Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O Segredo de viver contente

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.”
Filipenses 4:11,12

happy-people-and-unhappy-people

 O apóstolo Paulo viveu situações parecidas como as que estamos vivendo hoje. Ele poderia ficar sofrendo, chorando muito, se manter indiferente às situações que vivia, porém Paulo nos ensina o segredo para estarmos contentes, alegres, mesmo em meio às situações de dificuldades que viermos a enfrentar nesta existência.

Nesta carta que escreveu para os irmãos filipenses, neste capítulo quatro, ele dá alguns conselhos, como por exemplo:

  • ele aconselha a duas mulheres da igreja, que tinham por nome Evódia e Síntique, a fazerem as pazes (versículo 2) (conflito interno na Igreja, problema de relacionamento);
  • ele encoraja os cristãos a serem alegres e não ficarem ansiosos (versículos 4 e 6) (preocupações das pessoas com a vida e o futuro, problema de ansiedade);
  • promove a união na igreja, incentivando que estes cristãos vivam unidos com Cristo (versículos 1,4,7) (influências externas poderiam provocar confusão e divisão, problema de unidade entre os cristãos).

Nestes exemplos, vemos que os cristãos tinham alguns problemas de relacionamento. Existiam situações estressantes naquela época que deixavam os cristãos ansiosos, como nós ficamos hoje também. Existiam influências externas que atingiam a igreja da época, e o apóstolo solicita no versículo primeiro para que os cristãos permaneçam firmes em sua fé no Senhor Jesus Cristo.

Em meio a tantas situações e circunstâncias difíceis, vividas por esta igreja, e por Paulo que estava preso em Roma, o apóstolo apresenta para os irmãos filipenses, nesta carta, que é conhecida como a carta da alegria, o incentivo para que pudessem ter sua esperança e alegria no Senhor e não em momentos vividos na terra ou em coisas materiais.

Os versículos onze e doze são uma lição de vida:- reforçam a simplicidade no estilo e modo de vida, necessário para os cristãos de Filipos, e também para nós, cidadãos do século XXI, com tantos recursos materiais e tecnologia disponível hoje.

Aplicação Prática:

Vivemos na última década, entre 2008 e 2017 uma crise econômica mundial, que se agravou no Brasil nos últimos cinco anos entre 2013 e 2017, com um desemprego alarmante, e toda a população brasileira sendo atingida pelos escândalos da corrupção no governo e as consequências diretas destes fatos sobre nós cidadãos, como o aumento do preço dos combustíveis e uma economia em recessão, que direta ou indiretamente tem afetado também as finanças pessoais e domésticas de todos nós.

Paradoxalmente, vivemos num mundo altamente competitivo, que não leva em conta as diferenças sociais e cada vez mais promove a competição e o incentivo à compra de produtos por todos nós. Certamente o incentivo à produção industrial, ao comércio e aos serviços em geral, são um caminho de mobilização para a economia sair desta terrível recessão e os empregos voltarem a existir.

Enquanto isto não acontece, ou seja, os empregos voltarem a existir, muitos cidadãos, acabarão entrando em depressão, e ficarão desanimados, por não terem recursos econômicos para comprarem novos produtos.

Neste ponto, entra a lição de vida do apóstolo Paulo, dizendo para nós hoje: “aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância”.

empty-full-refrigerator-collage-42927951

Como está a sua geladeira hoje: vazia ou cheia?

Porém, mais importante do que a situação de sua geladeira, é como está seu coração hoje? Pense nisto.

Este é um momento de adaptação e nós que somos cristãos temos que:- alicerçados na fé que temos em Deus, sabermos que nossa alegria, não vem da fartura ou da falta de alguns itens ou produtos em nossa casa, precisamos entender que tudo o que temos foi dado por Deus e é suficiente para enfrentarmos as dificuldades do momento. Exemplo: você irá ver na TV uma propaganda com um modelo de carro novo, mas você já tem o seu carro e agradeça a Deus pelo automóvel que você já tem.

E Paulo reforça este conceito de adaptação às dificuldades que estamos vivenciando hoje, dizendo para nós: “aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação“.

A resposta para este segredo está no versículo treze, quando Paulo declara: “tudo posso naquele que me fortalece.”

Nestes momentos de dificuldade, de crise mundial, no país e talvez na sua vida também, o segredo de viver contente, de viver alegre em qualquer situação e não andar ansioso, nem ficar preocupado com seu futuro, é ter sua vida alicerçada no Deus que tem controle absoluto desta Terra, destas situações de crise que estamos vivenciando, destes momentos de tribulação.

A confiança do apóstolo em Jesus Cristo era tão grande, que ele não olhava para sua situação de estar preso em Roma, pelo contrário, ele declara que com Deus ao seu lado, ele pode realizar todas as coisas.

O seu alimento espiritual, aquilo que fortalecia sua fé, era Jesus Cristo, habitando em seu coração. A mente de Paulo estava firmada na rocha eterna, no Deus Todo-Poderoso. Seus pensamentos transbordavam de paz, amor, confiança em Deus, e sabia que Ele poderia mudar sua situação a qualquer momento.

Meu amigo, minha amiga, não importa o momento que você esteja vivenciando hoje, quer seja alegre ou triste. Não importa as circunstâncias que você enfrenta: fáceis ou difíceis.

Não importa se você está vivendo com fartura ou passando necessidade de algum item em sua casa.

O que importa é em quem você está confiando!

Se você tiver sua confiança depositada em Deus, certamente você conseguirá superar obstáculos, enfrentará as dificuldades do presente momento e ainda assim, se manterá alegre, contentando-se com o que você já tem. Sendo grato e grata á Deus, pelas bênçãos desfrutadas até este presente momento.

Que Deus nos alegre, nos ensine em cada dia a lição da adaptação às circunstâncias da vida.

Que Deus nos dê um coração focado na simplicidade da vida e contentamento do Mestre Jesus, quando esteve aqui na Terra, e que tenhamos a certeza que venceremos este momento, confiando nossa vida Naquele que tudo pode e nos fortalece.

faces-1

Tenha um dia alegre, contente-se com o que você já tem. Alegre-se no Senhor Jesus Cristo!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *