Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Sobrecarregados

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Mateus 11:28-30

Estas palavras do Mestre Jesus Cristo nunca foram tão atuais.

images

Vivemos uma época que em função das mudanças advindas da globalização, do advento da internet (estamos todos conectados com outros países), acirrou-se a competição nas empresas.

A empresa que não conseguir competir com um excelente produto, por um preço menor, inovando sempre, estará fadada ao fracasso. Um carro é lançado este ano e o ano que vem um novo modelo surgirá. O celular que você utiliza hoje já está ultrapassado, porque outro melhor, com mais recursos está surgindo fora do Brasil e logo estará aqui à sua disposição.

Vivemos em um mundo que tudo está se tornando descartável rapidamente.

Então, acabamos entrando nesta correria e temos que produzir mais por menos. Não somos máquinas, mas cada vez mais somos exigidos, pressionados e acabamos sem perceber, trazendo estes problemas profissionais e esta competição para dentro das nossas casas, para dentro das nossas mentes, para o nosso modo de vida cotidiano, que não deveria ser afetado pelas mudanças ao nosso redor.

O pensamento é o seguinte: o ser humano que não se adaptar a estas mudanças estará ultrapassado, como os produtos nas empresas e também estará correndo o risco de ser descartado e substituído por outros.

Há cem anos, no começo do século XX, o mundo era outro, e a simplicidade na vida das pessoas não lhes traziam doenças psicossomáticas. A consequência imediata na vida do ser humano foi o surgimento de novas doenças físicas e emocionais. No começo do século XX casos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) eram poucos e particulares nas estatísticas médicas mundiais.

A palavra psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar e começou a ser popularizada a partir de 1942 nos EUA.

Estamos carregando fardos pesados sobre nossos ombros, muita competição, pressão de todos os lados, crise mundial, e muitas vezes nos sentimos encurralados pela modernidade e tecnologia que conquistamos.

Todo este peso, imposto pela modernidade, está afetando nossas vidas pessoais, nosso comportamento e estilo de vida. Nos sentimos cansados, sobrecarregados, estressados, nos irritamos por qualquer coisa, a alegria fugiu de nossos corações.

stressanxiety-carl_swahn_376_250_s_c1

Muitas vezes perdemos até a alegria de viver e a vida ficou sem sentido.

Jesus Cristo está dizendo para você hoje: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”

Aplicação Prática:

Jesus nos pede para colocarmos o jugo Dele sobre nós, dizendo “tomem sobre vocês o meu jugo“.

Já carregamos tantas coisas sobre nossas cabeças, sobre nossas mentes e pensamentos e ainda Jesus nos propõe que carreguemos mais coisas.

E aí precisamos entender, o que é jugo?

Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem sincronizados, enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois.

jugo

No sentido espiritual, Jesus Cristo estava dizendo para que aquelas pessoas que conviviam com Ele, e estavam se sentindo sobrecarregadas por seus problemas, por suas enfermidades, por seus pecados e não tinham mais alegria em seus corações, pudessem trocar este “jugo”,  de uma vida oprimida e longe de Deus, por uma vida leve, uma vida de paz, uma vida de alegria em seu coração, caminhando no mesmo compasso, caminhando junto ao mestre Jesus Cristo, ligadas por este “jugo”, por esta ligação com Deus.

Quando você entrega sua opressão, suas tristezas, seus vícios, suas dívidas financeiras, seus problemas pessoais e de relacionamento diante de Jesus Cristo, ele tira este “jugo” de seu pescoço, da sua vida e você deixa todo este peso, todo este fardo desnecessário e bastante pesado para trás, quando você entrega sua vida para Jesus Cristo, Ele promete descanso para sua alma, alegria para seu coração, paz perene e constante para você, em meio a toda a turbulência, que continuará existindo a sua volta neste mundo moderno que vivemos, mas você estará em paz, livre e feliz em meio ao caos ao seu redor.

Como a “canga” de um boi que guia o boi para um lado ou para o outro, você estará sob a “canga” de Jesus Cristo, sob o “jugo” de Jesus Cristo, que o guiará para um estilo de vida com paz e com alegria.

Com Jesus Cristo em seu coração, você enxergará a vida de uma forma mais leve.

Você não levará sua vida tão a sério assim.

Portrait of friends --- Image by © Tomas Rodriguez/Corbis

Isto não significa que você deixará de ter responsabilidade por seus compromissos. Porém, você terá uma vida dirigida pelo Mestre Jesus Cristo, e isto lhe permitirá ter um coração sempre grato, lhe permitirá sentir paz em seu coração, você obedecerá aos ensinamentos de Deus em sua vida de uma forma natural, prazerosa, e Ele te ajudará a resolver seus problemas, carregará o seu fardo e deixará você feliz para viver.

 Jesus está te convidando a entregar o seu fardo para Ele e Ele deseja colocar sua alegria, sua paz em seu coração. Jesus está dizendo para você hoje: “pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Vamos viver uma vida aqui na terra, vivendo na simplicidade de Jesus Cristo, na leveza de Jesus Cristo, com a paz transbordante de Jesus Cristo em nossos corações.

Hoje é o dia de você descansar em Jesus Cristo, entregar seus problemas e sua vida na mão do Deus Todo-Poderoso que deseja lhe dar uma vida alegre e feliz, com muita paz em seu coração.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *