Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Ore! (mesmo que desanimado)

“Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes a José como a um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor “ Salmos 80:1

olhandoparaotetodoquarto

(Olhando para o teto do quarto: desanimada)

No relacionamento diário e contínuo com Deus, nem sempre estamos bem e em determinados dias, achamos que a oração do meu irmão ou da minha irmã da igreja é melhor, e tem mais “poder” ou “acesso” ao trono de Deus do que a minha oração.

Outras vezes, começamos a orar, mas estamos tão desanimados e sem fé, que até achamos que nossas orações não passam do teto do nosso quarto.

Você já se sentiu assim?

Desanimado, desanimada e achando que sua oração não passará do teto do quarto.

praying-man

(Ore! (mesmo que esteja desanimado))

Este salmo de Asafe narra a busca em oração por salvação, onde o salmista está buscando a Deus em oração, por causa das perseguições sofridas pelo povo de Israel, e também pelo pecado que este povo cometia. É um pedido para Deus, de renovação e restauração espiritual, em que inicialmente Asafe implora para Deus, quase em desespero, para Deus escutar sua oração, dizendo para Deus “Escuta-nos” e aí solicita para Deus manifestar o seu esplendor.

A oração é um clamor a Deus, uma declaração de misericórdia para que Deus possa dar uma nova oportunidade para Israel, e nos versículos 18 a 19, o salmista declara:

“Então não nos desviaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome.Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.”

Aplicação Prática:

Da mesma forma que Asafe estava intercedendo em clamor pelo povo de Israel, porque sentia o impacto das perseguições e o perigo iminente, devemos mesmo desanimados, mesmo sem acharmos que temos fé suficiente para orar, ou que não temos condições de buscar ao Pai, devemos orar e clamar a Deus por socorro, por restauração e renovação espiritual.

Asafe sabia da infidelidade de Israel e da sua distância em relação ao Criador. Em um momento de desespero, e talvez até mesmo de desânimo, em função das consequências do pecado do povo de Israel, busca a Deus e deseja uma renovação de propósitos para ele e seu povo.

Hoje, nós não somos diferentes do povo de Israel.

A Igreja representa o povo escolhido de Deus, a quem Deus irá atender. E infelizmente, ainda estamos em processo de maturidade espiritual, não somos super-heróis espirituais e não temos poder em nós mesmos.

Dependemos totalmente da comunhão diária com o Criador. 

E como seres humanos e não super-heróis da fé, temos que aceitar nossas limitações no caminho e na estrada da fé, e entendermos que precisamos ter a humildade de Deus, em nós e acreditarmos, mesmo quando estamos desanimados, desmotivados, tristes, angustiados ou até mesmo deprimidos, que nossas orações serão SEMPRE escutadas pelo Criador, que elas ultrapassarão o teto do nosso quarto e imediatamente, ao pensarmos, orando silenciosamente em nossa mente, ou ao declararmos nossa oração em voz audível, não importando o tom de nossa voz (mais fraco ou mais forte), não importando como estamos (se sentindo bem ou se sentindo mal, ou ainda se sentindo muito mal), que o Deus dos Exércitos, conforme o salmista informa no versículo 14: “Volta-te para nós, ó Deus dos Exércitos! Dos altos céus olha e vê! Toma conta desta videira,” estará olhando para nossas vidas e tomando conta desta videira, tomando conta da minha vida e daquilo que não tenho poder para controlar.

36500-prayerhands-prayer-thinkstock-1200w-tn

(Recebemos de Deus a renovação espiritual através da Oração)

Deus está tomando conta e cuidando da minha vida. Deus está no controle de tudo.

Deus controla nossas vidas e  aquilo que não podemos resolver com nossos recursos materiais ou nossa capacidade humana. 

Deus certamente está sempre pronto para nos ouvir, quando o buscarmos com um coração arrependido e grato pelos feitos que Ele já realizou no passado por nós.

Deus deseja se relacionar conosco em meio as circunstâncias difíceis ou o pecado que cometemos, e nos arrependemos. O pecado que nos afastou da presença de Deus e nos deixou derrubados e tristes, não poderá nos deixar assim permanentemente.


Verifique (no final da oração de Asafe) os verbos empregados pelo Salmista:

“Então não nos desviaremos de tivivifica-nos, e invocaremos o teu nome.Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.”

Assim como o povo de Israel, precisamos de uma nova oportunidade, precisamos renovar as nossas esperanças e o nosso coração diante de Deus e então o Salmista nos dá algumas dicas para isto:

Primeira dica: Verbo Desviar – precisamos firmar uma aliança de santidade com Deus, desejarmos viver em sua presença. O salmista firma um novo propósito de não querer pecar e se desviar de Deus. Se pecamos e vacilamos em alguma parte de nossa vida, então devemos orar e clamar a Deus por perdão. Hoje é tempo de pedirmos perdão, de nos arrependermos e falarmos para Deus, como o Salmista falou: “não nos desviaremos de ti”. Então, se você se desviou dos caminhos de Deus e está com um coração arrependido é tempo de voltar-se para Deus e não se desviar mais.

Segunda dica: Verbo Vivificar – quando pecamos, quando nos afastamos da presença de Deus, certamente ficamos desanimados, porque nós mesmos (sozinhos e longe de Deus) não temos vida e luz, precisamos reconhecer sempre, que nossa luz e a vida que temos, certamente é a manifestação da luz de Jesus Cristo agindo em nós. Quando pecamos, fugimos da presença de Deus, porque Ele é Santo e ficamos com o nosso coração pecaminoso, e consequentemente ficamos tristes e desanimados, sem vontade de orar, sem vontade de ler a Bíblia, sem vontade de estar na presença de Deus e até mesmo ir na igreja. Quando acontecer isto com você, peça perdão para Deus em oração e peça para Deus te alegrar novamente, te dar vida, te vivificar e certamente Ele o fará, renovando o teu coração, te enchendo novamente com seu Espírito Santo.

Terceira dica: Verbo Invocar – quando estamos com nosso coração arrependido em oração. Quando confessamos nossos pecados diretamente para Deus em oração, sem intermediários, recebemos o perdão de Deus e nos sentimos “limpos”, com a sensação espiritual similar a quando estamos nos sentindo sujos da poeira do dia a dia e do suor em nosso corpo, e vamos tomar um banho restaurador. Arrependo-me do meu pecado e do meu distanciamento em relação a presença de Deus, Deus me vivifica, me dá novamente vida e comunhão com Ele e aí tenho vontade de estar na sua presença, invocando o seu nome, da forma com o salmista declara: “invocaremos teu nome“.

Quarta dica: Verbo Restaurarficar longe de Deus em pecado, mesmo que seja algo pontual e que está nos incomodando, nos deixa a mercê de nossos próprios pensamentos negativos, nos afasta da fé e de podermos enxergar os problemas, nossa vida e o mundo que estamos pelo olhar da fé, pelo olhar de Deus e aí certamente ficaremos desanimados. O Salmista então clama por esta restauração espiritual em que, novamente arrependidos, perdoados e vivificados por Deus, tendo prazer em invocar seu nome e estar em comunhão na Igreja com os irmãos e irmãs, teremos plena restauração de onde estávamos com Deus antes de pecarmos. A restauração nos trará ânimo, motivação, vontade de trabalhar para Deus, energia de Deus em nós, para que pela fé Nele e na sua Palavra, tendo comunhão permanente com o Criador, em oração diária, olharemos os obstáculos da vida e com Deus agindo em nós os superaremos.

Quinta dica: Verbo Resplandecer – quando restauramos nossa condição espiritual perante Deus, reconhecendo nossas limitações, nossas fraquezas e a nossa dependência do Criador, então certamente, atentos em comunhão com Deus, receberemos o resplendor de Deus em nós, receberemos sua Paz Suprema em nossos corações, receberemos a convicção de que não estamos sozinhos em meio aos nossos problemas e dificuldades diárias, e certamente ouviremos suas respostas daquilo que pedimos. Quando estamos em comunhão com a presença de Deus em nós, o mundo pode desabar ao nosso lado, que ainda assim estaremos animados, sorrindo, despreocupados e experimentando sua presença Santa que é protetora e nos sustenta sempre, independente das circunstâncias vivenciadas por nós.

Sexta dica: Verbo Salvar – como cristãos e discípulos de Jesus Cristo estamos sempre inseridos na história de salvação de Deus por nós, na redenção permanente e contínua que obtivemos de Deus, quando entendendo a mensagem de Salvação e o sacrifício vicário de Jesus Cristo, em nosso lugar de forma substitutiva, podemos viver na esperança desta Maravilhosa Graça de Deus que nos abraça, nos recebe não por causa dos nossos méritos, não por causa de nossas obras, não por causa da nossa capacidade humana, não por causa dos nossos dons e talentos, não por causa de nós mesmos ou do que somos, mas nos recebe por que Jesus Cristo já pagou na cruz uma única vez e por todas, todos os nossos pecados e estamos livres da condenação eterna. Isto é Graça, favor imerecido de Deus por nós.

oracao

(Quando arrependo-me do meu pecado, me animo e tenho vontade de estar na Igreja)

Que Deus te anime neste dia a buscá-lo em oração (mesmo que esteja desanimado e achando que sua oração não passará do teto do seu quarto), lembrando de:- firmar um propósito de não se desviar de Deus, se arrepender de seu pecado, receber em seu coração a vida de Jesus Cristo, agir no sentido de invocar o nome de Deus na Igreja, tendo comunhão com os irmãos e irmãs. Receber esta restauração em sua vida, esta paz de Jesus, quando somos perdoados e continuar na estrada do discipulado (sendo discípulo, seguidor de Jesus Cristo) e também semeando e formando discípulos para o Reino de Deus

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *