Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Qual direção seguir?

“Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.”
Salmos 86:11

man-walking-toward-cross-by-carden

Neste mundo cada vez mais confuso convivemos com situações inesperadas todos os dias.

O salmo 86 é um poema em que Davi expressa sua lamentação, suas queixas perante o Criador. Davi vivia cercado de inimigos e obstáculos, problemas diversos, porém confiava sua vida na bondade e misericórdias de Deus.

Tinha as mesmas angústias que temos hoje diante de tantos problemas, conforme o versículo 7 registra: “No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.” Salmos 86:7

cargas3

Davi tinha um relacionamento pessoal e íntimo com Deus, buscava ao Senhor em meio as lutas, tribulações e angústias da vida, vejamos suas petições:

  1. Inclina os teus ouvidos (Salmos 86:1) e escuta a minha oração (Salmos 86:6).
  2. Guarda a minha vida (Salmos 86:2)-Davi pede proteção para Deus diante do inesperado.
  3. Solicita a misericórdia de Deus (Salmos 86:3)-Clama por socorro diariamente.
  4. Deseja ser feliz (Salmos 86:4)-Depende de Deus para viver e ter a alegria verdadeira.
  5. Ensina-me (Salmos 86:11)-Deseja a orientação do Senhor para andar no caminho de Deus.
  6. Dá-me um sinal (Salmos 86:17)-Quer uma resposta de Deus em relação aos seus inimigos.

Diante de tantos desafios que iremos enfrentar na próxima semana, nos próximos meses, nos próximos anos, certamente se ficarmos lutando sozinhos e sem a presença de Deus será uma decisão que nos levará para uma vida fracassada.

Aplicação Prática:

O mundo se modernizou. As relações entre os seres humanos se modificaram. Os avanços com a tecnologia contemporânea facilitaram a vida de nós seres humanos, por outro lado, no que diz respeito as relações interpessoais, a essência de quem nós somos como cidadãos do planeta Terra continua a mesma.

Tal como o homem primitivo da época de Davi, vivemos hoje a mesma realidade do egoísmo humano, da violência entre seres humanos, da falta de amor, da degradação da humanidade.

Um ser humano que tenta viver por si só, como se Deus não existisse.

Tanto na época de Davi, como nosso mundo no século XXI existirão pessoas que vivem de uma forma diferenciada, que buscam a Deus, que sabem que em meio a tantos desafios e inimigos diários, precisam se unir com o Criador para superá-los.

Existirão outras pessoas que passarão por esta existência sem saber quem é Deus, sem conhecer o caminho de Deus.

deusxmundo

Vivemos em um mundo sem amor, em um tempo de angústia e deserto espiritual, um tempo de seca de valores éticos, morais, onde as pessoas tentam sobreviver, salvando suas próprias vidas, tentando buscar soluções imediatas para resolverem seus próprios problemas, não enxergando outros seres humanos ao seu redor e não considerando Deus em seu caminho.

desertoseca

O mundo precisa da água viva que é Jesus Cristo, fonte perene de paz e salvação.

O Eterno se une a nós humanos, através da vida de Jesus Cristo.

Temos hoje a possibilidade de reagirmos diante do inesperado, do desconhecido, dos problemas diários que virão, tendo uma comunhão íntima com Deus, podendo como Davi, buscar a Deus em oração e pedir soluções para Deus nos ajudar em meio a tantos desafios.

Uma vida de comunhão com Deus é maravilhosa. Você pode acordar na certeza da paz, que somente Deus pode lhe dar, em meio às preocupações dos outros seres humanos, que estão ao seu redor, e não tem este relacionamento íntimo com Deus.

Como o salmista descreveu que nodia da angústia clamaria a Deus, hoje vivemos dias difíceis de muita insegurança, dúvidas do que acontecerá amanhã e certamente isto provoca em nós, um sentimento de muita ansiedade e também angústia.

Busque a Deus em oração para acalmar sua alma.

deus-esta-comigo

Peça para Deus tirar este sentimento de insegurança, de angústia que vivemos neste tempo de tantas mudanças. Peça para Deus lhe ajudar a conhecer a Bíblia, a verdade de Deus disponível para nós lermos hoje.

E sobretudo, peça um coração fiel a Deus, para que você tema o nome do Senhor e tenha paz e alegria, com a presença de Deus em cada dia de sua vida.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *