Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Mais amorosos e menos críticos

“Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:
“Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! “
Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?”
Mateus 15:1-3

fariseus

(fariseus e os mestres da lei)

Jesus Cristo impactava a multidão por onde passava e incomodava especialmente aos fariseus e mestres da lei judaica. Os fariseus eram judeus que liam a Torá, o livro sagrado da religião judaica e também criam numa lei oral em conjunto com a lei escrita, numa tradição oral que era passada de geração para geração. Os fariseus eram opositores dos saduceus, uma seita judaica que cumpria na sociedade israelita funções políticas, sociais e religiosas, davam manutenção no templo. Como os fariseus foram críticos ferrenhos e opositores de Jesus Cristo e de seus discípulos, com o tempo a palavra “fariseu”, acabou assumindo uma conotação negativa, diante das confrontações de Jesus Cristo que os expôs como hipócritas, como fanáticos, dado o fato deles se preocuparem com a tradição, mas na sua essência, o coração destes “religiosos” estava longe daquilo que Deus espera de alguém que o busca de forma sincera.

Neste famoso encontro com Jesus e seus discípulos, os fariseus e os mestres da lei, que ficavam observando o grupo de Jesus para perceber algo errado e tentar criticá-los e acusá-los, perceberam que naquele momento, os discípulos de Jesus haviam se esquecido de lavar as mãos, conforme a tradição judaica, e aí eles não titubearam e foram diretamente criticar Jesus e os seus discípulos.

Jesus Cristo, após uma confrontação direta, comentou com eles duas observações importantes:

  • “Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mateus 15:7,8.
  • O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’ “.Mateus 15:11

Em seu comentário no versículo 9, após chamá-los de hipócritas, Jesus Cristo de forma severa diz: “Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”. 

Precisamos honrar a Deus não apenas pelo que cremos, pelo nosso conhecimento da Bíblia, da religião que professamos, mas pelo nosso testemunho cristão, pelo nosso comportamento diário, por um coração totalmente entregue nas mãos de Deus.

Que sejamos instrumentos verdadeiros da paz e do amor de Jesus Cristo!

Aplicação Prática:

O Cristianismo em todas as épocas foi combatido duramente, criticado, mesmo na época que Jesus Cristo esteve presencialmente aqui na terra, conforme o texto que descrevemos anteriormente. Hoje, não é diferente, muitos até creem que Jesus Cristo nasceu aqui na terra, comemoram o Natal, pensando em festa e tempo de descanso, mas na sua vida não reconhecem a missão de Jesus Cristo aqui na terra, que foi de nos aproximar novamente de Deus, de recebermos a essência da religião não em rituais e livros, mas em nosso coração.

Muitos hoje, em função de tanta confusão religiosa no mundo que vivemos, diante também de tantos falsos profetas, que se apropriam da boa intenção das pessoas, para defender seus sórdidos interesses satânicos e materiais, onde o seu “deus” é o “dinheiro”, acabam erroneamente achando que todos os líderes cristãos e o cristianismo se assemelham com estes falsos profetas e não dão a oportunidade de quererem conhecer quem realmente é Jesus Cristo. Muitos infelizmente acabam assumindo o papel dos fariseus e criticam tudo que diz respeito ao Cristianismo, devido ao fato de tantos escândalos, envolvendo aqueles que longe de Deus, deturpam os ensinamentos da Bíblia Sagrada.

O ensino de Jesus Cristo tem por objetivo principal transformar o nosso coração distante de Deus, para alguém que possa confiar no Criador do Universo, para quem possa ressurgir das cinzas e ter a oportunidade de uma nova vida em Cristo Jesus. 

Diante das nossas atividades, de nosso serviço cristão é muito importante nós estarmos ligados em plena comunhão com Deus, de forma a não sermos como os fariseus da época de Jesus Cristo, que se preocupavam com regras de homens, com aquilo que eles viam, mas o seu coração ainda não tinha entendido o significado da verdadeira religião.

Jesus Cristo demonstrou, através de sua vida aqui na terra, a verdadeira religião, dizendo claramente que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Jesus Cristo era o amor em forma humana. Por onde passava, o amor de Deus se manifestava em Jesus Cristo (Deus conosco) e transformava as pessoas que o encontravam.

Ninguém ficava indiferente a presença de Jesus Cristo, todos que o conheciam, necessariamente se transformavam (fisicamente, emocionalmente, espiritualmente, comportamento, caráter, e, etc…).

Que possamos hoje viver a essência de Jesus Cristo em nossos corações, seguindo seus passos, seguindo seu amor pelo ser humano e por Deus. Que possamos sempre ficar sensibilizados diante do mais fraco, do doente, do pobre, do pecador, daquele que clama por socorro e está longe de Deus. Que nosso olhar não seja o olhar dos fariseus e mestres da lei, que eram críticos e só viam coisas erradas nas pessoas da sua época, e também em Jesus Cristo e seus discípulos.

Que sejamos mais amorosos hoje e menos críticos com o que está em nossa volta.

the-love-of-god

(O amor de Deus na mensagem da cruz)

Que nosso olhar no século XXI, seja o olhar de Deus:- de amor, de paz, de compaixão, de misericórdia, de busca pelos perdidos, pelos que estão sem esperança, por aqueles que por si sós, não podem se salvar a si mesmos, não podem, sozinhos, seres resgatados de uma vida longe de Deus. Mesmo com nossas limitações e deficiências humanas, tentaremos em cada dia sermos melhores do que fomos no dia anterior, andando pela estrada de Deus, pelo Caminho, pela Verdade, pela Vida que é JESUS CRISTO e impactando com amor e luz, aqueles que necessitam da mensagem de Salvação na cruz.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *