Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Vencendo as batalhas da vida

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”
Salmos 27:1

inimigosbatalha

 Existem dias que acordamos e por mais fé que tenhamos em Deus, ainda assim as preocupações com os problemas da vida e com nossos inimigos reais nos trazem a sensação de medo e angústia em nossa alma.

Com Davi não era diferente. Davi vivia uma relação de fé e confiança em Deus, mas mesmo assim, como um de nós, vivia nesta alternância de confiança em Deus e medo dos seus inimigos.

O Salmo 27 é uma declaração de fé e confiança em Deus que é o nosso refúgio, nossa luz e salvação no meio das adversidades e aquelas que virão e que nem imaginamos poderão se tornar reais.

As batalhas da vida virão nesta semana.

batalhasdavida

Algumas são conhecidas de nós, algumas nem imaginamos e poderão vir a acontecer.

Somente Deus pode nos dar a luz em meio a escuridão provocada por nossos problemas.

Somente Deus poderá nos salvar das mãos de nossos inimigos.

Tem dias que somos bombardeados por problemas de todos os lados, problemas que certamente parecem maiores do que a capacidade humana que teremos para enfrentá-los.

O importante é hoje estarmos firmes nas promessas do Criador e neste relacionamento pessoal firmado através de Jesus Cristo, recebermos de Deus sua proteção diária e sua segurança que não virão pelos nossos próprios recursos, mas por sua provisão, seu cuidado e misericórdia para conosco.

Aplicação Prática:

Deus nos ama e nos alimenta diariamente, provendo seus recursos, seu amor, sua provisão e sustento em meio as batalhas da vida.

Quando você se sentir incomodado com uma preocupação real, procure relembrar das palavras do salmista e até mesmo ler em voz alta este versículo e proclamar:

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? 

O medo nos tira do foco, nos afasta da realidade, inquieta a nossa alma e nos paralisa.

Deus está com você em meio a todos os seus problemas e dificuldades do presente momento.

Tenho certeza que você tem um ou mais problemas. Talvez uma lista de problemas.

lista-de-problemas

Dificuldades diversas: problemas de relacionamento, situações de desemprego, situações que você se sente injustiçado, problemas de dúvidas e incertezas em saber como deve proceder ou qual o caminho a seguir, diagnósticos de saúde que causam muita ansiedade ao seu coração.

Anote estes problemas. Coloque estes problemas diante de Deus em oração.

O salmista nos incentiva a orar: “Ouve a minha voz quando clamo, ó Senhor; tem misericórdia de mim e responde-me.” Salmos 27:7

Diante de tantas dificuldades, confie no Deus que pode todas as coisas, que te abraça e sustenta no meio das batalhas, que resolve seus problemas com seus inimigos, de tal forma que um por um desaparecerão da sua presença.

cargasoracao-5

O salmista em seu momento de convicção e fé declara neste salmo:

“Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante.” Salmos 27:3

Gosto muito da explicação e comentário do teólogo reformado João Calvino que nos diz a respeito do Salmo 27, versículo 1: “Este início pode ser entendido no sentido em que Davi, havendo já experimentado a misericórdia divina, publica um testemunho de sua gratidão. Eu, porém, me inclino para outro significado, a saber, que ele, percebendo o conflito que travara com as mais cruciantes tentações, se fortifica de antemão e, por assim dizer, reúne recursos para confiança; pois é necessário que os santos energicamente lutem consigo mesmos para repelir e vencer as dúvidas que a carne com tanta propensão nutre, a fim de que alegre e desembaraçadamente se dediquem à oração.”

Como santos e separados deste mundo, para glorificarmos a Deus, devemos buscar os recursos que o Criador nos deu para vencermos as batalhas da vida.

Reunir recursos para aumentar nossa confiança em Deus, para repelir e vencer as dúvidas da carne é o significado que João Calvino explicou neste salmo e nos ensina a lutarmos energicamente, conosco mesmos, para vencermos as dúvidas e incertezas que existem em nosso coração, quando estamos lutando com algo que nos oprime.

agendaoracao

O maior inimigo a vencer não é quem se opõe a nós, não são os nossos problemas diários, mas o medo que habita nosso coração.

Um exército humano utiliza de armamentos pesados para vencer os exércitos inimigos.

Jpeg

Como participantes do exército de Deus, certamente temos a consciência que somos soldados do melhor exército do mundo para vencermos os inimigos que se levantarem, mas Deus deseja que estejamos em comunhão com Ele, nos aparelhando, como João Calvino nos ensinou, reunindo recursos e armamentos pesados para vencermos às batalhas da vida, e uma das mais poderosas armas que Deus nos dá para vencermos às dúvidas que virão é a oração.

Busque a Deus no meio das tempestades, confie que Ele é o teu refúgio e proteção, mas ore, ore e ore mais um pouquinho.

Tenha uma vigorosa vida de comunhão com Deus em oração, orando pelos seus problemas, olhando para o alto, olhando para Deus e sabendo que somente Ele poderá dar as respostas que você necessita.

O inimigo não poderá resistir a presença de Deus agindo em você através da oração.

tears-4787733_l

A comunhão intensa com Deus, tirará do seu coração todas as dúvidas, tristezas e ajudarão a repelir o medo, as incertezas e colocar no seu coração a paz, a alegria e a segurança que somente Deus pode lhe dar.

A oração nos traz esperança e a certeza que Deus agirá, portanto devemos permanecer firmes e esperar pelas respostas do Criador e o seu agir em meio às batalhas que estamos enfrentando.

E como Davi afirmou no versículo 14 deste salmo que nos dá a segurança em Deus:

Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *