uma faculdade;
  • aprender um novo idioma;
  • procurar um novo emprego;
  • empreender um novo negócio;
  • evangelizar o Bairro;
  • e etc.

Precisamos sonhar, mas precisamos ter a comunhão com Deus, a sabedoria de Deus, agindo em nós, para tomarmos as decisões corretas.

Precisamos, como o Rei Davi disse para seu filho Salomão:- Mãos ao trabalho! Todo projeto, todo sonho é possível de ser realizado, desde que tenhamos a bênção de Deus nos acompanhando e também nos empenhemos com nossas capacidades físicas, mentais, intelectuais, emocionais, enfim, com todo o nosso esforço, dedicação.

Coragem, mãos ao trabalho, não desanime! 

O medo nos tira o foco de onde pretendemos chegar, nos atrapalha, nos desanima. Somente com uma vida alicerçada nas mãos de Deus, em comunhão diária com Deus, você terá coragem para executar todos os seus projetos, segundo a Soberana vontade de Deus em sua vida.

casa-d-em-planos-do-projeto-31406060 oracao-do-trabalho

Deus está contigo meu amigo na execução deste projeto, lhe dando sabedoria e todas as condições para você concretizar seus sonhos! Deus te abençoe neste sentido!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Penso ainda que assim como cada um de nós tem seus próprios projetos, sejam eles pessoais, profissionais, comunitários, etc, ao mesmo tempo cada um de nós somos um projeto nas mãos de Deus. Isto mesmo, Ele nos concebeu para uma determinada finalidade, definiu bem nosso escopo nos evangelhos, estabeleceu um tempo para cada um, assumiu o risco do livre arbítrio, colocou seus sacerdotes para gerenciar e integrar seu rebanho, deixou seu manual de excelência operacional através das escrituras sagradas e arcou com um altíssimo custo na cruz do calvário para ver seu projeto sair do papel. Será que o projeto de Deus será um projeto de sucesso ou de fracasso? Não tenha dúvidas disto, se existe um projeto de sucesso já criado neste mundo, este projeto foi o da graça imerecida, o projeto da vida eterna glorificado para sua e para a minha vida. Amém!

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *