Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A porta da vida

“Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”.
Mateus 7:14

Passamos por esta vida entrando por várias portas.

doormany

Algumas portas nos remetem para instantes alegres e gratificantes que sempre desejaremos recordar.

Outras portas pelas quais entramos nos trazem tristes recordações.

A vida é repleta de portas que se abrem e se fecham diante de nós.

Nem sempre as que se abrem são boas e nem sempre as que se fecham são ruins.

Portas são possibilidades nesta vida para entrarmos por um caminho ou outro.

portaabertaescolhas

Portas são oportunidades que poderemos desfrutar, aprendermos com nossos erros e acertos e reescrevermos nossa história nesta existência.

Deus sempre nos permite recomeçar.

Deus conhece nossa natureza pecaminosa e sabe que somos passíveis de erros e falhas e espera que nós nos arrependamos de portas erradas que entramos e não deveríamos ter entrado, ou até de portas muito boas que entramos, mas nós não cumprimos o que Deus esperava de nós nestes lugares bons preparados por Ele.

Até mesmo poderemos ter entrado por algumas portas e fomos colocados para fora de determinado lugar, por alguma situação que não conseguimos entender e ficamos em nosso coração, nutrindo aquele sentimento de injustiça que vai nos corroendo e precisaremos tomar uma decisão na direção do perdão, porque se não perdoarmos pessoas e deixarmos no passado determinadas situações, não conseguiremos avançar em nossas vidas.

Sempre é possível renascer na presença de Deus quando temos um coração quebrantado e submisso à Sua Santa Vontade e não ficarmos justificando nossos erros, culpando outras pessoas, ou situações pelas nossas atitudes erradas ou pelo nosso comportamento não condizente com a missão que Deus nos outorgou, ou mesmo desejando nos vingar de situações que nos sentimos prejudicados e esquecidos.

O importante é termos um olhar introspectivo, sermos capazes de olharmos para nosso interior e respondermos de forma sincera:-

  1. Por qual porta entrei?
  2. Qual caminho tenho trilhado?
  3. O que tenho feito com a oportunidade que Deus me dá hoje de reescrever minha história?

opendoormultiple

Aplicação Prática:

 A nossa vida tem estas características de uma obra literária, como um drama com momentos alegres e momentos tristes.

Cada ação em nosso cotidiano nos incita a tomarmos decisões.

Não importa quem somos, qual é a nossa posição social e nem tão pouco nossa cultura.

Independentemente da realidade que vivemos hoje, a todo momento somos confrontados a tomarmos decisões.

Sempre teremos que tomar decisões, fazer escolhas, entrando por uma porta ou por outra, escolhendo qual caminho a seguir.

decisiondoors

Diante desta realidade que vivemos, em podermos tomar decisões incorretas e seguirmos caminhos que não levarão a bons lugares, ou pior a lugares de destruição de nossas vidas, Jesus há dois mil anos nos ensinou, em sua breve passagem na Terra, que existia uma porta estreita e um caminho apertado que levaria à vida.

Nesta mesma passagem e contexto, Jesus continua exortando sobre falsas religiões, falsos profetas e pessoas que se apresentarão para nós como se fossem boas pessoas, em um bom caminho, numa boa porta, mas na prática, Jesus nos alertou que estes falsos profetas, estes falsos caminhos, estas falsas portas nos conduziriam para a perdição eterna. Elas são portas chamativas, que nos atraem nesta existência com muita facilidade, mas no final da jornada terrena encontraremos destruição, morte e sofrimento eterno.

Jesus nos alertou que estas portas erradas seriam reconhecidas pelos frutos produzidos por estas pessoas, por estes lugares.

Jesus deixou muito claro que nem todos que o chamam de “Senhor” entrarão no Reino dos céus, mas somente aqueles que fizerem a vontade de Deus.

Jesus nos alerta que poucos são os que encontram o caminho da vida e em outras passagens Jesus nos afirmou: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.”
João 10:9

Jesus é a porta!

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.
João 14:6

narrowpath2

Jesus nos deixou bem claro que nem todos os caminhos e nem todas as portas nos levariam a presença de Deus.

Apenas uma porta e um único caminho nos levam até Deus.

Jesus nos ensinou que Ele e apenas Ele é a porta e o caminho que nos conduzirão a vida plena nesta existência, convivendo com o Criador e no final desta estrada chamada Jesus Cristo aqui na Terra, encontraremos pastagens celestiais, seremos recebidos pelo próprio Deus.

Que oportunidade maravilhosa podermos nascer, crescer, ficarmos adultos nesta jornada, estudarmos, nos formarmos, trabalharmos, termos muitos sonhos, amarmos uma pessoa e constituirmos uma família, concretizarmos projetos, ganharmos dinheiro, construirmos nossa casa, comprarmos e vendermos automóveis, viajarmos muito e conhecermos lugares inesquecíveis, junto com as pessoas que amamos.

Em toda esta jornada, para buscarmos a tão sonhada felicidade, enfrentaremos momentos de decisão, momentos que teremos que entrar por uma porta ou não.

A vida é feita por escolhas, escolhas que nos levarão para lugares bons ou escolhas que nos levarão para lugares não desejados.

Então, a melhor decisão que podemos ter é vivermos uma vida plena no caminho da tão sonhada felicidade:-  entrando pela porta chamada Jesus Cristo, a porta da salvação, entregando nossa vida para Jesus Cristo, sem reservas, sem medo e crendo pela fé, caminhando com Jesus nesta jornada, certamente estaremos no caminho estreito e certo, trilhado pelo Mestre, reagiremos às decisões que tiverem que ser tomadas, agindo com o apoio e direção de Deus sobre nós.

salvacaocruz

Com Jesus agindo em nosso coração, tomaremos decisões segundo a ótica e visão de Deus para nossas vidas. Reagiremos diante das portas que se abrem e que se fecham, com o olhar de Jesus sobre nós. Não mais caminharemos no escuro e sozinhos. Teremos a presença de Deus em nós, ajudando-nos a tomarmos decisões corretas, a vivermos momentos de felicidade juntos com Deus e também a vivermos momentos de lutas e batalhas, diante de circunstâncias inesperadas, com Jesus nos ajudando nestas situações difíceis da vida.

Entre pela porta estreita.

narrow-gate

Jesus te convida hoje a viver esta vida plena com Ele nesta existência, a caminhar ao lado Dele e viver o melhor de Deus para sua vida.

straight-narrow-path

Jesus é a porta. Jesus é o caminho e a vida.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *