Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Vencendo a tristeza, o desânimo e o medo

“O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.”
1 Reis 19:11,12

criacao

O profeta Elias, após vencer o desafio dos profetas de Baal, sofreu a perseguição da furiosa esposa do Rei Acabe, Jezabel que desejava matá-lo.

Elias, exaurido de suas forças físicas e emocionais, caiu em um momento de tristeza profunda, depressão e desejou a própria morte, porém, tocado pelo anjo enviado por Deus para reanimá-lo, caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar ao monte Horebe, o monte do Senhor.

Chegando no Monte Horebe, entrou numa caverna e ali passou a noite.

Naquela caverna Elias conversou com Deus que lhe perguntou:

E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias” 1 Reis 19:9

Elias, desanimado diante dos acontecimentos que viveu, respondeu para Deus:

“Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.
1 Reis 19:10

E Deus lhe respondeu:

“O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”
1 Reis 19:11

Depois de Elias obedecer a Deus e ficar na caverna, ele pode sentir a presença de Deus, passando através de um forte vento, um terremoto e um fogo sobre aquele local.

Depois de todos aqueles fenômenos da natureza, provocados pela presença de Deus naquele lugar, a Bíblia descreve que houve murmúrio e uma brisa suave.

Depois de Elias presenciar o sobrenatural de Deus, ele ficou com muito medo dentro da caverna.

A Bíblia descreve os fatos que aconteceram em seguida, vejamos os versículos bíblicos:

Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? “
Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.
O Senhor lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.
Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.
1 Reis 19:13-16

Quando confiamos em Deus, como o profeta Elias confiava, Deus nos ajuda a superar as lutas e batalhas da vida, as perseguições, mas antes de podermos ter uma resposta final de Deus, passaremos pelos cuidados de Deus, mesmo quando estivermos com medo e escondidos em nosso próprio entendimento.

Elias estava se protegendo na caverna. Na caverna Elias venceu a tristeza, o desânimo e o medo.

sem-titul

Nós, quando passamos por problemas, ficamos escondidos dentro do nosso próprio entendimento e visão humana. Não conseguimos visualizar o final da circunstância desfavorável.

Fugimos da situação, como Elias fugiu de Jezabel. Porém, quando buscamos a Deus, como Elias buscava a Deus (antes do problema da perseguição que teve por Jezabel), Deus possibilitará a nossa salvação, a solução do problema, porque Ele é nosso Pai e está sempre cuidando de nós.

Poderemos passar por momentos na caverna, mas nestes momentos de escuridão da nossa alma, onde a tristeza, o desânimo e o medo poderão estar tomando conta da nossa vida, devemos nos esforçar e continuar a buscar a presença de Deus em comunhão, em oração.

Somente Deus poderá nos tirar da caverna da tristeza, do desânimo e medo.

criacao1

Deus no final sempre nos dará a resposta certa, nos mostrará o caminho a seguir.

Aplicação Prática:

Depois de todas as perseguições que o profeta Elias sofreu de Jezabel, ele conseguiu superar a todas e pode estar em paz.

Elias pode ouvir a voz de Deus na caverna, apesar do terremoto, do vendaval, do perigo de fogo que estava ao seu redor. No final pode receber a direção de Deus para sua vida.

A vida de Elias prosseguiu e não terminou naquele momento.

Vida que teve continuidade, apesar das lutas, das perseguições, dos terremotos, do vendaval, dos incêndios e do medo que o afligia, diante de todas estas situações inusitadas, pelas quais ele vivenciou.

Na vida cristã, não estamos protegidos e imunes aos problemas inesperados que a vida nos apresentará.

frustracao-2

Devemos buscar sempre uma vida de adoração e comunhão com Deus.

pray-outside-your-faith

A nossa preparação para os problemas de hoje e os que virão é estarmos na presença de Deus, porque, como humanos, nunca estaremos preparados para enfrentarmos o inesperado sozinhos e certamente, iremos sofrer, ficar tristes e chorar, ficar assustados, desanimados, com medo e ansiosos em relação ao desconhecido.

medo1

Certamente, como humanos que somos, o desânimo é algo possível em nossas vidas, teremos medo, ficaremos tristes, às vezes até depressivos, como o próprio profeta Elias ficou, mas se estivermos ligados ao Criador, receberemos o toque de Deus para nos animar, nos tirar de momentos depressivos, nos levar para novos objetivos, como Deus fez com Elias, permitindo que ele fosse para a caverna, que estava lá no Monte Horebe, o monte do Senhor e ali recebesse refrigério e ânimo para prosseguir.

Tendo uma vida de relacionamento com Deus, poderemos enfrentar as vicissitudes desta vida, todas as mudanças que nos sobrevirão, com a ajuda da presença de Deus, falando conosco no meio das dificuldades.

sondasorar

Passaremos nesta jornada cristã por problemas diversos: relacionamentos complicados, problemas financeiros, doenças, problemas físicos, emocionais e espirituais.

Problemas hoje, como o desemprego, a falta de perspectivas, a falta de motivação, diante de um país que vive o caos social, outras vezes passaremos por diagnósticos médicos e doenças que não gostaríamos de ter, mas teremos que enfrentá-las, outras vezes ainda teremos que conviver com a perda de um familiar ou amigo.

Lutas e mais lutas, problemas e mais problemas nos levarão para a caverna do Senhor.

Os problemas nos levam para a presença de Deus.

valetristeza

Quando estivemos na caverna da oração, da busca por respostas, certamente Deus nos responderá e nos dará uma resposta leve e suave, como a brisa após um momento de perturbação e terremoto.

Que Deus te ajude hoje a prosseguir, apesar das lutas, dos problemas que você enfrenta.

A vida seguirá após a caverna da oração, da superação de nossos problemas com a ajuda do nosso Deus e Pai Celestial. Ore, busque a presença de Deus em oração.

Pr. Luiz Francisco Contri

4 Comentários

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *