Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A caverna da tristeza profunda

“Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia. Quando o meu espírito se desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir. Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim. Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida.” Salmos 142:2-4

1458776566214

(Momento de dificuldade, de desânimo)

Na vida cristã passamos por momentos de angústia, de desânimo e em alguns momentos de desespero, não achando alguém que possa nos ajudar. Davi quando escreveu este Salmo, passava por um destes momentos terríveis, pois ainda não era rei e: – estava sendo perseguido por Saul (se encontrava escondido dentro de uma caverna).

Que situação mais triste, estar sendo perseguido, e ter que viver por algum tempo escondido dentro de uma caverna.

Em alguns momentos da nossa vida, certamente poderemos esperar situações semelhantes como esta de Davi. Não que tenhamos que fugir fisicamente de alguém e nos escondermos para preservarmos nossa vida, como Davi o fez, mas nos encontramos com nosso coração triste, com tantos problemas e olhamos para o que está a nossa volta e não sabemos como sair daquela situação, que direção seguir, parece que estamos presos aos nossos próprios pensamentos e nada que possa nos ajudar a sair daquele momento parece acontecer. O tempo vai passando e não acontece aparentemente nada. Não adianta querermos mascarar a situação e acharmos que tudo está bem e ficarmos disfarçando para as pessoas que convivem conosco, tentando sorrir, quando na realidade em nosso íntimo estamos muito tristes e desanimados.

d4ndayfj_400x400

(Tristeza disfarçada)

De vez em quando, quando me sinto assim, como o salmista Davi que afirmou: “ninguém se preocupa comigo”, gosto de reler este salmo e também de ouvir a belíssima música que fala muito ao meu coração, cantada durante anos pelo coral da igreja presbiteriana que fui membro em São Paulo. Hoje tive curiosidade de saber quem foi o autor de tão bela música, pois já sabia que a letra deste hino que tanto gosto, era baseada neste Salmo 142 de Davi. E aí achei muito interessante a história da composição desta música, que faz parte do hinário Cantor Cristão (HCC) e foi composta por Verner Geier e transcrevo o texto explicativo que consta no livro Notas Históricas do HCC, Edith Brock Mulholland. Rio de Janeiro. JUERP, 2001: 

“Verner Geier, o compositor desta paráfrase do Salmo 142, nos conta como foi que ele a compôs:

Era inverno em Ijuí, no Rio Grande do Sul [1981]. Eu era ministro de música da Primeira Igreja Batista. Deus tinha nos agraciado com nosso segundo filho, o Davi. Nesta ocasião ele estava com alguns meses de idade. Como bom marido, revezava-me com Mary, minha esposa, nos cuidados noturnos dos filhos. Fazia frio, mas era minha vez. Levantei-me. Fui ao quarto das crianças, troquei as fraldas do Davi, conferi se o Billy, o primeiro filho, dormia tranquilo, e voltei a deitar-me.

Desta vez, porém, não conseguia mais pegar no sono. Alguma coisa me preocupava. Poderiam ser algumas dificuldades no trabalho da igreja, ou preocupações com a família. Afinal, liguei a luz do abajur, peguei a Bíblia, e sentei-me encostado na cabeceira da cama. Abri a Bíblia no livro dos Salmos e parei no Salmo 142. Sua mensagem descrevia a minha oração do momento. Enquanto lia e relia o Salmo a melodia já começava a fluir. Olhei o relógio; passava das duas da manhã. O Salmo e a melodia me soavam tão fortes que achei que não deveria mais “perder tempo” deitado ali na cama. Levantei-me, fui ao piano, no escritório que ficava fora de casa, e comecei a escrever a música. Não percebi, mas quando a música estava pronta, versificada e harmonizada, eram sete horas da manhã (o acompanhamento foi feito no outro dia). Louvado seja Deus por uma noite tão abençoada!”

Este hino consta no Hinário para o Culto Cristão (HCC), número 380.

Que noite maravilhosa foi esta que este ministro de música nos trouxe esta linda melodia para ser adicionada a este lindo salmo de Davi e ser cantada em muitas igrejas.

Pense nisto, mesmo nas noites tristes de sua vida, a Graça de Deus está sempre disponível para você poder estar com Deus e ser abençoado com seu amor, com sua cura, com seus cuidados de Pai que se preocupa com você. Então ore e lance seu clamor, sua angústia na presença do Senhor!

tears-4787733_l

(Chore e Ore a Deus. Leve sua aflição ao Criador)

Aplicação Prática:

Diante das dificuldades da vida às vezes nos escondemos em algumas cavernas: decepção, desilusão, desesperança, tristeza, falta de perspectiva, desânimo e especialmente falta de direção.

Em engenharia de software, a ciência que constrói os aplicativos de celulares que podemos usufruir hoje, existe uma frase célebre escrita por um dos grandes autores e incentivadores da computação, o Roger Pressman e que diz: “Se você não sabe para onde você quer ir, qualquer caminho você pode seguir. Se você não sabe onde você está, um mapa não vai ajudar!”

Davi sabia que se ele ficasse escondido permanentemente naquela caverna ele seria facilmente encontrado por Saul, então ele clama na sua angústia, pois ele sabe que quando o seu espírito está desanimado é Deus que irá dar a direção que ele deve seguir: “Quando o meu espírito se desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir. Salmo 142:3 parte a” .

Pensando na frase do Roger Pressman, que citei anteriormente e comparando com a situação descrita no Salmo 142,  Davi certamente sabia para onde seguir, sempre na direção de Deus e sabia onde ele estava: – escondido na caverna e com problemas, mas estava na presença de Deus em oração.

direcaodejesusluz

(Saindo da caverna da tristeza, orando a Deus, caminhando na sua direção)

Nestes momentos de angústia, de aflição, que passaremos em alguns dias aqui na terra, na nossa jornada cristã, não serão simples palavras religiosas ou de auto-ajuda que poderão nos tirar da caverna do sofrimento, não serão palavras de amigos, bons conselhos de familiares, que levantarão o nosso espírito e nos mostrarão a direção a seguir. Na aflição de nossas cavernas precisamos aprender a chorar, derramar o nosso coração diante de Deus, como Davi fez, precisamos clamar a Deus em nossas angústias. Se não buscarmos a Deus, poderemos cair para momentos de tristeza profunda e até a depressão.

Precisamos nestes momentos de dificuldade ficarmos atentos para sabermos se nossa tristeza está relacionada ao nosso sofrimento, aos nossos problemas ou se temos necessidade de ajuda médica (psicólogos e psiquiatras) e aí talvez a nossa dificuldade e tristeza possa estar relacionada a problemas orgânicos e de depressão, onde necessitaremos de remédio e ajuda especializada.

No versículo 7, deste lindo Salmo, Davi pede a Deus para livrá-lo desta prisão, deste cárcere em que ele só poderia esperar a ajuda direta do Criador: “Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo”. Salmos 142:7.

Meu querido amigo, minha querida amiga, quando você estiver passando por um problema maior do que você possa enfrentar, não espere a ajuda de pessoas para te socorrer, a não ser que seja caso específico de ajuda médica especializada, como comentei anteriormente, e busque também a ajuda de Deus em oração. Em situações de dificuldades, de doenças da alma, busque ajuda médica, busque ajuda do Criador. Quando você se encontra angustiado, triste, busque a presença de Deus, como Davi buscou. Deus está pronto para te ajudar sempre! Deus está sempre pronto para ouvir o teu clamor!

Faça uma oração, ore hoje, não espere para orar amanhã. Deus está sempre pronto para ouvir o teu problema! Deus está sempre pronto para ouvir a tua lamentação e te dar uma direção, e te dar uma resposta.

Praying Woman

(Ore hoje, faça uma oração a Deus, coloque sua necessidade)

Deus está sempre pronto para te ajudar, te libertar da caverna da tristeza, da decepção, das angústias e ansiedades desta vida e te dar uma direção, uma nova vida, uma esperança que você nem imagina acontecer!

Confie a tua vida, o teu clamor, nas mãos de Deus que pode certamente te ajudar e dar a direção que você precisa seguir!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *