Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Adorando a Deus em tempos de angústia

“Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira?”
Salmos 137:4

invoca-me_no_dia_da_angustia_e_eu_te_responderei

Este salmo mostra a tristeza e o desespero dos israelitas, exilados em um dos grandes impérios de sua época que era a Babilônia.

images-2

Nesta época eles procuravam manter suas lembranças, tradições e raízes de seu país em nação estrangeira. Sonhavam e pensavam com sua terra natal.

Desejavam rever Jerusalém e poder cantar com alegria seus cânticos de louvor ao Senhor e ao mesmo tempo existia um conflito profundo em seus corações, um desejo de vingança contra seus inimigos e esta situação contraditória de desejar louvar a Deus, mas ao mesmo tempo se vingar de seus ofensores os impedia de estarem com um coração limpo, louvando a Deus.

O salmo 42 descreve este lamento do povo judeu no exílio babilônico, especialmente os versículos de um a três, pois eles não podiam estar fisicamente em Jerusalém e cultuar a Deus em seu templo, em sua própria terra.

A alegria lhes foi tirada e o salmista descreve esta profunda tristeza, esta saudade de ir à casa de Deus festejar no meio da multidão, de poder adorar ao Senhor, declarando:

42741-crying-woman-2-1200-1200w-tn

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e
o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar.” Salmos 42:5,6

Temos aqui o contraditório, estarmos repletos de problemas, com nossa mente perturbada e confusa, talvez até mesmo desejando nos vingar de quem nos perturbou, mas temos em mente que somos cristãos e precisamos reagir, desejando louvar e adorar a Deus.

Esta é uma situação muito comum que poderemos como cristãos enfrentar hoje.

Certamente poderemos estar vivendo tempos de intensa angústia e aflição de nossa alma e talvez pensarmos como o salmista escreveu:- como poderei cantar as canções do Senhor?

Aplicação Prática:

Podemos não estar exilados fisicamente em uma nação estrangeira, como estava o povo judeu, mas podemos em nossa vida cristã ficarmos exilados e afastados da presença de Deus pela tristeza, angústia, aflição e em situações mais críticas e severas, nos afundarmos em estados depressivos e melancólicos.

 Nossos problemas nos impulsionam para a ansiedade, para o medo, para fugirmos de nós mesmos e tentarmos esquecer a tempestade que podemos estar vivenciando ou até mesmo desejarmos que Deus faça justiça com as pessoas que provocaram a situação que estamos inseridos.

Este salmo 137 tem que ser entendido dentro de seu contexto bíblico específico e época, porque é um salmo imprecatório, que significa na prática que o salmista, não aguentando mais a situação que estava sofrendo no exílio, desejava que Deus fizesse justiça contra seus inimigos, como o próprio versículo oito deste salmo nos mostra, que o coração dos israelitas estava inflamado contra o reino de Babilônia a ponto de proclamarem que seriam felizes quem fizesse o mal contra a cidade de Babilônia que lhes provocava esta situação de escravidão, tristeza e desconforto:

“Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez!”
Salmos 137:8

Devemos nestes momentos de muitos problemas não ficarmos tentando achar culpados pela situação que vivenciamos, não adianta procurar culpados.

Certamente olharmos para nós mesmos, refletindo sobre nossa relação com Deus, com nossa realidade de vida, fará parte da análise de nossos problemas, para evitarmos cometer os mesmos erros do passado.

Mas, também existirão situações ruins na vida que passaremos e que não seremos nós os responsáveis por elas, mas elas acontecerão.

Devemos estar preparados para glorificar, louvar a Deus sempre!

chorarecantar

Talvez você possa estar parafraseando o salmista em sua mente e dizendo para você mesmo:

“Como poderíamos cantar as canções do Senhor com tantos problemas?”

Este é o segredo de Deus para eu coração: a comunhão com Deus, a adoração e o louvor.

Nossa adoração e comunhão com o Criador devem ser independentes das circunstâncias da vida que vivenciarmos.

Devemos desejar sempre Deus, quer em momentos de dificuldades e tristeza, quer em momentos de alegria.

Se você hoje está passando por um momento de luta, tempestade e aflição em sua vida pessoal, busque a presença de Deus, ore, leia sua Bíblia e especialmente cante louvores ao seu Deus, procure estar louvando a Deus em uma igreja genuinamente cristã, que tenha na Bíblia sua única regra de fé e prática cristã.

adoracao1

 Que possamos dizer como o salmista diante das angústias, aflições, lutas intensas e problemas que parecerem maiores do que a capacidade que temos para enfrentá-los:

Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.” Salmos 42:8

Louve ao Senhor, cante louvores sempre em qualquer situação. Cante louvores ao Deus que te dá vida. Intensifique sua comunhão com o Criador.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *