Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O poder de Deus

“Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram, e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.” Êxodo 14:21,22.

moises1

(Moisés e o Mar Vermelho se dividindo)

No livro de Gênesis lemos no capítulo 12 que Deus fez uma promessa para Abraão que ele seria o pai de uma grande nação. Passaram-se muitos anos e a promessa de Deus começou a se realizar, os israelitas foram morar no Egito: “Ao todo, os descendentes de Jacó eram setenta; José, porém, já se encontrava no Egito.” Êxodo 1:5. Os israelitas se multiplicaram no Egito: “Ora, morreram José, todos os seus irmãos e toda aquela geração. Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país. Êxodo 1:6,7.

Em Êxodo 12:40 registra-se o tempo total que os israelitas ficaram como escravos no Egito: Ora, o período que os israelitas viveram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.” 

Mesmo para aqueles que ainda não leram o livro de Êxodo, a saga do povo de Israel se tornou conhecida, através de filmes bíblicos como “Dez Mandamentos”, em suas primeiros versões, um filme épico norte-americano de 1956, dirigido pelo diretor “Cecil B. DeMille”, que popularizou esta belíssima narrativa bíblica.

Moisés que havia sido criado pelo Faraó agora estava salvando seu povo da escravidão egípcia e da dureza do coração do Faraó Egípcio que não se moveu no sentido de permitir que o povo pudesse ser liberto, apesar das pragas enviadas por Deus a nação egípcia.

Vemos nesta linda história de salvação, a ação sobrenatural do Deus de Israel, o Deus Todo-Poderoso que criou o universo e que está agindo no sentido de completar suas promessas dadas ao patriarca Abraão, e agora usando seu escolhido Moisés para ser o porta-voz e o libertador do povo israelita que sofreu por quatrocentos e trinta anos, vivendo no Egito.

moise

(Moisés e o Mar Vermelho se abrindo)

Quero destacar não apenas o fato do grande milagre que Deus proporcionou a Moisés, abrindo o Mar Vermelho, dividindo as águas e possibilitando que o povo de Israel passasse pelo meio do mar em seco e os egípcios, que os perseguiram, fossem mortos em seguida ao mar se fechar novamente, quero ressaltar o poder de Deus e sua ação sobrenatural para aqueles que se relacionam com Ele hoje.

Aplicação Prática:

O salmo 62:11 reforça a ideia do poder de Deus sobre tudo e todos: Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.” O salmista enaltece através da expressão “uma vez Deus falou”, sua autoridade que é imutável e também nos mostra claramente que nenhuma criatura consegue se igualar ao poder que somente a Deus pertence.

Nas minhas orações, gosto de orar me dirigindo a Deus como “Deus Todo-Poderoso”. É a forma que encontro para expressar a minha pequenez, insignificância e dependência total em relação ao Criador e seu poder a quem humildemente me dirijo.

O livro de Sofonias faz uma referência a este Deus Todo-Poderoso que pode nos salvar: “O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.Sofonias 3:17.

O livro de Apocalipse começa seu primeiro capítulo situando quem é este Deus: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”. Apocalipse 1:8.

O povo de Israel passou pelo meio de uma grande prova ao ser perseguido pelo exército de Faraó, e diante de seus olhos, com o líder Moisés clamando a Deus, um grande milagre aconteceu, o mar se dividiu ao meio e o povo foi salvo da perseguição, tendo suas vidas preservadas para se cumprir as promessas de Deus sobre a nação israelita e anos se passaram, e no tempo de Deus, a chegada em Canaã, após a morte de Moisés.

Quando Deus tem um plano, tem uma promessa para seu povo, Ele certamente cumprirá, não importam as adversidades que se opuserem no caminho.

Cada um de nós tem um nível de conhecimento da Bíblia, dos livros e das histórias bíblicas e também tem uma visão, em seu relacionamento com o Criador:- “quem é Deus na minha vida?“. Na nossa jornada cristã, passaremos por momentos e circunstâncias adversas que exigirão de nós fé, confiança no Deus Todo-Poderoso, em que seremos colocados a prova para saber se realmente a fé que dizemos que temos ela é real, é verdadeira.

O nosso Deus é o Deus Todo-Poderoso, é o Deus especialista nas causas impossíveis para nós seres humanos. Não espere chegar os momentos de adversidade da vida para você se relacionar com este Deus Maravilhoso.

Não espere um exército de inimigos se levantar contra você e correr atrás de você para você clamar para Deus.

Deus, o Deus Todo-Poderoso quer se relacionar com você hoje. O Deus de Israel, que é o nosso Deus, o Deus da Igreja hoje, o mesmo Deus, o Deus de nossas vidas deseja te fazer feliz em meio as tempestades e lutas da vida que você enfrenta.

Não importam os desafios que virão para este ano, entregue todos os seus sonhos, projetos, planos de vida para o Deus Todo-Poderoso que certamente abrirá em sua vida o “Mar Vermelho”, a solução que você tanto espera, e ficarão para trás:- seus problemas, suas lutas e tribulações.

Deus Todo-Poderoso está pronto para te ajudar, quando situações inesperadas se apresentarem diante de você, te ajudará a vencer os desafios, a superar momentos de dificuldade.

Mas, não espere os problemas chegarem para você se relacionar com Deus. Busque a Deus em oração! Hoje é tempo de você glorificar a Deus, agradecer a Deus por estar vivo! Agradecer a Deus pela salvação através de Jesus Cristo! Agradecer a Deus e Glorificá-lo por que ELE é o SENHOR da sua vida!

post19-10-649x304(Você pode hoje buscar a Deus em oração)

Que você possa ser abençoado se relacionando hoje com DEUS TODO-PODEROSO!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *