Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Semeando em tempos de crise

“Houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi para Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus.” Gênesis 26:1

“Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. ” Gênesis 26:12

semeando

A providência de Deus para nossas vidas será sempre presente!

Quando entregamos nossa vida para Deus e confiamos Nele a nossa esperança e o nosso futuro, Deus nos garante provisão diária.

Agricultores familiares na colheita do feijao verde Assentamento California Caninde do Sao Francisco - SE

Um fato importante na vida do cristão é:-  a consciência de que ele mesmo poderá ajudar no crescimento do Reino de Deus, na divulgação do evangelho e na implementação de novos projetos em sua Igreja, através de seus dízimos e ofertas, através dos recursos financeiros que ele investir na obra do Senhor.

Neste tempo que Isaque viveu sobre a Terra, o livro de Gênesis descreve uma crise terrível sobre aquele povo, a Bíblia afirma que “houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão“, e diante destas circunstâncias Isaque se mobilizou, e foi para Gerar.

Em períodos de escassez, de dificuldades financeiras, de crise econômica e até de fome, como aconteceu na vida de Isaque, devemos estar com nossas vidas firmadas nas promessas de Deus, que sempre nos ajudará.

Nestes momentos de dificuldade, devemos intensificar nossas orações, nossa busca diária pelo Criador e saber que tudo aquilo que necessitamos, Ele não nos deixará faltar, e neste sentido, devemos continuar colaborando com nossos recursos financeiros para a implantação dos projetos da Igreja, para que a Igreja possa continuar existindo.

02

Pense nisto, em muitos países europeus, a Igreja deixou de existir e hoje, muitos lugares de culto, viraram bares e discotecas, porque o povo se afastou de Deus, abandonou a Deus e achou que:- não precisava investir nos projetos de sua Igreja. Resultado:- a igreja foi se esfriando, o povo foi se esfriando e como consequência, muitas igrejas fecharam as suas portas. Isto é terrível.

Isaque diante da crise que vivia, não se acovardou, nem ficou com medo.

Poderia ter ficado paralisado e guardado os poucos recursos financeiros que possuía, e ficar esperando a crise passar, ou a situação daquela época melhorar.

Porém, Isaque era um homem de Deus, alguém que olhava para Deus e não para os problemas momentâneos de sua época, continuou investindo em abençoar pessoas.

E num ato de coragem e fé, num ato de confiança no Criador do Universo, Isaque formou uma lavoura.

semeadura01-650x410

Isaque acreditou que aquelas poucas sementes que lhe restavam, seriam depositadas nas mãos de Deus, que poderia lhe abençoar, como sempre lhe abençoou, e então Isaque semeou as sementes, e o livro de Gênesis nos informa que no mesmo ano, em pouco tempo depois do período da semeadura, Isaque pode desfrutar de sua maravilhosa colheita.

A Bíblia descreve uma colheita de cem por um!

vindimas

A cada semente semeada, Isaque teve uma colheita de cem vezes mais o esperado.

Isso mesmo, em plena época de crise, que ninguém plantaria, que ninguém faria nada, que aquele povo, não investiria absolutamente nada na agricultura, já que a seca era terrível, e as condições climáticas na terra, possibilitaram um período de fome, Isaque acreditou e plantou.

Isaque fez a diferença, porque acreditou nas promessas de Deus!

Aplicação Prática:

Temos hoje, como cristãos, a responsabilidade de semearmos no Reino de Deus.

Precisamos, todos juntos, realizar uma boa semeadura para o Reino de Deus.

A igreja precisa se unir, todos participando alegremente na semeadura!

semeadura-direta-de-pastagem

Uma das questões polêmicas em nossa época é a questão dos dízimos e ofertas.

Em função de toda esta corrente teológica, existente em nossos dias, que deturpou os ensinos bíblicos referentes a mordomia cristã (dízimos e ofertas), dizendo que devemos fazer sacrifícios ou barganhas com Deus, para recebermos de volta, o que plantamos para o Reino de Deus, vivemos um tempo confuso, neste aspecto de doarmos recursos financeiros para o Reino de Deus.

Muitas vezes, achamos que não precisamos doar nada para Deus, ou doamos o que nos sobra, o nosso resto e aquilo que não nos fará falta alguma. Deixamos sempre Deus para depois, pensamos em tudo primeiro e não priorizamos Deus em nossas vidas.

deusprioridade

E aí, acontece o outro extremo, que também não é bíblico: deixamos de ofertar e priorizar o Reino de Deus em nossas vidas e muitas vezes, não colaboramos com a obra do Senhor.

Pensamos, até mesmo, de forma pecaminosa:- se eu não doar, alguém doará, ou olhamos para nossa situação financeira (para nossas dívidas), nossa casa, nosso carro e olhamos para nossos irmãos da igreja, que estão em situação financeira melhor do que a nossa, e pensamos: aquele irmão é mais rico, deixa ele ajudar, e ficamos imaginando, quando eu melhorar de situação, então eu ajudarei a obra do Senhor. Isto, também é pecado, não é bíblico e foge de uma vida de fé em Deus, e em sua obra que necessita de recursos financeiros para que os projetos da Igreja local possam continuar a existir.

São dois extremos perigosos: um da heresia reinante em nossa época (a Teologia da Prosperidade), que vê no dinheiro um investimento que você faz para a Igreja, para receber algo em troca. Certamente, nosso Deus não precisa de nosso dinheiro ou recursos materiais e também não faz barganha ou troca conosco. O outro extremo é acharmos que não precisamos ofertar, nem ajudar o crescimento do Reino de Deus.

Como encontrar um meio termo e sabermos o que fazer?

Olhando para Isaque, verificamos que Ele confiava em Deus, então Isaque entendia que ele deveria semear recursos naquela terra para poder salvar sua família e seu povo.

Ele acreditou em Deus, e sabia que sua semeadura poderia abençoar outras pessoas e Deus assim o fez, o abençoou porque Isaque confiava em sua Palavra.

O conceito correto é que somos salvos pela Graça de Deus, através de Jesus Cristo que é nosso Salvador. Sabemos que a partir desta salvação em nossas vidas, tudo se transformou, principalmente nosso coração e mente que viviam longe da presença de Deus, e agora somos alegres, felizes, e principalmente temos paz em nosso coração, apesar de todas as circunstâncias difíceis que vivemos em nosso tempo.

Então, o motivo de podermos semear financeiramente para a Igreja que participamos é nossa gratidão a Deus por tudo o que Ele já fez, por tudo o que Ele está fazendo e por tudo o que Ele fará em nossas vidas e nossas famílias, independente do tempo difícil ou circunstâncias de crise que vivemos.

Devemos contribuir com o nosso melhor, com nossa melhor oferta de amor, para que outras vidas possam ser alcançadas pelos projetos da nossa Igreja, para que a Igreja possa vencer em tempos de crise, e evangelizar, alcançar vidas para o Reino de Deus, tirar vidas das drogas, do pecado, tirar vidas que estão prontas a cometer suicídio, ou vivem tristes e em depressão profunda, tirar vidas das ansiedades de nosso tempo complexo e que vivem como se Deus não existisse.

A nação está paralisada, mas a obra do Senhor, o Reino de Deus continua existindo, mesmo em tempos de crise.

Neste momento que você está lendo esta devocional, milhares de pessoas estão morrendo fisicamente neste mundo, e sendo lançadas imediatamente no inferno, pois não foram salvas em Cristo Jesus, não tiveram a oportunidade de ouvirem a mensagem da Salvação em Cristo Jesus, e viveram esta vida, como se Deus não existisse.

O Reino de Deus não pode parar. Assim, como Isaque investiu na semeadura e abençoou todo o seu povo, com uma grande colheita providenciada pelo Criador, Deus deseja que colhamos muitas vidas para o Reino de Deus.

Deus deseja que seu Reino cresça aqui na Terra!

Para que o Reino de Deus possa crescer, a igreja precisa implantar seus projetos. Estamos ainda na Terra e não no Céu, e aqui na Terra os projetos são implementados com nossos recursos financeiros.

Fazemos parte de uma Igreja reformada e transparente, que presta conta de todos os seus recursos financeiros para seu povo, e desta forma, sabemos que nossos recursos ofertados, para a Igreja administrar, serão certamente usados para o crescimento do Reino de Deus, você saberá quanto foram as entradas financeiras de sua igreja em determinado mês e para onde foram estes recursos: o que foi feito com a semente financeira que você ofertou.

Certamente muitas famílias serão abençoadas com os recursos financeiros doados, muitas crianças serão alcançadas, lares destruídos serão reconstruídos, reduziremos a violência em nossa região, e muitas outras consequências boas, poderão ocorrer, pelo impacto positivo que sua Igreja realizará, com as sementes financeiras que serão investidas em seus projetos.

Isto é bênção, a cada semente sua, certamente uma vida poderá ser alcançada para o Reino de Deus!

semearparaoreino

Que possamos nos conscientizar da importância de semearmos e ofertarmos recursos financeiros para o Reino de Deus, para que os projetos de sua Igreja continuem existindo, para que vidas possam ser alcançadas, para que sua Igreja continue cumprindo os propósitos para os quais Deus a colocou neste lugar.

Faça a diferença em sua comunidade! Semeie mensalmente uma oferta de amor na obra do Senhor!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *