Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Perseverar na Igreja

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.”
Atos 2:42

biblia

O Espirito Santo veio no dia de Pentecostes e preencheu o coração dos que creram, com poder e fé, enchendo-os de um amor intenso e transbordante.

Não precisamos mais clamar pela descida do Espírito Santo, porque o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade Santa, está conosco na Igreja hoje, deste o fato histórico que foi sua descida a partir do dia de Pentecostes.

Também recebemos o Espírito Santo, quando entendendo a mensagem da salvação em Jesus Cristo, recebemos uma nova vida, um novo nascimento, somos batizados na Igreja e a partir daí poderemos intensificar nossa comunhão com Deus, ficarmos repletos da presença de Deus em nós, conforme nós o buscarmos.

Hoje, poderemos estar cheios da presença do Espírito Santo em nós, quanto mais nos dedicarmos à comunhão com o Criador, buscando-o em oração, lendo sua Palavra, aprendendo de Deus, nos quebrantando em comunhão diária, mortificando as obras da carne e matando diariamente o velho homem que resiste ficar em cada um de nós e que deseja voltar a se manifestar.

Além disso, um cristão cheio da presença do Espírito Santo em sua vida, terá prazer e vontade de estar participando de momentos com o Criador, tanto em comunhão particular em sua casa, quanto em comunhão com outros irmãos, cultuando a Deus na Igreja e também participando ativamente das atividades programadas.

Voltando ao cenário do dia de Pentecostes.

O apóstolo Pedro que anteriormente havia negado a Jesus Cristo, por medo, na ocasião da crucificação, agora prega eloquentemente para uma grande multidão, compartilhando a palavra de Deus com muita propriedade e conhecimento.

igreja-primitiva-igreja-dos-apostolos

Houve um acréscimo de três mil pessoas que creram e foram batizadas.

O poder de Deus se manifestou na igreja primitiva e os primeiros frutos estavam sendo colhidos.

atos

“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”
Atos 2:46,47

Por outro lado, a igreja que se inaugurava para o mundo, começava a se envolver em algumas atividades, como por exemplo:

  1. Estudo BíblicoAtos 2:42a;
  2. Oração e AdoraçãoAtos 2:42d; Atos 2:45-46a; Atos 2:47a;
  3. ComunhãoAtos 2.42b;
  4. Solidariedade e cuidado – Atos 2:44; Atos 2:46c; Atos 2:47d;
  5. A Ceia do SenhorAtos 2:42c; Atos 2:46b;
  6. Sinais e Prodígios – Atos 2:43.

Quero destacar as características de uma Igreja verdadeira, a saber:

O Estudo Bíblico, a Oração e Adoração, a Comunhão e a Ceia do Senhor.

Aplicação Prática:

Sempre que leio o livro de Atos, especialmente o capítulo dois, onde temos a manifestação do Espírito Santo, fornecendo o poder de Deus, para a Igreja Primitiva ser impulsionada, manifestando-se para o mundo do primeiro século, me salta aos olhos o versículo quarenta e dois e a palavra em língua portuguesa dedicar” na tradução “Nova Versão Internacional” ou “perseverar” na tradução “Almeida Revista e Atualizada”.

Quando lemos o texto de Atos 2, imediatamente vem à nossa mente a questão do poder de Deus e sua manifestação sobrenatural no dia de Pentecostes, mas a questão que destaco é a importância dos primeiros cristãos, participando ativamente, dedicando-se de forma natural à comunhão com Deus e com todas as atividades da igreja.

Reflita sinceramente:

Eu posso hoje ser comparado, com aqueles cristãos da igreja primitiva, na dedicação e na perseverança da mensagem do evangelho que eu creio?

Como cristãos, que cremos na mensagem do Evangelho, devemos pertencer a uma Igreja genuinamente cristã:- que tem a Bíblia como regra de fé e prática do nosso comportamento, desta forma testemunharemos para o mundo o milagre da transformação que Deus realizou e continua realizando em nossas vidas, chamando-nos para sua Maravilhosa Graça.

Quero destacar que não podemos ficar indiferentes à tão grande salvação:- desejaremos participar ativamente, com muito amor, dedicação, perseverança na obra do Senhor, como aqueles cristãos da igreja então formada o faziam, vejamos as características que eles possuíam em seu estilo de vida e comportamento, e que se tornam marcas distintivas em nossa vida cristã:

  • Dedicavam-se ou perseveravam na Comunhão: Os primeiros cristãos não ficavam indiferentes à pregação do evangelho, eles desejavam buscar a Deus individualmente em suas casas e também tinham prazer de estarem juntos na igreja. A comunhão era algo visível, tanto no sentido vertical em estarem conectados à presença de Deus, quanto no sentido horizontal em estarem juntos e ligados uns aos outros em amor. A igreja possuía um interesse comum, um cuidado mútuo entre os cristãos. Eles estavam unidos no amor e fé cristã, tinham prazer em estarem reunidos, adorando a Deus na igreja e também em seus lares. Este é um dos motivos porque devemos participar de uma Igreja para podermos testemunhar o amor de Deus em nossas vidas e também na vida daqueles que o Senhor chamar.

igreja-primitiva

i-am-the-bread-of-life-yo-soy-el-pan-de-vida1

  • Dedicavam-se ou perseveravam na Adoração: Eles sabiam da importância de prestarem culto ao Deus invisível, ao Deus que eles agora puderam compreender e experimentar através da fé na mensagem salvadora de Jesus Cristo, pregada agora pelos apóstolos que haviam recebido o poder do alto para poderem pregar a Palavra de Deus com ousadia, com intrepidez. Então mantinham comunhão e reuniões nos lares dos primeiros cristãos, se reuniam para compartilhar a palavra em suas casas, mas também adoravam a Deus, prestando Culto ao Senhor na Igreja, onde poderiam escutar a Palavra de Deus sendo pregada, participar de momentos de adoração ao Senhor, cantando para Deus e também participarem da Ceia do Senhor, declarando para o mundo sua fé no Salvador Jesus Cristo.

people-2585962_1920

img_76315a-140295-07b7e6-62a22c-0540e5-e4f3d5

  • Dedicavam-se ou perseveravam na Ceia do Senhor: Jesus quando esteve entre nós, se reuniu com seus apóstolos e discípulos e compartilhou seu amor. Quando Ele foi levado aos céus, deixou a promessa do Espírito Santo para os apóstolos, e estes ao receberem o seu poder, transmitiam para os novos convertidos, os ensinamentos que haviam aprendido do próprio Mestre Jesus, entre estes ensinamentos, estava a Ceia. A Ceia do Senhor, o partir do pão e o beber do cálice do Senhor, representam para o mundo que somos batizados e que cremos na mensagem de Jesus Cristo. É o nosso testemunho vivo que pertencermos ao Senhor Jesus Cristo, após sermos batizados, e que também estamos aqui proclamando sua mensagem e aguardando seu retorno, como a noiva aguarda seu noivo naquele dia glorioso que Ele voltar para buscar sua Igreja.

images-2

Estudo Sobre Ceia do Senhor - Posso Tomar

  • Dedicavam-se ou perseveravam na Oração: O cristão daquela igreja primitiva tinha sede do Deus vivo, buscava a Deus em oração. Sabia que sozinho não poderia viver em um mundo decadente sob o domínio do Império Romano. Da mesma forma, a Igreja primitiva sabia que não poderia enfrentar as perseguições que começou a sofrer, se não buscasse a presença de nosso Deus Soberano, que dia a dia abençoava o crescimento da Igreja, mesmo com as perseguições que se seguiram com os apóstolos e com os primeiros mártires cristãos. Deus estava no comando de sua igreja, como sempre esteve, e o livro de Atos registra que: “o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”  A oração era de fundamental importância para o crescimento e alimento da Igreja do primeiro século, como deve ser hoje, para a igreja do século vinte e um.

p1270023

oracaodejoelhos

  • Dedicavam-se ou perseveravam nos Estudos Bíblicos: Outro ponto importante, na igreja então formada, era a questão do ensino dos apóstolos. Desta forma os novos cristãos eram discipulados, ensinados no ensino dos apóstolos. Os estudos bíblicos, realizados nos lares e na Igreja, eram baseados naquilo que os apóstolos transmitiam a partir do seu entendimento e vivência:- com a mensagem concreta do evangelho de Jesus Cristo que se fez real para eles. Os apóstolos foram testemunhas oculares de nosso Senhor Jesus Cristo. Os apóstolos conviveram com Jesus Cristo e puderam presenciar todos aqueles acontecimentos, envolvendo a morte e ressurreição de Jesus Cristo, bem como a promessa da descida do Espírito Santo que agora se concretizava. Então eles transmitiam os ensinamentos bíblicos, assim os novos lideres e as igrejas que se formariam deveriam fazer o que os apóstolos ensinavam. Neste sentido, hoje, não precisamos inventar novos ensinamentos, mas os seguidores de Cristo, a Igreja de Cristo deve ler, compreender e ensinar a Bíblia, pois todo o ensino apostólico está registrado na Bíblia, a Palavra de Deus para nós no século XXI.

?

download

Estas características são a base e alicerce para nossas vidas como cristãos hoje e para uma Igreja vitoriosa.

Pergunta para refletir: Será que eu tenho me dedicado na obra do Senhor?

deusprioridade

Se desejarmos ser autênticos discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo, deveremos necessariamente observar estas características em nosso comportamento e estilo de vida.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *