Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O que significa ser cristão?

“Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”
Mateus 16:24

follow-jesus-1

Ser cristão é crer pela fé que Jesus Cristo (unigênito Filho de Deus e Deus conosco) foi enviado por Deus Pai, com uma missão que foi cumprida: nascer como um de nós, como um bebê, gerado pelo poder do Espírito Santo, no ventre de Maria, cresceu entre nós, nos ensinou preciosas lições de vida, lições de amor, realizou milagres por onde passou, curando pessoas na multidão de pecadores, foi traído, julgado, condenado injustamente, pois nunca pecou, torturado por seus malfeitores, que provocaram dores em seu corpo e sua alma, desprezado pelos homens, homem de tristeza e dores (conforme profetizado previamente em Isaías 53: o Messias prometido a Israel), ovelha pura e imaculada levado ao matadouro, crucificado, morto e sepultado, ressuscitou gloriosamente ao terceiro dia, vencendo a morte, para que um dia nós que somos humanos, também poderemos ressuscitar com corpos glorificados.

empty_tomb

Viveu ainda entre nós, por aproximadamente quarenta dias após suas ressurreição e foi visto por mais de quinhentas testemunhas oculares que presenciaram este fato histórico. Depois subiu aos céus e está a direita de Deus Pai.

Pela sua morte, somos justificados, pois Ele morreu em nosso lugar. Temos paz em nosso coração.

jesusexemoplo

Recebemos vida eterna com Deus.

Não nos sentimos mais culpados ou tentamos ficar nos justificando perante Deus ou para as pessoas que nos observam, tentando provar que somos “bons“.

Vejamos o texto bíblico:

“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”
Romanos 3:23,24

Todos pecamos perante Deus e estamos (sem Jesus) destituídos e longe da presença de Deus.

Quando morrermos (sozinhos, por nós mesmos e sem Jesus) não seremos justificados perante Deus pelo que nós somos, pela nossa própria capacidade moral, espiritual, ou pelo que fizemos.

Entraremos pelos portões celestiais, unicamente, pela sua Graça, por este favor imerecido, Dele, Jesus CRISTO, ter morrido naquela cruz em meu lugar, e eu o ter confessado em vida, aqui nesta existência, vejamos o texto bíblico:

0

“Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.  Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”
Mateus 10:32,33face-to-face-teaching-in-the-saviors-way-600x225

Crendo nesta mensagem da cruz, confessando diante dos homens, sou salvo eternamente de forma gratuita, sem pagar o preço da cruz, que somente Jesus poderia pagar por nós, e tenho acesso nesta Terra ao Pai, através de Jesus Cristo.

Podemos ter comunhão com Deus em oração, bem como, quando partirmos estarmos salvos para sempre e desfrutarmos da Glória Celestial na Presença de Deus, de todos os anjos, de todos os santos (nós que vivemos uma vida separada do mundo na Terra).

Sendo cristãos, cremos na Bíblia Sagrada, como a Palavra de Deus inspirada.

biblia

Desejarei lendo a Bíblia, conhecer a vontade de Deus para minha vida. Terei uma vida de comunhão com Deus em oração, comunhão com os irmãos na Igreja. Desejarei adorar a Deus em um Culto de Celebração. Desejarei ser batizado e participar da Ceia do Senhor. Desejarei aprender os ensinamentos do Mestre Jesus Cristo, seu estilo de vida e o que Ele deseja que eu faça.

Sendo salvo, seguirei Jesus Cristo nesta jornada e terei prazer e vontade de:- vivendo esta nova vida com Ele, com paz em meu coração, testemunhar para outras pessoas este amor maravilhoso, esta vida plena que vivo e a certeza da vida eterna com Deus, buscando os perdidos, os ensinando na Bíblia, fazendo novos discípulos.

jesuschrist_mary_marymagaleneandthedisciples_20130319

Aplicação Prática:

Jesus Cristo fez o convite aos que estavam ao seu redor e está fazendo o mesmo convite hoje, um convite que pode ser subdividido em quatro palavras que se destacam no texto bíblico:

  1. Acompanhar/vir comigo
  2. Negar/renunciar
  3. Tomar/carregar
  4. Seguir

Jesus nos convida para acompanhá-lo:

Muitos responderão eu acompanho, outros dirão eu não vou.

1024px-enrique_simonet_-_flevit_super_illam_-_1892


Jesus nos convida para negarmos a nós mesmos, renunciarmos uma vida de pecado e prazeres mundanos:

Muitos responderão com suas vidas fugindo do pecado, dizendo “não” para este mundo e para os prazeres do “aqui e agora” (“caminho que nos levará aos céus”), outros dirão eu não renuncio.

hqdefault-1


Jesus nos convida para carregarmos a “nossa” cruz:

Como cristãos não levaremos a cruz de Jesus Cristo, pois esta, somente Ele pode carregar. Jesus nos convida para carregarmos a nossa própria cruz, ou seja imitá-lo, procurarmos ter Jesus como nosso alvo, modelo e estilo de vida. Se preciso for sofreremos por Ele. Não o negaremos. Se preciso for morreremos por Ele, não negando a nossa fé, como morreram os mártires cristãos dos primeiros séculos da história da Igreja Cristã.

Muitos desejarão carregar, outros darão as costas para a mensagem da cruz, não sofrerão por Jesus.

images-3


Jesus nos convida para segui-lo:

Isto significa que devemos fazer parte de uma família cristã, uma igreja autêntica, que tem a Bíblia como única regra de fé e prática, que confessa Jesus Cristo, como Senhor e Salvador. Que façamos parte desta Nova Aliança em Jesus e que esta aliança seja ensinada e passada para nossos descendentes, e também, como cristãos façamos novos discípulos, cumprindo o propósito de todos os que Deus chamar.

Muitos seguirão a Jesus Cristo (“caminho da cruz”)-“Eu sou o caminho”, caminho que nos levará aos céus.

Outros seguirão o mundo (“caminho que levará ao inferno”).

road-to-hell


Os verdadeiros cristãos (os que nasceram de novo, e diariamente lutam para não deixar o velho homem voltar à existência) além da suas crenças pela fé no Salvador, além da sua profissão de fé declarada para o mundo através do batismo, demonstrarão em seu comportamento, por suas atitudes e ações, por suas obras o caráter de Jesus Cristo.

maxresdefault-1

Nascidos pecadores, após sua conversão, que significa mudar de direção, dar meia volta e começar uma nova vida resgatada e transformada diariamente no caminho da Santificação, onde nosso modelo é Jesus Cristo terão vontade de adorá-lo, de servi-lo, de fazerem novos discípulos, novos seguidores do seu Mestre.

Que Deus nos ajude diariamente a sermos cristãos verdadeiros, discípulos de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo, vivendo uma vida busca pela maturidade espiritual, seguindo o modelo, estilo de vida do nosso Mestre.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Exatamente, a caminhada na vida cristã é muitas vezes árdua, de renúncia, de amor àquele que sequer pensa em ouvir sobre Jesus. Porém é jubilosa e plena no amor Daquele que nos amou primeiro! Glória a Deus por ser um pai zeloso, de amor e misericórdia!

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *