Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O verdadeiro evangelho

“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” Gálatas 1:6-8

leia-a-biblia2

Imagens raras de se ver hoje em dia, um programa de TV que pregue a Bíblia como ela é.

Temos o programa de nossa igreja, o Programa Verdade e Vida, que semanalmente é apresentado pelo Pr. Hernandes Dias Lopes, apresentado aos sábados pela manhã, na Rede TV às 8:30h, e também na TV Bandeirantes às 9:30h, que com muito rigor bíblico, expõe a Bíblia de forma prática e atual.

Lembro-me, quando criança, de assistir estas cruzadas do pastor Billy Graham pela TV. Estas mensagens atingiram milhões de pessoas em todo o mundo, salvaram vidas, fortaleceram os corações dos cristãos, renovaram as esperanças daqueles que confiam e esperam por Deus.

Quando vejo este vídeos do passado, e escuto o Pr. Billy Graham pregar, sem precisar usar de campanhas, de gritarias, de malabarismos, de piruetas e muito menos de prometer situações, como muitos hoje “que sua vitória, ou milagre, ou cura, ou bênção chegará“, ou frases do tipo “tome posse de sua bênção“, percebo que Deus tem um amor profundo pela humanidade e não nos trata segundo os nossos pecados. Sua Graça, a Maravilhosa Graça que Deus tem para nós, é algo que muitas vezes não conseguimos entender, imaginar, mensurar. Não é algo tangível. É totalmente ligada a essência de quem é Deus, que é amor em sua totalidade.

Na tradução Revista e Atualizada, temos a seguinte tradução para o versículo de Gálatas 1:9: “Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.”

“Anátema” quer dizer “separado para ser destruído”. Qualquer pessoa que não ensina o evangelho que Cristo entregou para os primeiros discípulos e apóstolos na igreja primitiva, que vai além do que a Bíblia ensina, que não permanece no ensino da Bíblia, não tem Deus em sua vida, vejamos o texto:

“Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.” 2 João 1:9.

Numa linguagem simples de nós entendermos, Deus está dizendo para nós hoje, em pleno século XXI, para não darmos créditos e não seguirmos a outros ensinos, diferentes do evangelho autêntico e único, ensinado pelo Mestre Jesus Cristo e contido nas sagradas escrituras.

Hoje, fica muito fácil vermos estas diferenças entre o autêntico e verdadeiro evangelho da Bíblia e o outro evangelho que está sendo pregado, em muitos canais e programas, que se dizem “gospel“, “evangélicos“, mas no fundo, estão proclamando heresias para o mundo, pregando o que a Bíblia não ensina e nem autoriza, utilizam-se de recursos místicos, de objetos “abençoados“, de rituais pagãos, de métodos que a Bíblia condena e Deus abomina.

Como a TV influencia diretamente as pessoas, o reflexo disso é:- que as igrejas locais, acabam absorvendo o que estão vendo na TV, e começam a praticar em seus “cultos de adoração”, algo semelhante em sua liturgia, ao que presenciaram na mídia. É algo sútil, que acabamos não percebendo.

O pecado e o mundo, acabam entrando sorrateiramente pela porta da frente de muitas igrejas.

Quem tem mais de quarenta anos, e assistiu a um culto no começo dos anos 70, em uma igreja séria que tinha a Bíblia como única regra de fé e prática, consegue entender facilmente o que estou dizendo.

Quando você ia para o Culto aos domingos à noite, existia um respeito na igreja pelo sagrado, por Deus.

Existia reverência e temor a Deus.

Você ao ouvir as canções e hinos que eram cantados, constatava a presença espiritual de Deus nos cultos.

No nosso interior, algo novo sempre acontecia, quando saímos daquele Culto, após escutarmos aquelas músicas e hinos maravilhosos, aquela pregação centrada na Bíblia e na pessoa de Cristo, que íamos para casa, com nossos corações repletos da presença de Deus, e com vontade de voltarmos logo, para o próximo culto na igreja. Não faltávamos na igreja por qualquer motivo. Queríamos estar sempre na Igreja e na presença de Deus.

Hoje verificamos, que outro problema sério, são as músicas e ritmos, em muitas igrejas, que não elevam o homem a Deus, mas fazem o homem “se sentir bem“, por alguns instantes momentâneos, e pensar apenas no aqui e agora, ou seja, no seu bem estar físico e emocional, e não tem nada a ver com a glorificação de Deus, e/ou tão pouco nos transformam, algumas músicas, ritmos e até letras, totalmente descasadas, com os ensinamentos da Bíblia.

O problema da música e seus ritmos é a “associação” que fazemos com o mundo.

Como queremos nos aproximarmos de Deus em um Culto de Adoração, com ritmos, músicas e letras, que nos remetem para o universo profano do mundo?

Muitas vezes, o mesmo ritmo e batida musical, está sendo tocado pelo DJ na balada, e é utilizado no culto a Deus, em muitos locais, que recebem o nome de igrejas.

Tudo acaba se igualando, “mundo” com “igreja”, e “igreja” com “mundo”. Não existe mais diferença entre o sagrado e o secular em muitas liturgias e cultos. Não queremos aqui generalizar, mas alertar para o perigo destes locais, que nos tiram da presença de Deus.

Lembro-me de escutar, quando adolescente, de uma pregação que falava sobre o problema da associação da música secular, com a música sacra e o pastor falou a seguinte história verídica:um jovem que era viciado em diversos tipos de drogas, bebidas alcoólicas e frequentava clubes musicais na Inglaterra, onde outros jovens se prostituíam e se drogavam. Este jovem se converteu e foi para a Igreja. Em um determinado dia, assistindo um culto nesta igreja, o grupo de jovens tocou uma música, no mesmo ritmo e batida, que aquele jovem viciado escutou durante muitos anos. Quando isto aconteceu, apesar da letra da música ser muito bonita, aquele jovem, ex-viciado, vomitou, passou mal, se sentiu mal, porque tudo aquilo que ele estava acostumado no passado, aquele som, voltou na sua mente e o fez relembrar o passado e aquele mundo sem Deus e perverso que ele viveu“.

Houve a associação natural, com aquilo que ele conheceu no mundo. Este é o grande problema, o mundo espera uma mensagem pura de salvação, tanto na pregação da palavra, quanto no som de uma música, que se diferencie, que faça você refletir sobre a presença de Deus, que te eleve a pensar no alto e nos céus e não pensar no aqui e agora.

Outro problema, além do ritmo e sons praticados são as letras destas músicas.

Pegue por exemplo, uma letra de alguma música que se diz gospel, e comece a ler, marque as palavras chaves (verbos, substantivos) e comece a procurar na Bíblia textos bíblicos que validem as afirmações que estão escritas e que depois são cantadas.

Você ficará surpreso com o resultado. Você verá que estamos cantando frases que a Bíblia não ensina.

A letra de algumas músicas, possuem frases, que nos orientam e ensinam fazer coisas, que a Bíblia não ensina, mas em muitos locais de culto estas músicas estão sendo cantadas, apesar das heresias contidas em suas letras, aparentemente inocentes, porém com ensinos que a Bíblia não ensinou, mas estão sendo cantadas por muitos.

Um outro exemplo simples, de verificarmos entre o verdadeiro evangelho da Bíblia e o que está sendo praticado na TV. Fica muito fácil de entender que o propósito de Cristo aqui na terra, era a salvação das vidas e não a cura das pessoas.

Para isto basta lermos o evangelho de João, no capítulo 5, quando Jesus no tanque de Betesda, curou um e apenas um paralítico. A Bíblia fala que existia uma multidão no tanque, mas Jesus curou apenas um.

Por quê será? Porque Jesus veio para nos dar a vida eterna. As curas e milagres aconteciam para atestar, para aquele povo, que Jesus era Deus conosco, tinha todo o poder.

Eram apenas sinais, não o objetivo principal da mensagem de Cristo.

O povo daquela época, era como o povo de hoje, um povo de coração duro, muitas vezes, religioso, mas totalmente longe de Deus e da sua essência que é o Amor. No versículo 21 deste capítulo 5 de João, está a resposta: a Bíblia nos afirma que Jesus dá vida a quem Ele quer dar. É Deus que nos escolhe para a salvação. É Jesus que nos vivifica para a vida eterna.

“Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.” João 5:21

Precisamos reagir, como Igreja de Cristo que segue a Bíblia, e defendermos o evangelho da Bíblia, e não ficarmos querendo agradar ao mundo, mas a nosso Deus Todo-Poderoso que nos ama e nos salvou.

Tenho saudades desta época, onde as pregações na TV não falavam de curas a qualquer custo e por atacado, não falavam de prosperidade financeira, não se dava ordens para Deus, não falavam de bênçãos materiais para os homens, mas diziam o que precisávamos ouvir em poucos minutos:- que Deus amou o mundo de tal maneira que Deus o seu único filho para morrer em nosso lugar. Que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Que somente em Cristo temos a salvação e vida eterna.

Simples assim. O evangelho de Jesus Cristo proclama exclusivamente a mensagem da salvação, através de nós crermos no sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nossos pecados, crermos em sua ressurreição e a partir deste fato, desejarmos nesta vida segui-lo.

1895669125-evangelho-1

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *