Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A incerteza das riquezas

pay-exterior-of-the-property

“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.” 1 Timóteo 6:17

Vimos recentemente no Brasil poderosos empresários serem presos por causa da prática de corrupção em associação a políticos desonestos e sem ética,  e que estavam trabalhando em beneficio próprio e não do povo que os elegeram.

Estes empresários puderam experimentar em suas próprias vidas a incerteza da riqueza que eles possuíam e que não foi suficiente para garantir-lhes a liberdade da prisão e paz aos seus corações. Alguns ficarão presos por vários anos e certamente suas vidas não serão mais as mesmas.

A Bíblia, no contexto deste capítulo 6 do livro de Timóteo, nos alerta para o perigo de confiarmos nossas expectativas de vida nas riquezas deste mundo e esperarmos delas a segurança para nossa vida enquanto cidadãos do planeta terra.

Os versículos 9 e 10 deste capítulo parecem que foram escritos pensando nestes empresários que buscaram o aumento de suas riquezas a qualquer custo. Vejamos o texto bíblico: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” 1 Timóteo 6:9,10.

Timóteo alerta a nós cristãos para continuarmos depositando nossa confiança em Deus que é o nosso provedor e não cairmos em armadilhas do amor ao dinheiro que nos levará a ruína e a destruição.

download-1

(o amor ao dinheiro nos leva a destruição)

Aplicação Prática:

De forma pragmática Timóteo nos dá a receita para o que precisamos fazer para fugirmos das tentações de buscarmos nas riquezas a nossa segurança e alegria:- “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.” 1 Timóteo 6:11.

Tivemos na história do cristianismo, exemplo de grandes empresários que depositaram sua confiança em Deus e não nas suas riquezas.

Um deles foi o inglês-estadunidense William Colgate que fundou uma pequena fábrica de sabão e posteriormente fabricou o creme dental,  dando origem a pasta dental no formato que conhecemos hoje em bisnagas e ao mega conglomerado industrial que conhecemos no século XXI, denominado Colgate Palmolive.

Ele sempre buscou a Deus e obedecia aos ensinamentos aprendidos na Bíblia. Sua fábrica foi crescendo, da mesma forma que sua vida espiritual crescia. William viveu e morreu no século XVIII, porém sua pequena fábrica transformou-se numa das maiores marcas de produtos do mundo atual, a “Colgate Palmolive“.

Willian Colgate não se afastou de Deus e não depositou no dinheiro sua confiança. Tinha um coração generoso e abençoador e seguindo os padrões e orientações bíblicas de dízimos e ofertas para o sustento da obra de Deus aqui na terra, ele fazia regularmente suas contribuições e abençoou a vida de milhares de cidadãos americanos com ajuda que dava para criação e manutenção de instituições religiosas, escolas e hospitais.

Como cristãos não é pecado sonharmos, termos projetos de vida e até mesmo termos este espírito de empreendedorismo e de montarmos um negócio próprio.

O problema está quando depositamos nossa confiança e nossas expectativas de vida em uma empresa, no dinheiro que ela poderá nos retornar ou na nossa carreira profissional ou em pessoas.

Nossa confiança e expectativa de vida deve estar totalmente depositada em Deus que é o provedor de nossas vidas, nos sustentando em cada momento e sabendo o que é melhor para cada dia de nossa existência.

Que você possa se conscientizar que uma vida longe de Deus não te levará a lugar algum!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *