Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Estou agradando a Deus?

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”
1 Coríntios 10:31.

gloriadedeus(Tudo que faço deve ser para a Glória de Deus)

Temos uma tendência errada em nossa existência de “departamentalizar” os momentos de nossa vida.

O que significa departamentalizar?

Na administração de empresas, departamentalizar significa você agrupar atividades ou recursos em unidades organizacionais, ou seja, numa empresa existirá o Departamento Pessoal, o Departamento da Tesouraria e assim por diante. Sem perceber muitos de nós, fazemos o mesmo com nossa vida pessoal e nossa relação com Deus. Criamos departamentos em nossa mente, dividimos as áreas de nossa vida e vivemos cada hora em um departamento. Uma hora estou no Departamento Religioso, outra hora estou no Departamento do Trabalho e assim por diante, quando estou atuando numa área de minha vida, num determinado “departamento”, só fico nele, só fico restrito a ele, e me esqueço que eu sou uma única pessoa perante Deus.

Vou dar alguns exemplos, que podem eventualmente estar acontecendo na nossa vida pessoal, onde muitos agem de forma errada, mas não deveria ser assim:

Eu crio na minha mente alguns departamentos, e acredito que eles justificam meu “estilo de vida”, agora quem estará falando é o “Doutor Hipotético”, olha como ele pensa e vive:

  • o Departamento do TrabalhoAgora eu vou pensar em trabalhar, produzir muito, ganhar dinheiro. Penso que trabalho mais que as outras pessoas. A vida não está nada fácil para mim. Tenho muitos filhos, uma família grande e trabalho demais.Não tenho muito tempo para mim mesmo, preciso mudar de vida, já fiz de tudo, mas por enquanto é o que eu tenho, e tenho que lutar muito. Não tenho tempo para mais nada na minha vida. É só trabalho, trabalho, trabalho. (Enquanto estou trabalhando só penso nos problemas do trabalho, me dedico de corpo e alma, fazendo a minha função, mas não me lembro de que sou cristão, nem me lembro de Deus).

workaholic

(Você está vendo: com tanto trabalho assim, como posso pensar em Deus?)

  • o Departamento da ComunhãoSou cristão e o pastor nos ensinou a buscarmos a Deus diariamente, lendo nossa Bíblia e orando a Deus, mas chego tão cansado do serviço, que não tenho tempo de ler a Bíblia. Na verdade, não gosto muito de ler. Nem me esforço para isto, quando alguém me pergunta sobre a leitura diária da Bíblia, me justifico, dizendo que “não gosto muito de ler”. Quando vou dormir às vezes me lembro de orar. Outras vezes começo a orar antes de dormir, e no meio da oração já peguei no sono. Quando digo para as pessoas que não gosto de ler, me esqueço que hoje tem “audiobooks“, a Bíblia em áudio e tanto outros recursos onde poderia ouvir a Bíblia, livros cristãos, mas na verdade o meu problema é outro. Não gosto de ler ou de ouvir a Bíblia, enfim, não gosto muito da Bíblia e nem me atualizo com boas leituras cristãs, porque isto me incomoda. Muitos dias acordo, levanto, fazendo minha rotina diária, e por ter muitos afazeres, nem me lembro de Deus ou me lembro de Deus esporadicamente, e de vez em quando, limpo a poeira sobre a Bíblia e dou uma lida em algum salmo.

estrategias-ler-a-biblia-28092017121922

(Você está vendo: de vez em quando leio algum salmo)

  • o Departamento do Lazer e DiversãoAgora eu vou pensar em me divertir um pouquinho com meus amigos do trabalho, vamos para um “happy hour”, aquele momento do final da tarde, em que seus amigos de trabalho te convidam para ir num bar ou restaurante para se confraternizar, descansar a mente e tirar o estresse do dia a dia. (Enquanto estou me divertindo, me esqueço de quem eu sou e que sou cristão, escuto piadas picantes que não deveria escutar, faço coisas que não deveria fazer, falo coisas que não deveria falar, fico bebendo, bebendo, nem me lembro de Deus).

happyhour-1(Como cristão, será que estou agradando a Deus?)

  • o Departamento da SaúdeAgora eu vou pensar na minha saúde, preocupado com o que o médico me disse ou querendo melhorar minha aparência física, vou lá para a academia e fico uma hora na esteira, escutando um som, enquanto caminho na esteira, soando muito, dando uma “olhadinha” em quem passa. (Enquanto estou na academia, cuidando da minha saúde, me esqueço de quem eu sou, e que sou casado, nem me lembro de Deus).
Beautiful young woman smiles at the camera while lifting weights at the gym. Horizontal shot.
(Cuidando da Saúde? Estou “muito” animado na academia, tem muita gente bonita por aqui)
  • o Departamento do Pecado Secreto – Eu trabalho muito e tem algumas coisas que faço para espairecer. Afinal, “ninguém é perfeito”, “somos salvos pela graça”, penso na minha mente, e de vez em quando, “desligo Deus da tomada da minha vida”, “afinal ele sempre me perdoa” e faço algumas coisas “sem medo de ser feliz”. “Tem algo que faço, que não posso falar para ninguém”. “Só eu sei que faço isto, mas ninguém sabe e nem saberá, e isto não me incomoda mais, já me acostumei a fazer.” (Vocês perceberam, como desliguei Deus da tomada, não penso em ninguém, nem me lembro de Deus.)

images

(Mantenho alguns encontros secretos, mas ninguém precisa saber)

  • o Departamento da FamíliaAgora eu cheguei em casa, um pouco cansado, minha esposa vem conversar comigo e eu não aguento mais cobranças e nem dou atenção para ela, o nosso casamento não vai nada bem, mas vou lá tomar um banho, dei uma restaurada no corpo e na mente e vamos lá fazer o papel de marido, converso um pouco, o clima melhora, afinal estou pensando em sexo, tenho que agradá-la hoje, “batemos um bom papo”, o relacionamento se acerta. (Enquanto estou em casa, com minha família, com meus filhos, nem me lembro de Deus).

familia

(Deveria valorizar minha família, meus filhos, mas só me lembro deles na foto do meu escritório)

  • o Departamento dos Problemas DiáriosComeçam a surgir problemas, tenho muitos problemas, acho que tenho mais problemas que as outras pessoas, “penso que só eu tenho problemas”, e eu fico preocupado, nervoso, às vezes perco o controle e me desespero. Tento resolver os problemas com o meu próprio braço, com minha capacidade física, mental, emocional. Em algumas ocasiões, recorro aos meus parentes ou amigos para me ajudarem a resolver o problema ou problemas. Outros dias, nem durmo direito, porque fico pensando no dia de amanhã, nos problemas que enfrentarei e enfrento os problemas sozinhos, apenas pela minha capacidade. (Enquanto penso nos meus problemas, recorro sempre a minha inteligência e experiência em resolvê-los, estou ficando especialista em superar meus problemas nesta crise,  de vez em quando alguém me ajuda. Estou um pouco cansado, estressado, mas a vida vai caminhando, apesar das minhas dívidas no cheque especial e muita gente me cobrando, é tanto problema, estou endividado que nem me lembro de Deus).

endividado

(Você percebe: eu comprei um carro novo sem poder, estou endividado)

  • o Departamento Religioso e Espiritual – Sou membro de uma igreja cristã, mas estou muito cansado ultimamente, tenho muitos compromissos e quando dá, “de vez em quando”, eu até vou na igreja “marcar minha presença”, afinal eu sou salvo e também tenho saudades de alguns irmãos. (Enquanto estou na igreja, fico observando as pessoas, não gosto de todas, às vezes cumprimento alguns e fujo de me encontrar com outros, converso com alguns amigos mais próximos. Vai começar o culto, aí me sento, presto um pouco de atenção, começou o louvor, mas estou muito cansado com a semana, e muitas vezes, nem canto, louvo ou adoro direito, só acompanho a letra no telão da igreja, mas meu pensamento está longe. O pastor começou a pregar, aí começo a prestar atenção nas palavras iniciais do sermão, acho o pastor “simpático”, “gosto da palavra deste pastor”, mas estou tão cansado, que de vez em quando, “apago” em alguns pontos do sermão, já dormi na igreja, dando umas cochiladas, mas cochilo rápido, e ninguém percebe, e sempre eu volto do cochilo e acabo entendendo um pouco o sentido do sermão. Na segunda-feira, eu não me lembro o que o pastor pregou no domingo, nem me preocupo com isto. Estou com minha “consciência tranquila” porque vim na igreja e me lembrei de Deus).

boredatchurch2

(Algumas pessoas pensam que estou orando, mas estou cochilando)

Aplicação Prática:

O apóstolo Paulo, escrevendo para a igreja primitiva, na cidade de Corinto, os alertou dizendo: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”

Precisamos pensar no sentido real deste versículo, seu significado prático, diante do estilo de vida do “Doutor Hipotético”, e precisamos olhar para nós mesmos e sempre termos este olhar de querermos agradar a Deus:

  • Primeira Parte do Versículo: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa.” Sabe o que significa isto, que não podemos enxergar a vida no formato de “Departamentos”, de áreas específicas, quando temos um relacionamento com Deus e se lembrarmos de Deus apenas nos “Departamentos Religioso e Espiritual e no Departamento de Comunhão”, e se esquecer de Deus no resto da semana. Quando temos uma vida de Comunhão Plena com Deus, precisamos entender que qualquer coisa que fizermos, em qualquer momento de nossa vida, deve ser sempre realizada, pensando sempre que estamos conectados 24 horas com Deus. Não podemos desligar Deus da tomada de nossas vidas. Alguns exemplos: podemos comer, beber, realizarmos um ato de amor dentro do casamento, trabalharmos, irmos para o Culto, estarmos na Igreja, estarmos nos divertindo em momentos de lazer, e etc, etc, etc. QUALQUER COISA QUE FIZERMOS, temos que ter consciência plena que Deus está “CONECTADO”, “LIGADO” conosco sempre e nos vendo, analisando, observando.
  • Segunda Parte do Versículo: “façam tudo para a glória de Deus.” Então, eu não deveria enxergar a vida no formato de “Departamentos”, separando as áreas, mas se ainda insisto em viver assim, tenho que me lembrar que em todas as áreas da minha vida, preciso pensar em Deus, estar ligado a Deus sempre e “TUDO O QUE FIZER”, qualquer atividade, qualquer momento da minha vida, tenho que “GLORIFICAR A DEUS”. Isto significa que eu devo sempre pensar em querer agradar a Deus.

Tudo que faço (em qualquer momento da minha vida) deverá ser para a Glória de Deus!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *