Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Letargia Espiritual

Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”. Efésios 5:14

Segundo os dicionários Letargia é aquele estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir. Eu não sei quanto a você, mas algumas pessoas tem grande dificuldade de despertar pela manhã, sofrem com a “Letargia”. Embora “acordadas” continuam sonolentas, ficam meio que dormindo, assim, ainda levam um bom tempo para acordarem de fato.

Infelizmente essa realidade pode estar acontecendo em nossa vida Espiritual. Há pessoas que ao terem um encontro com Cristo, rapidamente despertam para a sua nova vida em Cristo. Assim, se apropriam da Palavra de Deus com alegria, logo rompem com os padrões pecaminosos de sua antiga vida. Mas também há pessoas que, embora tenham tido um encontro real com Cristo, ainda estão meio que sonolentas. Essas sofrem com a Letargia espiritual. Portanto, acabam sendo presas fáceis do pecado. Essas pessoas ainda levarão um bom tempo para se apropriarem da nova vida preparada para elas em Cristo Jesus. É sobre isso que o apóstolo Paulo está falando na carta aos Efésios no capítulo 5:14. 

Muitos comentaristas Bíblicos acreditam que o verso 14 é um fragmento de um hino que se cantava nas Igrejas Cristãs do primeiro século. É um chamado para os crentes viverem de acordo com a realidade da Ressurreição de Cristo. Assim como Cristo Ressuscitou dos mortos, este versículo convoca os cristãos a despertarem de seu estado espiritualmente inativo, pois se cremos em Cristo, então também ressuscitamos com Ele dos mortos, portanto não podemos permanecer para sempre em um estado de sonolência espiritual.O pastor presbiteriano Tim Keller nos faz alguns apontamentos para avaliarmos se estamos vivendo em letargia espiritual ou se estamos vivos para com Deus:


Evidência da presença de Deus em sua vida:

Quão real Deus foi esta semana para você?  Quão clara e vívida tem sido a sua certeza do perdão de Deus e de seu amor paternal? Até que ponto isso é real para você agora?  Você está tendo prazer em se relacionar com Deus? Você realmente tem convicção de que Deus cuida de você?
Evidência da Escritura mudando sua vida:
Você está achando a Escritura viva e ativa?  Na sua leitura da Palavra você está descobrindo certas promessas bíblicas extremamente preciosas e encorajadoras? Quais?  Você está percebendo Deus o chamando ou desafiando você em algo através da Palavra?

Evidência de uma crescente apreciação pela misericórdia de Deus:
Você está compreendendo melhor a graça de Deus hoje, do que no passado?  Você está mais consciente sobre o mal que habita em você? Isto tem levado você há uma maior dependência da misericórdia de Deus?

Vivamos para Deus, vivamos de acordo com a realidade da Ressurreição de Cristo!

Pr. Cleber Batista

2 Comentários

  1. Luciana S Lacerda

    Nunca havia entendido esse versiculo dessa forma, mas diante das evidencias citadas, apesar de doer muitas vezes, dou graças a Deus por não estar vivendo uma letargia. E que assim continue…

  2. Anderson oliveira

    Ótima reflexão, bem relevante para nossos dias, lembrei do verso
    2Co.13:5a “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provém a vocês mesmos…”, examinar hoje, amanhã, etc… além da religiosidade, da falsa conversão temos a letargia espiritual, que Deus nos ajude a crescer (amadurecer)

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *