Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Depressão: uma ameaça real

“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. “
1 Reis 19:3,4

Nem mesmo o grande profeta Elias ficou livre do medo e de uma situação altamente depressiva pelo qual passou. A Bíblia no capitulo 18 do livro de I Reis narra a história do desafio de Elias perante os profetas de Baal, que comiam a mesa de Jezabel:

“Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel. ” 1 Reis 18:19

Após o desafio de Elias ter sido realizado, e Deus ter atendido a Elias, todos os profetas de Jezabel foram mortos à espada.

Jezabel ficou furiosa ao saber da morte de seus profetas e mandou perseguir Elias e o matar.

Elias fugiu com muito medo e tentou salvar a sua vida, mas naquele momento de medo, não estava suportando tamanha perseguição, ameaça e sofrimento e pediu a Deus para que morresse, para que Deus tirasse a sua vida.

Aplicação Prática:

Todos nós temos dias melhores e piores.

depressao

Dias que se pudéssemos escolher, gostaríamos de não poder vivenciá-los e talvez, até como Elias declarou, preferiríamos que o Criador pudesse tirar a nossa vida, tal a situação de sofrimento, em estar se sentindo muito triste e pra baixo.

Muitas vezes passamos por situações de conflito e estresse extremo, por decepções, por traumas familiares, não nos sentimos amados por aqueles que nos cercam, perdemos a motivação, a alegria pela vida e até poderemos estar sofrendo por um processo de depressão, sem que nós tenhamos percebido este fato sobre nós.

Esta é uma possibilidade real, uma ameaça que pode vir a acontecer na vida de todos nós.

Nenhum de nós está imune a momentos e circunstâncias da vida, tão adversas, tão maiores do que nós achamos que podemos suportar. Nestes momentos pensamos em coisas negativas, como Elias pensou, a ponto de ter desejado a própria morte.

Um profeta forte e corajoso, que buscava a Deus, a ponto de matar centenas de falsos profetas, de um momento para outro, se sente acovardado e com muito medo de uma só mulher: Jezabel.

Totalmente dominado pelo medo, empreende uma fuga e começa a viver um estresse intenso, que culmina em um processo altamente depressivo em sua vida. Fugir da realidade acaba se tornando o caminho escolhido por Elias, e a morte parece uma solução imediata.

O socorro de Deus para Elias é imediato, ele dormiu um sono profundo e restaurador, e foi acordado por um toque de um anjo de Deus que lhe diz: “Levante-se e coma” (1 Reis 19:5)

elias-dormindo

O medo e o cansaço extremo, provocado pela perseguição que sofreu, levaram Elias à depressão, porém Deus o restaura, forçando-o a reagir:- dando-lhe ânimo para se levantar e comer.

Diante dos problemas que você enfrenta hoje, ficar prostrado, desanimado ou até mesmo fugir da realidade,se escondendo das pessoas, só provocará em você, como provocou em Elias, pensamentos destrutivos.

Não se isole, peça socorro. Tua alma está gritando, pedindo ajuda.

depressaohelp

Neste momento difícil pelo qual você está passando, ou quem sabe está tudo bem hoje, com você, mas no futuro poderá enfrentar um destes momentos angustiantes da vida, lembre-se sempre que Deus tem a solução e o conforto para te salvar, para te tocar e para dizer para teu coração: “Levante-se e coma”, reaja, procure se levantar, se alimentar corretamente. O alimento na hora certa, com seu corpo devidamente hidratado e um sono restaurador, certamente farão você avaliar melhor a situação e em comunhão com Deus, em oração, tudo isto passará.

Com estas ações práticas de algumas boas noites de sono restaurador, se alimentando, buscando equilíbrio mental, emocional, recebendo energias dos alimentos que Deus nos deixou para podermos viver, e sobretudo sabendo que você não está sozinho nesta luta, orando a Deus, você superará estes momentos e poderá refletir sobre novos alvos e objetivos para sua vida.

Deus permite estes momentos de deserto para podermos refletir, para podermos mudar de direção.

Com Elias foi assim, após ele se alimentar, recobrar sua sanidade física e mental, estar na presença de Deus, ele caminhou fortalecido por quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe o monte de Deus (I Reis 19:8), onde pode entrar em uma caverna, passar a noite ali e depois ouvir a voz e resposta de Deus para sua vida.

Saia da caverna da depressão. Busque ajuda em Deus. Busque ajuda com seus amigos e familiares. Busque ajuda médica especializada.

Reaja Deus te ama, sua família te ama!

caverna

Que você possa se acalmar hoje, procurar reagir, dormir de forma adequada, noites bem dormidas, e não ficar acordado ou com insônia, preocupado e ansioso com o que virá.

Deus está com você, peça a Ele para que você tenha um sono restaurador, tranquilo e você dormirá, se esforce para se alimentar, mesmo que esteja triste e sem apetite.

Busque a presença de Deus, Ele te fortalecerá fisicamente, restaurará teu equilíbrio.

pray-outside-your-faith

Você se sentirá seguro e abraçado pelo próprio Deus.

Seu medo passará, a presença de Deus lhe dará segurança e paz ao seu coração.

Agora com um coração e mente restaurado pelo amor de Deus, você tocado pela Sua presença, poderá caminhar com ele pela estrada da reflexão, assim como Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites, para que ele pudesse receber as respostas de Deus que esperava, você também caminhará neste processo de transformação, maturidade na busca pelo seu equilíbrio, na restauração completa da alegria da sua alma e receberá sentido para sua existência, uma nova vida com propósitos e motivação para prosseguir na jornada.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *