Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Viva a vida com leveza e equilíbrio

“Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;”
Provérbios 3:21

Ufa! Consegui dar uma parada, respirar fundo e estou lendo esta devocional.

Cachoeira Vida (Suicídio)

Como é bom parar e se possível ficar contemplando a natureza, escutando o barulho da água caindo continuamente numa linda cachoeira.

Normalmente não é assim nossa vida.

Somos cobrados o tempo todo, por todo o mundo que está ao nosso redor.

trabalho

Antigamente, não muito distante, antes das duas últimas décadas do século vinte, até no máximo o ano de 1980, não era assim o mundo.

O mundo era diferente e tranquilo.

As pessoas não conheciam as palavras “estresse“, “ansiedade” e “depressão“.

Vivíamos com nossa mente e pensamento mais tranquilos.

Quando crianças as brincadeiras eram mais simples e de rua: pular amarelinha, bolinha de gude, passa anel, roda pião, empinar pipa, cantigas de roda, queimada, pega pega, forca, jogo da velha, esconde-esconde, carrinho de rolimã e tantas outras brincadeiras que divertiram as nossas vidas e fizeram com que nós pudéssemos valorizar nossas famílias, nossos amigos, conviver em sociedade e respeitar as diferenças.

Hoje, não é mais assim, o mundo se transformou, tudo se modernizou, a internet chegou, os games eletrônicos, o celular e com toda a tecnologia veio também as cobranças por um mundo mais rápido, mais ágil e eficaz.

Assim, como no final do século XIX e começo do século XX a Revolução Industrial tentou modificar os hábitos dos operários, fazendo com que eles produzissem muito, como se fossem as próprias máquinas, até que surgiram os sindicatos para colocar regras e dizer que nós seres humanos deveríamos trabalhar no máximo oito horas por dia.

Hoje, não é diferente, a tecnologia se incorporou na vida do ser humano de tal forma que não nos apercebemos de todo os males que estão junto com ela e podem nos atingir:- se não tivermos equilíbrio e normalmente não temos, ficaremos focados em nossos problemas e com eles surge o medo, a ansiedade advinda de cobranças de todos os lados, preocupações com o amanhã, perdemos o sono a noite, o cansaço é extremo.

E em situações intensas de desequilíbrio poderemos ser levados à depressão e ao isolamento. Perderemos a alegria pela vida.

Não estávamos preparados para este tipo de vida que estamos levando hoje.

estresses

Hoje, as pessoas não conseguem mais ler um livro, porque tem muitas páginas e quando leem, tem que ler com leitura dinâmica, sem ter tempo de respirar, parar e degustar as páginas de uma boa literatura.

E isto, vale para tudo, para os vídeos, para os filmes. Está todo mundo correndo, correndo e correndo.

O ser humano entrou na correria da revolução computacional e eletrônica e esta cada vez mais querendo fazer mais em pouco tempo. Os aplicativos à nossa disposição hoje estão nos levando a correr e fazer tudo rápido.

Tem um lado bom na tecnologia, na facilidade que temos hoje, porém se não tivermos cuidado com nosso cérebro, com nosso corpo e com o tipo e estilo de vida que viveremos, estaremos fatalmente condenados a sermos as próximas pessoas que ficarão doentes com doenças emocionais.

Somos humanos e não máquinas. Pare e reflita sobre que tipo de vida você está vivendo.

Em consequência de toda esta correria, cobrança por todos os lados, surgiram as doenças psicossomáticas que estão aí assolando nossas famílias e famílias de nossos amigos.

Pare para pensar: pelo menos uma pessoa que você conhece está estressada, cansada, irritada, sobrecarregada, sem paciência, sem alegria para viver. Algumas em estado mais avançado estão com as síndromes e doenças modernas, como transtornos de ansiedade e até mesmo estados de tristeza profunda e depressão.

É tempo de nós pararmos, respirarmos fundo e pensarmos no que o sábio Rei Salomão nos falou neste versículo do livro de Provérbios:

“Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;”

Sensatez e equilíbrio é o que necessitamos neste momento.

Paz de espírito, sossego na alma, tranquilidade no nosso coração.

Aplicação Prática:

Recentemente li um livro denominado “Não leve a vida tão a sério”, em que o escritor Hugh Prather nos ensina que a vida não precisa ser tão complicada quanto a tornamos complicada. O autor nos ensina que a simples decisão de não nos agarrarmos aos nossos problemas pode melhorar e muito nossas vidas.

O sábio Rei Salomão no texto de provérbios nos alerta para sermos sensatos e equilibrados.

A Bíblia nos ensina também a não levarmos a vida tão a sério. E isto não significa que seremos irresponsáveis e não cumpriremos com os nossos deveres no dia a dia.

Vivemos focados no dia a dia e na correria.

Vivemos na movimentação provocada por esta sociedade de consumo que vive acelerada e a maioria das empresas visa unicamente o lucro, sem se preocupar com as consequências negativas que sobrevirão sobre seus funcionários.

Nestes momentos de correria, temos que parar e pensar diariamente no que Jesus nos ensinou:

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Mateus 6:31-34

Jesus nos ensinou a focarmos em Deus e não em nossos problemas. Buscarmos Deus em primeiro lugar que todas as outras coisas seriam acrescentadas.

Nossa preocupação e ansiedade não mudará o nosso futuro!

Jesus de forma leve e simples nos ensina a viver: não se preocupem com o amanhã!

Um dia de cada vez, viva o dia de hoje, de forma leve e simples: faça o seu melhor no seu trabalho, porém, lembre-se em fazer o que é possível apenas, aquilo que é impossível, deixe na mão de Deus para Ele mesmo cuidar. Jesus caminha com você. Então deposite nele as suas esperanças e deixe Ele cuidar do seu trabalho, do seu dia a dia.

Seja sensato, como o Rei Salomão ensinou. “Sensato” no dicionário tem por significado: quem tem juízo, quem é equilibrado, quem age e pensa com cautela, com prudência. “Sensato” também significa aquele que é precavido, previdente.

Por outro lado, o Rei Salomão nos ensinou sobre o equilíbrio: quando não temos o equilíbrio que Deus pode nos dar, quando não temos plena comunhão com Ele, então poderemos diante de tantas pressões e cobranças diárias, explodir, perder o controle emocional e realizarmos coisas sem pensar e só depois virá o arrependimento pelas ações erradas que tomamos em um momento de desequilíbrio emocional.

equilibrio

Precisamos entregar nossa alma, nosso pensamento, nossas emoções diariamente para Deus cuidar.

As pressões certamente virão e virão de todos os lados. Então, é preciso parar e refletir, ter um coração e mente focado em Deus, somente Jesus Cristo poderá dar a calma que você precisa no dia a dia.

As empresas, hoje, em seus departamentos de recrutamento e seleção, fazem testes para escolherem profissionais mais equilibrados e que estejam dispostos a suportar grandes pressões diárias, gerenciar conflitos na empresa e nos clientes e tudo isto, sem se estressar, sem perder o controle emocional.

É tempo de cuidarmos da nossa saúde emocional, de revermos nossa vida, nosso estilo de vida diário: verificarmos se estamos vivendo na correria da multidão ou caminhando no meio da tempestade, com a paz de Jesus Cristo em nossos corações.

Viva a vida com leveza e equilíbrio, viva a vida de Jesus Cristo através de seu caminhar diário. Não olhe para as pressões do dia a dia, nem para os que “gritam” ao seu redor e correm, correm, sem saber porque correm tanto.

Faça o seu possível, não se estresse, cuida da sua alma, descanse a sua mente, não sobrecarregue suas emoções.

Após o trabalho diário, não se esqueça tenha um tempo para você, faça alguma coisa que você goste e possa quebrar o ritmo da correria imposta pela sua profissão.

Desacelere sua mente, seu coração, suas emoções.

Saia uma pouco da rotina e da sua dura realidade!

Leia um livro, escute uma boa música!

desacelereamente

Se possível, faça alguma atividade física: caminhe, contemple a natureza, respire fundo, contemple o pôr do sol, ande de bicicleta, nade, faça hidroginástica, vai pescar e tantas outras atividades que podemos fazer diariamente e fugir da rotina estressante de nosso trabalho.

pescar

Cuide de sua saúde física e de sua alimentação.

Não leve trabalho para fazer em casa diariamente ou no final de semana!

Você precisa descansar diariamente e semanalmente também (fisicamente e emocionalmente).

Durma bem diariamente. Tenha um sono tranquilo e restaurador.

Deixa Jesus cuidar da sua vida, do seu dia a dia.

Não foque sua vida em seus problemas e no amanhã.

Foque a sua vida apenas no dia de hoje, respire fundo, viva o dia de hoje!

vivendoodia

Que Deus nos ajude a descansar nossa mente e nossas emoções no Senhor Jesus Cristo!

Que possamos caminhar neste mundo de forma: calma, serena e tranquila!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *