Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Um Deus restaurador

“Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”.
Gênesis 32:28

Um personagem bíblico importantíssimo é Jacó. Precisamos entender sua história para entendermos a história do povo israelita. Sua história também nos traz ensinamentos preciosos:- se quisermos vencer as batalhas e tribulações desta vida, precisaremos lutar, mas precisaremos ter nossas vidas transformadas e restauradas na presença de Deus. 

A história de Jacó é uma linda história de superação e restauração que Deus nos apresenta.

Vamos recordar alguns pontos chaves da vida de Jacó para entendermos o versículo bíblico em destaque:

Jacó era filho de Isaque e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão.

Rebeca era estéril, mas Isaque seu esposo orou ao Senhor e Rebeca engravidando recebeu de Deus a seguinte profecia:

“Disse-lhe o Senhor: “Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo”.
Gênesis 25:23

Seu filho Esaú foi o pai da nação dos edomitas e Jacó foi o pai da nação dos israelitas, de onde surgiram os futuros líderes das doze tribos de Israel.

A Bíblia descreve que Jacó enganou seu irmão Esaú para obter a bênção de seu pai Isaque já em leito de morte. E Esaú em virtude deste fato briga com seu irmão Jacó e Jacó na idade de 40 anos, aconselhado por sua mãe Rebeca foge para um lugar longe dali. Rebeca disse para Jacó que quando Esaú se acalmasse ela o chamaria de volta. E Jacó foi para Padã-Arã (região da atual Síria).

Deus faz uma aliança com Jacó em Gênesis 28:12-19.

No versículo 13:  “Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.”

Em Gênesis 31:3 Deus dá uma ordem para Jacó retornar para sua terra Canaã: “E o Senhor disse a Jacó: “Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você”.

Jacó então parte com toda sua família em uma caravana de volta para sua terra e Jacó chega próximo a Jaboque, que era uma afluente do Rio Jordão. Naquele vale, Jacó toma conhecimento que seu irmão Esaú estaria vindo em sua direção com um exército de quatrocentos homens e Jacó teve medo.Ele dividiu a caravana em dois grupos e decidiu que sua família atravessaria o rio Jaboque em um dos grupos e Jacó decidiu ficar para orar e estar em comunhão com Deus.

Foi a estratégia que Jacó pensou para salvar um dos grupos caso seu irmão Esaú os atacasse:

“Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois, e os camelos,
pois assim pensou: “Se Esaú vier e atacar um dos grupos, o outro poderá escapar”.
Gênesis 32:7,8

E Jacó após ajudar sua família ficou sozinho e lhe apareceu um homem que começou a lutar com ele. Talvez num primeiro momento, Jacó pudesse ter pensado que aquele homem fosse um emissário de seu irmão Esaú, mas no decorrer da luta, Jacó que aquele homem não era um simples mortal, mas um emissário da parte de Deus, um anjo. O anjo certamente poderia prevalecer nesta luta, porém Deus permitiu que aquela luta continuasse até o amanhecer, e então o anjo tocou na articulação da coxa de Jacó e a deslocou, e a luta física terminava por ali, mas ainda assim Jacó insistentemente não deixou o anjo partir, a não ser que o abençoasse,.

Então o anjo, perguntou qual era o nome da pessoa que lutava com ele, e prontamente, o lutador disse Jacó.

jacoeoanjo

Então, veio a resposta de Deus para Jacó, através do anjo que lutou com ele:

Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu” Gênesis 32:28

Aplicação Prática:

Algumas lições preciosas disponíveis para nossa vida cristã hoje:

  1. Com base em seu pré-conhecimento e propósitos Deus escolhe pessoas, como escolheu Jacó, com todas suas limitações e pecados para cumprir os seus propósitos. Deus escolhe eu e você hoje, com todas os nossos problemas e limitações para cumprir os Seus propósitos para nossas vidas.
  2. Jacó recebeu maldição sobre si mesmo, ao aceitar a possibilidade de enganar seu pai Isaque, por conselho de sua mãe Rebeca. A mentira traz maldição e isto vale para nós hoje também. Não devemos mentir. (Gênesis 27:11-12).
  3. O que o homem planta isso colherá (Gálatas 6:7). Jacó mentiu para seu pai Isaque e teve que fugir de sua terra e viver em Pada-Arã. Plantou uma mentira, enganou seu pai e recebeu a bênção no lugar de seu irmão Esaú, e depois teve que fugir do furor e rancor de seu irmão Esaú (Gênesis 27:41). Ao plantar uma mentira colheu o rancor de seu irmão e teve que fugir para não morrer.
  4. Jacó experimentou as consequências de sua mentira, na mentira de seu sogro Labão: Mesmo em meio a fuga, às consequências do pecado que Jacó sofreu em outra terra ao se deparar com seu sogro Labão que o fez sofrer, ao não entregar a esposa Raquel, que Jacó esperava e seu sogro o enganou e Jacó na noite de núpcias recebeu Lia. Depois Labão fez um acordo com Jacó que depois de uma semana ele receberia Raquel, a esposa desejada por ele, em troca de mais sete anos de trabalho. Como Jacó a amava muito, concordou. Na verdade Jacó foi enganado por Labão para que continuasse trabalhando para ele. Na prática Jacó experimentou do pecado de ter mentido para seu pai e e enganado seu irmão Esaú e aqui ele sentiu em sua própria vida as consequências do pecado da mentira de seu sogro Labão. Deus pode permitir que passemos pelas consequências de nosso próprio pecado.
  5. Onde abundou o pecado superabundou a Graça de Deus (Romanos 5:20). Deus é um Deus abençoador e sua Graça foi manifesta na vida de Jacó, Deus fazendo uma aliança com ele, apesar de seu pecado, ao poder voltar para sua terra de Canaã, ter se encontrado com Deus, ao lutar com o anjo, e recebido o perdão de seu irmão Esaú, que o recebeu de volta, e o abraçou com amor. Ao se encontrar com Deus em Peniel, Jacó pode experimentar a Graça de Deus, através do perdão de Deus, o abençoando no retorno, e também permitindo que ele recebesse o perdão de Esaú. Deus muda seu nome, que foi trocado para Israel, e teve sua vida restaurada por Deus, que está sempre pronto para nos restaurar de nossos pecados, mudar o rumo de nossas vidas, nos dar uma nova oportunidade de vida e esperança. Deus mudará a nossa vida quando:- compreendermos o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário, crermos Nele e passarmos a seguir os passos do Mestre.
  6. Jacó antes e depois de seu encontro com Deus (Gênesis 28:12-19). Ao se encontrar com Deus o caráter de Jacó foi totalmente transformado: antes do encontro, Jacó era oportunista e egoísta, interesseiro e calculista, mentiroso e enganador, e Jacó foi restaurado em um caráter agradecido (Gênesis 28:20-22), um caráter esforçado e sofredor (Gênesis 29:21-30), um homem na direção de Deus (Gênesis 31:3,13).

Deus quer restaurar nossa história como restaurou a história de Jacó.

happy-people

Deus quer transformar sua vida e para isto, você precisa se reconciliar com o Criador, através de Jesus Cristo e caminhar na comunhão diária com Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *