Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Imitando o que é bom

Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.”
3 João 1:11

A Bíblia destaca neste versículo para imitarmos o que é bom.

Temos muitos modelos a seguir nesta existência, o principal deles é:- seguirmos o modelo do Mestre Jesus Cristo.

Porém, existem pessoas e exemplos de superação, especialmente de pessoas cristãs, que foram seguidoras fiéis do Senhor Jesus Cristo, que vale a pena nós conhecermos ou recordarmos.

Quero destacar a história de Corrie ten Boom (nasceu em 1892 e faleceu em 1983), cristã reformada foi uma escritora e resistente holandesa que ajudou a salvar a vida de muitos judeus ao escondê-los dos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 1940, os nazistas invadiram a Holanda e, em 1942, Corrie e sua família tornaram-se ativos na resistência holandesa, escondendo refugiados em sua casa na Holanda. Dessa forma, eles livrariam muitos judeus da morte certa, nas mãos do pelotão especial de soldados alemães, conhecido como a SS nazista. A devota família cristã dos Ten Boom era conhecida pela sua atitude prestativa para com todos e com relação aos judeus, isso foi ainda mais acentuado pelo reconhecimento dos Ten Boom da importância do povo judeu nas escrituras e na fé cristã.

Escreveu vários livros e o seu livro mais famoso The Riding Place, foi editado no Brasil pela editora Betânia, como “O Refúgio Secreto”. Este livro  narra suas experiências em abrigar os refugiados, em um esconderijo em própria casa na Holanda, nesta época terrível da 2ª Guerra Mundial.

corrie-ten-boom-the-hiding-place-edited

Mesmo depois da guerra, esta mulher cristã, sempre sorridente, exerceu o perdão para um dos mais terríveis guardas nazistas que cometeram aquelas atrocidades na época da guerra.

Seus ensinamentos eram focalizados no evangelho cristão, com ênfase no perdão.

O modelo de Corrie Ten Boom foi o modelo do amor pelas vidas e também do perdão que devemos exercer uns pelos outros.

Aplicação Prática

Que história marcante e bonita: Corrie Ten Boom salvou vidas durante a 2ª Guerra Mundial, em sua própria casa na Holanda e também depois da Guerra, ao se reencontrar com um dos mais terríveis e cruéis guardas que agora estava preso, ela conseguiu exercer o perdão.

Em um dos seus livros denominado “Tramp for the Lord” (1974),  ela descreve que teve que orar para que Deus a ajudasse a perdoar aquele guarda cruel, e ela o perdoou.

Que exemplo de vida para todos nós!

Que possamos nos aprofundar nos estudos da sagrada escritura, buscar na Bíblia os modelos e heróis da fé que Deus nos deixou para imitarmos. Temos também no decorrer da história da Igreja, mártires e heróis da fé que se dedicaram ao evangelho com sua vidas de tal forma, que hoje podemos ter acesso a estes exemplos de fé e adoração cristã.

Que possamos hoje, imitando o modelo e legado deixado pelo exemplo de Corrie Ten Boom, uma autêntica seguidora do Mestre Jesus, podermos também impactar outras vidas as amando sem querer nada em troca, perdoando se for o caso, abençoando vidas que nem esperam o nosso amor.

jesusexemoplo

Surpreenda alguém esta semana com seu amor e com o exercício do seu perdão.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *