Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Conectados com Deus e evangelizando

“Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.”
1 Tessalonicenses 5:10

Michelangelo God's touch. Close up of human hands touching with fingers

Durante sua segunda viagem missionária, o apóstolo Paulo chega a cidade de Tessalônica.

Não foi nada fácil a convivência de Paulo junto a este povo, e também o trabalho de evangelização do apóstolo, nestes momentos iniciais do cristianismo.

paulodetarso

Alguns judeus se rebelaram contra Paulo e outros pregadores, acusando-os de criminosos (Atos 17:1-5).

Em Atos 17:6-7, registra-se o fato histórico relacionado a este momento de tribulação na vida de Paulo, onde a Bíblia descreve que:

“Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão. Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: “Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui,e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus”.
Atos 17:5-7

Alguns judeus invejosos buscavam a Paulo e Silas, mas como não os acharam arrastaram Jasom e alguns outros irmãos e os acusaram de estarem agindo contra o decretos de César, ou seja contra o Império Romano, pois afirmavam que existe outro rei, chamado Jesus.

O Reino de Deus estava sendo estabelecido entre nós a partir da morte e ressurreição de Jesus Cristo, porém para o Império Romano, o simples fato de se ouvir que existiria outro rei, poderia significar um confronto direto com o império que dominava politicamente, territorialmente o mundo do primeiro século da era cristã.

Apesar de toda esta perseguição religiosa, o apóstolo Paulo estava conectado com o Criador do Universo e os propósitos de Deus para a vida de Paulo e da igreja cristã, que estava se formando seriam plenamente cumpridos.

Aquela igreja do primeiro século, pelo trabalho de Paulo e dos cristãos que lá serviram a Jesus, estava produzindo frutos a fim de que a chama do evangelho permanecesse viva até o século XXI.

Todo o serviço cristão estava sendo realizado pela vontade dos decretos eternos de Deus e também, porque Paulo e os primeiros cristãos estavam em conexão direta com o Criador do Universo.

Paulo sabia da sua responsabilidade de levar o evangelho e neste primeiro livro de Tessalonicenses, temos lições preciosas e ensinamentos profundos para nossa fé cristã, como por exemplo:

  • Em I Tessalonicenses 1-10:Paulo fala da fidelidade da igreja e de cristãos exemplares;
  • Em I Tessalonicenses 2:1-16:Paulo fala sobre seu ministério e sobre evangelistas exemplares;
  • Em I Tessalonicenses 2:17 – 3:13:Paulo fala sobre sua preocupação com os irmãos;
  • Em I Tessalonicenses 4:1-12:Paulo fala sobre a questão da nossa santificação, amor e serviço;
  • Em I Tessalonicenses 4:13 – 5:11:Paulo faz exortações diversas sobre a ressurreição de Jesus e sua segunda vinda.

O versículo 10 do capítulo 5 que destacamos: descreve estes momentos que estamos vivendo e antecedem a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e que precisamos estar conectados sempre com Deus.

Aplicação Prática:

Gostaria de abordar este versículo bíblico que destaquei de uma forma bem simples, sob a ótica do nosso relacionamento com Deus e a evangelização, e não da segunda vinda de Jesus Cristo.

 É interessante percebermos que apesar de vinte séculos terem se passado, entre estes acontecimentos de tribulação e perseguição do evangelho na vida dos primeiros cristãos, hoje não é muito diferente.

Como cristãos, temos consciência que Jesus voltará, e certamente devemos estar preparados sempre para este momento glorioso onde os eleitos de Deus serão chamados por Cristo, dos quatro cantos do mundo, porém não sabemos em que momento acontecerá sua vinda e Deus espera que nós também evangelizemos:- levemos a mensagem da salvação para o mundo que vivemos hoje, como os primeiros cristãos da época de Paulo fizeram este trabalho de forma brilhante.

Hoje estamos aqui, podendo desfrutar da mensagem de Deus para nossas vidas, porque sementes de evangelização foram plantadas no passado.

Tudo se transformou, daquela época que o apóstolo conviveu com os tessalonicenses, para o mundo contemporâneo que vivemos.

Na história da igreja cristã, tivemos diversos mártires que morreram e não negaram a sua fé em Jesus Cristo, para que o evangelho pudesse chegar até nós hoje.

Hoje, continuam existindo mártires cristãos, e a perseguição acontece de forma explícita em muitos países, onde a Bíblia e a mensagem de Cristo não são permitidas.

Em nosso país temos a liberdade de poder trabalhar, mas percebemos uma estagnação e falta de comprometimento e empenho de nós cristãos, para que o evangelho continue sendo pregado, especialmente por pessoas que encontramos diariamente, pessoas próximas de nós.

Não sabemos até quando teremos esta liberdade religiosa de falarmos de Jesus, ou mesmo se um dia a perderemos no Brasil.

O nosso desafio hoje como cristãos, como Igreja de Cristo é podermos dar continuidade ao trabalho realizado pelos primeiros cristãos e, também por todos os outros cristãos que falaram de Jesus nos vinte séculos que nos precederam.

Pense nisto:- na possibilidade de Jesus Cristo não retornar neste século que estamos vivendo, devemos levar as sementes do evangelho que recebemos, para frente, para os moradores do século vinte e dois, ou talvez mais alguns séculos…

sementesleia-a-biblia

Temos um Deus Soberano e que em seus decretos eternos, fará isto, mas Deus escolheu homens como Paulo no passado, como eu e você hoje, para sermos seus instrumentos de evangelização.

Para que isto aconteça, devemos nutrir amor pelas almas que se perdem, precisamos estar totalmente conectados com Deus, em todos os momentos de nossa existência, de dia e de noite, dando prioridade a falarmos de Jesus Cristo sempre, em todas as oportunidades de nossa vida, a fim de que aqueles que não conhecem a mensagem da salvação possam se salvar.

Fale de Jesus diariamente para alguém que você tem contato direto ou indireto.

Leve a mensagem de salvação, leve o amor e a paz que Jesus Cristo te concedeu, para tantos que estão sofrendo hoje e necessitam renascer para uma vida com Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *