Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Esperando por transformações

“Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas. No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído.” 
Isaías 55:12,13

hoje-espinheiro

Qualquer situação difícil que estamos vivendo pode ser mudada a qualquer momento por Deus.

O profeta Isaías, neste maravilhoso texto da Palavra de Deus, afirma que o povo de Deus sairá em júbilo, com alegria e será conduzido em paz.

Ele certamente está descrevendo um momento de extrema dificuldade, em que utiliza algumas expressões conhecidas por seus contemporâneos, para num pensamento de fé, descrever as mudanças que acontecerão, quando confiamos no poder e no controle de Deus sobre nossas vidas.

Vejam as transformações destacadas por Isaías:

  • Em lugar do espinheiro crescerá o pinheiro;
  • Em vez de roseiras bravas crescerá a murta;

E o profeta Isaías declara no versículo 13 que:- as transformações que acontecerão serão para renome do Senhor, ou seja, serão para glorificar a Deus.

Aplicação Prática:

Se observarmos as características destas plantas vamos compreender um pouco das alegrias de vivermos com Deus e esperarmos por suas respostas.

De alguma forma já tivemos a experiência de sermos atingidos por algum espinho em nossa pele.

Plantas com espinho nos ferem, nos machucam. Por outro lado, a Bíblia nos descreve plantas que curam, o profeta Isaías, no capítulo 38, descreve a cura do Rei Ezequias, utilizando um remédio com figo: “Apliquem um emplastro de figos no furúnculo, e ele se recuperará”. Isaías 38:21

No novo testamento, Jesus Cristo informa que não é possível colher figos dos espinheiros. Na cultura judaica o figo é uma fruta típica de Israel, uma fruta utilizada pelo israelita para cura e produção de remédio também, como foi utilizada na cura do Rei Ezequias (Isaías 38:21). O Senhor Jesus utilizou a figura do espinheiro e das árvores frutíferas, para indicar pessoas. No contexto do novo testamento (Lucas 6:43-45), o espinheiro representa pessoas que podem estar na igreja e não produzirem frutos, não contribuírem para a cura de ninguém e ainda poderem nos ferir, como os espinheiros nos ferem.

Como cristãos, que servimos ao Senhor Jesus, estamos vulneráveis a sofrermos algum tipo de ferimento por espinhos das pessoas que convivem conosco e isto, em qualquer lugar: na nossa família, no nosso trabalho, pelos nossos vizinhos, pelos nossos amigos, e até na igreja, porque na igreja, as pessoas tem tiverem níveis de maturidade e aquela que hoje te ofendeu, muitas vezes, sem ter esta intenção, amanhã, poderá estar transformada, totalmente mudada.

Isaías está dizendo que no lugar do espinheiro crescerá o pinheiro.

hoje-pinheiro

 Os pinheiros são árvores abundantes em florestas temperadas, onde temos um clima mais equilibrado, normalmente no hemisfério norte, como acontece com Israel. Os pinheiros se destacam pela sua beleza natural, na cultura ocidental, associamos os pinheiros com o Natal, com o nascimento de Jesus Cristo e em muitas casas eles são decorados com luzes e participam da decoração de Natal de casas, shoppings, etc. Além disso, os pinheiros são plantas que produzem:- madeira e celulose. Os pinheiros estão através da celulose presentes em todos os livros de papel que lemos, que manuseamos. E também podem fazer parte dos móveis que temos em nossa casa. Os pinheiros são uma bênção.

Da mesma forma, Isaías, descreve que em lugar de roseiras bravas crescerá a murta.

As roseiras bravas são arbustos floridos, mas que também são acompanhadas de espinheiros ao seu redor, enquanto que a murta, que é uma planta também bonita utilizada para decoração de jardins e também para se fazer cercas-vivas, não apresenta espinhos. A murta também é florida e algumas espécies podem crescer até 9 metros, como os pinheiros, além de ser muito perfumada. As murtas são uma bênção.

O significado básico que o profeta Isaías nos transmite é de transformação: transformação de pessoas, transformação de situações difíceis que enfrentamos na vida, transformação de problemas de saúde que estamos passando, transformação de problemas financeiros, enfim, Deus é o Deus que tem controle total da vida dos que Nele confiam, dos que Nele esperam e deseja que enquanto não experimentamos estas situações de transformação ao nosso redor, que tenhamos paciência, que continuemos confiando no Deus que muda qualquer situação.

As mudanças que acontecerem em nossas vidas, as situações difíceis que venceremos, serão para nossa alegria e para testemunho de Deus, para glorificar o seu poderoso nome.

hoje-cornus-da-florida_pt_500_0000734

Que Deus te abençoe com as mudanças e transformações que você está esperando em sua vida.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *