Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A vida do justo

“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”
Salmos 1:3

wadis

O Salmo primeiro descreve a felicidade do ser humano que coloca sua confiança em Deus.

Quem busca a Deus foge das más companhias e busca a presença de Deus.

Tem prazer em ler a Bíblia. Tem prazer em buscar a Deus em oração.

Tem prazer em estar com outros cristãos em uma Igreja que tenha a Bíblia como única regra de fé e prática cristã.

Este comportamento de seguir os passos de Jesus Cristo, buscando a Deus em oração, orando por seus problemas, orando pelos amigos, preocupando-se com a obra do Senhor, farão toda a diferença na vida do justo, daquele que é justificado por Deus e confia em Deus à sua vida.

Aplicação Prática:

Este salmo (um salmo de sabedoria) mostra os contrastes e diferenças entre a vida dos justos (daqueles que seguem a Deus) e a vida dos ímpios (daqueles que seguem seus próprios caminhos nesta existência).

A diferença é visível na vida dos verdadeiros cristãos que procuram ouvir os conselhos de Deus e não seguem o caminho dos ímpios e nem seus conselhos.

Talvez você já escutou alguém te dizer: “você está perdendo tempo lendo a Bíblia”, ou alguma frase similar à esta, com o intuito de tirar você da presença de Deus.

 Este salmo no primeiro versículo nos alerta: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” Salmos 1:1.

Então, quando você escutar o conselho de algum ímpio, de alguém que vive longe de Deus, não o escute (continue escutando a voz de Deus através da leitura da Bíblia), quando você perceber que algum pecador está se saindo bem, com seu comportamento, com sua conduta (não tenha inveja de sua vida e não o imite), fuja dos seus caminhos (aparentemente bons), mas que não representam o caminho de Deus para sua vida e por último o versículo nos alerta para não nos assentarmos na roda dos zombadores, e você certamente como cristão, será desafiado a dizer “não” para muitas rodas de amigos que não querem saber de Deus.

como-ler-a-biblia-sagrada-e1479254560237

O salmo indica a “bênção de Deus” (a felicidade) sobre a vida dos verdadeiros cristãos, que seguem a Jesus Cristo e dizem “não” para “o mundo” e para as “amizades do mundo”.

jovens23

Isto não significa que você irá se isolar e ficar enclausurado na Igreja e longe do contato com seus familiares, ou com seus amigos que não compactuam do evangelho que você segue.

O verdadeiro cristão irá ter contato com pessoas não cristãs (sem se contaminar com o que estas pessoas acreditam, pensam ou praticam em seu viver), procurando com seu viver diário impactar estas pessoas (não cristãs), com suas atitudes de discípulo de Jesus Cristo, as evangelizando com seu comportamento e também com os ensinamentos de Jesus Cristo.

O versículo três nos remete para uma árvore plantada no deserto, talvez uma tamareira plantada em um deserto, no ambiente de um Oásis bem irrigado.

Assim é a vida do cristão, vivemos em um mundo que é um deserto, vivendo longe de Deus, sem água viva para saciar nossa sede espiritual.

Um mundo que vive unicamente para o prazer e deleite do ser humano nesta existência e que nega a Deus de todas as formas (com religiões e diversas seitas, com filosofias de vida, com obras de caridade, enfim, pessoas que vivem suas vidas, praticando todo tipo de comportamento que nega a Deus e continua vivendo longe de Deus. Pessoas que vivem em função deste mundo material, pensando aproveitar o máximo suas vidas, porque em seu interior, creem realmente que tudo acaba por aqui mesmo).

Como cristãos, somos como esta tamareira (plantada no meio do deserto) e temos a água viva do Oásis que Jesus Cristo representa para nós.

Oasis with date palms (phoenix dactylifera) in Sahara desert

E somos como a árvore plantada em Jesus (enraizada no evangelho de Cristo):-  daremos frutos no tempo certo, nossas folhas não cairão, nem serão destruídas pelas pragas do pecado e da negação de Deus, que contaminou este mundo e Deus nos fará prosperar nos projetos de vida.

tamareira-palmeira

Fechemos nossos ouvidos aos conselhos do mundo e daqueles que não têm condições de nos aconselhar.

Que possamos continuar olhando para Jesus Cristo, lendo os conselhos da Bíblia, produzindo frutos e prosperando no caminho do Senhor.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *