Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Mudança de vida

“Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.”
Gálatas 4:7

escravidao

Todos nós almejamos mudar de vida.

Temos sonhos, lutamos todos os dias para que nossa situação financeira se transforme, e possamos viver com um pouco mais de dignidade, sem ficarmos preocupados com os boletos bancários que estarão vencendo todos os meses.

O apóstolo Paulo escreve para as igrejas da Galácia, nos apresentando uma realidade de transformação, uma mudança de perspectiva de vida, nesta existência terrena e na futura, ao nos dizer:- que Deus nos tira da condição de escravo de alguém ou de algo para se tornar herdeiro Dele.

Pense no que você entende pela escravidão e ser escravo:

Se pensarmos no Brasil colonial, os escravos não tinham direitos, vinham em navios negreiros da África.

Nestes navios de carga, para o transporte de escravos, homens, mulheres e crianças eram amontoados em compartimentos minúsculos, escuros e sem nenhum cuidado com a higiene.

Muitos morriam sufocados durante à viagem até o Brasil, e nem chegavam com vida ao seu destino, que também seria triste e sem condições humanas, sofreriam apanhando, seriam mão de obra sem custo para os senhores de engenho. Triste realidade a que um povo foi submetido.

escravo

O apóstolo Paulo compara a nossa realidade sem Deus, sem o conhecimento da Salvação em Cristo Jesus, a escravidão.

No caso específico, daqueles primeiros cristãos da Galácia, alguns ainda viviam escravizados pela antiga religião, que eles conheceram antes de conhecer a Salvação em Cristo Jesus.

Muitas pessoas viviam escravas de rituais da religião legalista praticada naquela época.

No capítulo em questão, o apóstolo se refere a estes ensinamentos, como princípios elementares: fracos e sem poder, ou seja, que não eram capazes de transformar o caráter de quem seguia aqueles princípios, por seu esforço próprio.

aospescruz

Somente Jesus Cristo e sua mensagem de Salvação, poderá nos trazer vida nesta existência e vida eterna quando partirmos deste mundo.

E o apóstolo estabelece uma nova visão, para os cristãos que seguirem a Jesus, eles serão considerados filhos de Deus, herdeiros de Deus, adotados na família de Deus.

Que situação de transformação maravilhosa:- deixar de ser escravo e passar a ser filho e herdeiro de Deus.

happy-people

Aplicação Prática:

Da mesma forma que alguns, daqueles primeiros cristãos da Galácia, estavam com dificuldades para entender a mudança de vida, que Deus estava proporcionando, ao lhes apresentar o Messias esperado, Jesus Cristo, para eles; hoje também, não é muito diferente daquela realidade, vemos pessoas com as mesmas dificuldades para receberem Jesus Cristo, bem como seus benefícios em sua vida, como a herança que Deus lhes deseja dar, a bênção de fazerem parte da família de Deus, serem herdeiros de Deus, terem paz perene em seu coração.

Paulo neste sentido chocou os primeiros cristãos, que não conseguiram entender o significado desta mudança, mostrando os dois estados possíveis e opostos: a escravidão e o direito da liberdade e herança com Deus.

grilhoesSe alguém perguntar para você: Deseja ser escravo?

Tenho certeza que você responderá:- está ficando louco.

Porém, muitas vezes, somos escravos de uma religião, de um pensamento equivocado, de um modo de vida que nos afasta da presença de Deus.

Cremos que fazendo coisas boas, praticando boas obras e ações humanas, poderemos nos aproximar de Deus.

A Bíblia nos ensina que nenhum de nós somos bons em nossa essência humana.

A nossa própria identidade é pecaminosa, rejeita a presença de Deus e faz com que, por nós mesmos, não procuremos fazer o bem para nossos semelhantes.

Precisamos da presença de Deus em nós, agindo em nossos corações, e aí sim, a consequência de uma entrega total para Deus, nos proporcionará uma transformação em nossos instintos humanos, desejaremos motivados por esta nova vida de Deus em nós, agir e fazer o que Deus faria, se estivesse aqui em nosso lugar.

praying-man

A mudança de vida que Deus deseja para você é:- transportá-lo de uma vida de escravidão, sem sentido, em que você pratica rituais e realiza atos, que nem você compreende porque faz estes atos, ou frequenta esta religião, para uma vida de comunhão diária e relacionamento com um Deus pessoal que deseja te abraçar, te chamar de Filho e te tornar herdeiro de sua herança.

Muitas vezes você se justifica, com frases do tipo: “meus pais eram desta religião, e eu também foi morrer nela“, ou “todos os caminhos levam para Deus” e outras frases, que te deixam escravizado, em seus próprios pensamentos e conclusões, pensamentos e religião que te excluem, da possibilidade de conhecer um Deus pessoal, que deseja se relacionar com você, te dando o direito de herança, te chamando de filho.

Jesus Cristo deseja te libertar da escravidão de um pensamento, de uma religião, de uma filosofia de vida.

Jesus deseja te dar vida, através de sua morte sacrificial por você naquela cruz.

man-walking-toward-cross-by-carden

Entregue sua vida para Jesus hoje, lendo de forma sincera em seu coração esta oração: “Querido Deus, Pai eterno, eu entendi que Jesus Cristo morreu em meu lugar, naquela cruz, e através de sua morte, morrendo pelos meus pecados, eu reconheço que posso renascer para uma nova vida, uma vida totalmente interligada com Deus. Desejo ser livre dos meus pecados, dos meus pensamentos equivocados do passado e ser considerado Filho de Deus, herdeiro na família celestial. Desejo viver na presença de Deus. Recebo Jesus Cristo em meu coração, oro em nome de Jesus Cristo, Amém.”

Deus te abençoe em sua jornada cristã.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *