Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Onde encontrar socorro?

featured3“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?” Salmos 121:1

O Salmo 121 é um cântico de degraus, um salmo de peregrinação do povo israelita até a cidade de Jerusalém.

Durante esta viagem, os líderes israelitas tinham uma preocupação especial com a segurança do grupo de viajantes que estariam cantando e caminhando em direção a cidade Santa.

As principais declarações contidas no salmo são:

  • Nossa ajuda, nosso socorro vem sempre de Deus (versículos 1 e 2);
  • Palavra de Louvor ao Senhor que está sempre atento aos nossos pedidos e nunca dorme (versículos 3 e 4);
  • A Palavra de Louvor ao nosso Deus, que está sempre amparando seu povo (versículos 5 e 6);
  • Deus dá proteção ao seu povo, durante as viagens de peregrinação a cidade Santa (versículos 7 e 8);

A pergunta do salmista é extremamente relevante para aqueles peregrinos que poderiam se cansar, ficarem doentes e até mesmo sofrerem ataques de bandidos durante a viagem, e nesta peregrinação onde os israelitas poderiam buscar socorro? (caso alguma circunstância inesperada lhes provocasse dor, medo e perigo de morte).

E o salmista no versículo 2, prontamente reconhece que o Criador dos Céus e da Terra, Deus Todo-Poderoso, poderá lhes socorrer. Esta é uma linda declaração de fé em Deus e confiança em suas respostas e socorro. O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Salmos 121:2

Aplicação Prática:

Podemos comparar nossa jornada cristã (o tempo que estaremos vivendo aqui na terra) como um tempo de peregrinação e de aprendizado.

A nossa história de vida é como um filme de cinema:- tem um roteiro onde teremos momentos com músicas alegres, canções felizes, momentos de muita comemoração e teremos momentos de dificuldades e desafios, momentos de reflexão, momentos de decepção, momentos de doenças físicas e em algum dia chegará o momento final e derradeiro que enfrentaremos a morte.

Não conseguimos prever o nosso futuro. Por mais que possamos nos esforçar (planejando o nosso futuro), ainda assim não teremos como escapar a situações improváveis, pois tanto as circunstâncias da vida, quanto as pessoas que conviveremos, não estão no nosso controle humano, fogem às nossas melhores previsões.

Diante deste realidade que não conseguimos controlar nosso futuro, por nós mesmos, torna-se necessário em cada dia, caminharmos nesta vida com aquele que criou os Céus e a Terra, como o salmista nos respondeu no versículo dois, deste maravilhoso salmo.

Entregue sua vida, sua jornada por esta existência, nas mãos daquele que criou os Céus e a Terra e pode te dar uma nova vida através de Jesus Cristo. Não tente caminhar nesta jornada humana por seu próprio braço, por sua própria capacidade física, mental ou intelectual. Não deposite sua confiança no dinheiro, em bens materiais, em seus diplomas ou em pessoas. Nenhum destes itens mencionados (dinheiro, bens materiais, diplomas, pessoas, ou outros itens) poderão lhe garantir vida segura e sem problemas.

Quando os problemas vierem, quando alguém te decepcionar, quando as circunstâncias da vida forem maiores do que sua capacidade de enfrentá-las, lembre-se que você não está sozinho, o seu socorro está nas mãos do Criador dos Céus e da Terra que pode todas as coisas e certamente te salvará.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *