Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A oração do Pai Nosso

man-looking-at-the-sky-inspire-others“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.” Mateus 6:9-13

Os discípulos certamente ficaram impactados com estes ensinamentos e guardaram o “Modelo de Oração” em suas mentes, registraram no profundo de suas almas, o significado desta belíssima declaração de fé que permanece viva, que emociona cristãos no século XXI.


PAI NOSSOJesus Cristo na eternidade, antes de vir aqui na terra cumprir sua missão, convivia com a Trindade Santa, com a família de Deus, em que Ele está inserido cumprindo seu papel de Deus Filho, convivendo com Deus Pai e a terceira pessoa da trindade, Deus Espírito Santo.

Quando oramos declarando para Deus a expressão “PAI NOSSO” reconhecemos que Deus é o nosso Pai, que fazemos parte desta família, a família de Deus.

Esta expressão “Pai Nosso” também me traz conforto, segurança, porque não me sinto sozinho, sinto-me acolhido e abraçado pelo Pai e faço parte desta Família Eterna.


QUE ESTÁS NOS CÉUSNosso Pai é o Pai Eterno, sempre existiu, sempre existirá e tem um amor por seus filhos sem limites, incompreensível, um amor muito além de nossos padrões humanos. É Deus Todo-Poderoso, Senhor Supremo e Absoluto de tudo e de todos, de toda sua criação em todas as épocas em que nós, simples mortais, temos consciência como seres criados, porque o tempo é apenas um conceito particular terreno para entendermos e nos situarmos perante o eterno. Que estás nos céus significa para minha vida, muito além do que posso imaginar, do que humanamente posso compreender e neste sentido coloco adjetivos, palavras, conceitos teológicos para descrever seus atributos (Amor, Eterno, Imutável, Infinito, Justo, Onipotente, Onipresente, Onisciente, Santo, Soberano, Único, Verdadeiro).  Deus transcendente e imanente a sua criação.  Quando dizemos que Deus continuou agindo na natureza, que a natureza é dependente de Deus, nós estamos falando de um Deus imanente, ou seja, Deus continua participando da obra criada; mas, ao mesmo tempo, Ele é separado da obra criada, Ele está acima de todas as coisas, Ele é transcendente. Deus consegue ser as duas coisas ao mesmo tempo. e desta forma tentamos entendê-lo.

O importante é entendermos Deus como nosso Pai, Todo-Poderoso, acima de nós, que está cuidando de cada detalhe de nossas vidas, com amor incondicional, incompreensível para nossos padrões humanos. 


SANTIFICADO SEJA SEU NOMEO nome de Deus é um nome acima de todos os nomes, um nome que deve ser sempre honrado. Como filho de Deus devo glorificá-lo:- com minha vida em todas as possibilidades que tenho,a saber: com minha mente, com meus pensamentos, com minha emoções, com os meus sentidos, com aquilo que está na minha alma, no mais profundo lugar de meu coração, com minhas atitudes, com meu comportamento, com minha forma de enxergar o mundo, com minha forma de se relacionar com as pessoas que Deus colocar ao meu redor, com minha vida Diante Dele, ainda assim, todo o meu esforço humano é insuficiente para se aproximar de sua Santidade, de sua perfeição. Minha natureza pecaminosa não pode ser comparada com a natureza de Deus. Pensar que Ele é Totalmente Santo e Perfeito e eu um pecador justificado e regenerado por seu Filho Jesus Cristo, que tenho que lutar diariamente, vencendo tentações, para não pecar (porque o pecado corre como sangue em minhas veias), isto me assusta.

Sua Maravilhosa Graça me atrai para sua Presença Santa, me faz em cada dia procurá-lo em oração, tentar me aproximar Dele, tentar seguir os passos de seu Filho e caminhar nesta mesma estrada de santificação.


VENHA O TEU REINO – Reconheço sua autoridade sobre minha vida, seu Senhorio, sua Soberania. Quero ser seu servo e humildemente te servir com meus dons, meus talentos, agradecendo-te sempre por me receber em teu reino, como filho e herdeiro, através do sacrifício na cruz de Jesus Cristo.


SEJA FEITA A TUA VONTADE – Quero em cada dia de minha vida ler a tua Palavra, a Bíblia Sagrada que tu deixaste aqui na terra para nós sabermos a tua vontade. Quero me relacionar em comunhão diária através da oração, te agradecendo e colocando em teu altar minhas petições. Reconhecendo que tua vontade (o que tu queres para mim e não o que desejo) é a melhor resposta para minha vida. Que eu posso lutar, vencendo as tentações e fugindo do pecado. Quero te agradar, te louvar, te adorar, enquanto estiver neste mundo e também quando partir para a Glória Celestial. Quero fazer a tua vontade, sendo um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, cumprindo suas ordenanças, fazendo discípulos, impactando o mundo com meu testemunho de vida, tendo prazer em estar na tua presença, amando de verdade, como tu me amas.

Que a tua vontade, seja manifesta ao mundo através da minha vida!


ASSIM NA TERRA, COMO NOS CÉUSReconheço e recebo o teu reino eterno, quero realizar a tua vontade, assim na terra sobre todos os reinos deste mundo, enquanto estiver aqui na Terra, enquanto me concederes vida neste corpo físico, prefiro ficar com os valores do teu Reino (com sua vontade expressa de forma clara nas sagradas escrituras) do que com toda a riqueza, glórias e sucesso que os reinos deste mundo possam me oferecer; como nos céus desejo continuar te louvando, glorificando teu nome pela eternidade, te servindo e fazendo parte dos teus planos eternos no local determinado e escolhido por ti, junto com todos os milhões de pessoas, de todas as tribos, povos, raças de todas as épocas e nações que creram em sua existência terrena (em sua breve passagem por nosso planeta), pessoas que creram no nome de Jesus Cristo e foram justificadas, perdoadas por sua Maravilhosa Graça, e tem seus nomes escritos no Livro da Vida.


DÁ-NOS HOJE O PÃO NOSSO DE CADA DIA – Tenho certeza que diariamente recebo das tuas mãos todo o sustento que necessito para minha sobrevivência aqui na terra. Como um Pai trabalha para sustentar seus filhos aqui na terra, tua Palavra registra que Deus trabalha para os que nele esperam: “Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” Isaías 64:4.

Independentemente das circunstâncias que venham acontecer sobre minha vida (problemas pessoais, problemas econômicos, desemprego, doenças físicas, problemas familiares, problemas emocionais, doenças psicológicas, perdas por mortes, decepções ou momentos de felicidade, alegrias inesperadas, bênçãos de Deus, momentos de viagem, momentos de superação, comemorações de vida, alvos conquistados, vitórias) tenho a certeza que o Teu sustento, a provisão em cada dia (o pão material, o pão espiritual), me dá paz ao meu coração e é motivo de gratidão permanente.


PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES – Mesmo após reconhecermos Jesus Cristo, o nome de Jesus Cristo em nossas vidas, ainda assim, nossa essência, aquilo que somos, continua existindo sobre um corpo mortal, pecador, passível de desobedecer a tua vontade. Em nossas veias jorra a semente do pecado. Não temos nada, absolutamente nada de bom em nós mesmos. Se nos afastarmos da Sua Presença estamos automaticamente fragilizados e dominados pelo que somos, pelo nosso pecado. Quando alguém nos prejudica, nos decepciona, nos trai, briga conosco, nos desrespeita, nos rouba, nos humilha, nos engana. Quando alguém não é sincero conosco e fala mal de nós para outras pessoas. Quando alguém fica devendo algo para nós. Nossa natureza não nos permite perdoar e oferecer perdão de forma natural..

O perdão nós daremos segundo o teu amor eterno, segundo as tuas misericórdias eternas, agindo em nossos corações, em nossas mentes, assim como Tu perdoas as nossas dívidas, através de Jesus Cristo que morreu e na cruz pagou todas as dívidas que eram contrárias a nossa vida. Querendo imitá-lo Deus Eterno (não merecíamos o teu perdão, mas Cristo nos perdoou), então, assim como seres humanos nos esforçaremos, pela tua Graça agindo em nós, tomaremos uma decisão na direção do perdão, daremos um voto de confiança a parte ofensora, tomaremos uma decisão de perdão em relação a todos os nossos devedores.


E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL – Tenho a intenção de estar em constante comunhão contigo (não quero te desligar momentaneamente em nossa relação de amizade, nem um segundo sequer, e confesso-te como pecador e Tu já sabes deste fato, que já fiz isto, e peço-te perdão mais uma vez), me ajude a fugir do pecado e da aparência do mal (“Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:22,23).

Dá-me condições de estar alicerçado em tua palavra, na comunhão permanente com teu Santo Espírito que Glorifica o nome de teu Filho Jesus Cristo, para que quando a tentação chegar, quando ela se aproximar da minha mente, dos meus olhos, de todos os meus sentidos, do meu coração, da minha alma, do meu corpo, enfim de quem eu sou perante ti, perante a tua Santa Face, eu possa dizer não e dar as costas para a tentação, fugindo da consumação do pecado.


PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM. Quero glorificar-te com minhas palavras escritas (mesmo de forma imperfeita, porque não consigo expressar de forma correta quem é Deus), quero glorificar-te com minha vida aqui na terra, em cada segundo de minha existência, não porque sou merecedor ou capaz de fazer isto, mas porque com Cristo agindo no meu coração, vou me transformando diariamente. Reconheço tua majestade, teu domínio eterno sobre todas as coisas, sobre tudo e sobre todos os seres criados em todas as épocas, em todos os lugares deste mundo. Teu é o Reino.

Tu és Deus, tu és nosso Pai TODO-PODEROSO. GLÓRIAS AO TEU NOME.

Assim seja, obrigado por tão grande Salvação!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *