Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Alianças Divinas

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações.

Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.”
Jeremias 31:33

a-lei

 Deus estabeleceu no passado alianças com a humanidade para abençoar seu povo escolhido.

A aliança, ou concerto estabelecido por Deus com a humanidade é:- “um pacto de sangue soberanamente administrado pelo Criador”.

Destacamos alguns pactos estabelecidos:

  1. Aliança do Começocom nossos primeiros pais (Adão e Eva);
  2. Aliança da Preservaçãocom Noé e sua família;
  3. Aliança da Promessacom o Patriarca Abraão;
  4. Aliança da Leicom Moisés;
  5. Aliança do Reinocom Davi;
  6. Nova AliançaAliança da ConsumaçãoÚltima Aliança estabelecida com a humanidade através do sacrifício vicário de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, para o perdão dos pecados da humanidade e o restabelecimento da nossa Comunhão com o Criador, nos salvando e dando a vida eterna.

1.Aliança do Começo – com nossos primeiros pais (Adão e Eva);

Nossos primeiros pais (Adão e Eva) foram alcançados por Deus na chamada “Aliança do Começo”, quando na criação pudemos experimentar a bênção de desfrutar do paraíso preparado para nós homens usufruirmos.

Deus em seus decretos eternos havia preparado algo especial para nós podermos usufruir.

Infelizmente esta aliança foi quebrada por nós homens (queda da humanidade descrita em Gênesis 3) e em consequência da desobediência e pecado da raça humana, recebemos como julgamento de Deus a maldição da morte em nossas vidas e formos expulsos daquele paraíso idealizado por Deus para podermos viver glorificando à Deus e desfrutando das bênçãos do Criador.

Posteriormente na história de salvação da humanidade, Deus continuou nos abençoando, preservando a raça humana nos tempos terríveis da depravação e pecado generalizado que existiu na época de Noé.


2.Aliança da Preservação – com Noé e sua família;

Em Noé, Deus nos abençoou com a “Aliança da Preservação”, em que Deus preservou a raça humana, através da família de Noé e também um casal de animais de todas as espécies que existiam no planeta Terra, tendo Noé após o dilúvio construído um altar ao Senhor e lhe prestado culto. Deus então prometeu para Noé e nós que somos descendentes de Noé, que nos preservaria nesta Aliança de não mais destruir a vida, conforme:O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. Gênesis 8:21.


3.Aliança da Promessa – com o Patriarca Abraão;

Na época dos patriarcas do povo israelita, Deus estabeleceu sua aliança com a comunidade de Israel, através de uma ordem dada a Abrão, que posteriormente teria seu nome mudado para Abraão, esta aliança é conhecida como “Aliança da Promessa”.

“Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Gênesis 12:1-3. E no capitulo 15 do livro de Gênesis temos a descrição de como ocorreu a aliança estabelecida pelo Criador com Abraão.

A aliança com Abraão era formalizada com os israelitas, através dos simbolismo da “circuncisão“, que indicava a inclusão na comunidade, da aliança estabelecida pela iniciativa da Graça de Deus para com seu povo escolhido.


4. Aliança da Lei – com Moisés;

Na história da salvação da humanidade, a Graça de Deus (o favor imerecido para nós, dado por Deus) continuou sendo manifestado através da vida do grande líder de Israel, escolhido por Deus, chamado Moisés. Com Moisés e o povo de Israel, Deus estabeleceu a chamada “Aliança da Lei”.

No capítulo 20 do livro de Êxodo e também no capítulo 5 do livro de Deuteronômio, encontramos a descrição dos dez mandamentos, escritos por Deus, entregues ao líder Moisés no Monte Sinai.

Deus estabeleceu sua aliança com Moisés e os israelitas:

“Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”. Êxodo 19:5,6.

A aliança estabelecida com Moisés é reveladora do pecado, através das leis dadas por Deus e quando algum israelita não cumpria determinado preceito da lei mosaica, deveria oferecer um sacrifício a Deus para o perdão de seus pecados, através da morte e derramamento de sangue de algum animal, podendo ser, por exemplo, uma ovelha sem mácula, dependendo do pecado cometido.


5. Aliança do Reino – com Davi;

Posteriormente em Davi, o pastor de ovelhas escolhido por Deus para liderar a nação israelita como Rei, estabeleceu-se a chamada “Aliança do Reino”. Sob Davi, o reino de Deus chega. Deus estabelece formalmente a maneira pela qual governará seu povo escolhido. No livro de Salmos 78:60-72, Deus se alegra em designar a tribo de Judá e a casa de Davi como seus instrumentos escolhidos para o ato de soberania divina e governo de Deus sobre nós. A aliança de Davi aponta para a vinda do Reino através da última aliança, a “Aliança da Consumação” em Jesus Cristo que morreu pelos nossos pecados e nos resgatou das trevas (de uma vida longe de Deus) para uma vida plena na presença de Deus e nos outorgando à vida eterna.

“Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas, do pastoreio de ovelhas para ser o pastor de Jacó, seu povo, de Israel, sua herança.” Salmos 78:70,71.


6. Nova Aliança – Aliança da Consumação – Última Aliança 

A antiga aliança (descrita no Antigo Testamento) foi ministrada por Abraão, Moisés e Davi, foi profetizada pelo profeta Jeremias, no capítulo 31 (de 31 a 34) onde o profeta descreve a nova aliança que viria e que se consumou com a vinda de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo há dois mil anos. Jeremias descreveu esta nova aliança, como uma aliança que seria escrita em nosso interior, a lei de Deus não seria escrita em tábuas de pedras, mas ficaria guardada na nossa mente, no nosso coração, pois ao entendermos o sacrifício de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, não mais precisaríamos sacrificar animais (ovelhas e outros animais, para podermos pagar pelos nossos pecados) e tão pouco ficarmos querendo nos justificar perante Deus, tentando agradar a Deus, praticando boas obras.

As boas obras serão uma consequência de uma vida entregue nas mãos de Deus, através de Jesus Cristo, mas as boas obras (por si só, sem uma vida que reconheça Jesus Cristo, como Salvador e Senhor, não nos salvarão) nesta vida serão insuficientes para podermos agradar a Deus, justificando nossos pecados, nos aproximando da presença de Deus.

Não existe compensação no Reino de Deus (boas obras não apagam nossos erros).

Deus nos dá sua Salvação de forma gratuita, mas ainda assim, muitos continuarão a negar a Divindade de Cristo e o seu sacrifício na Cruz, não desejarão segui-lo.

Muitos seguirão nesta existência diversos homens que nasceram e morreram como qualquer ser humano, mas não desejarão seguir a Jesus Cristo.

Muitos seguirão religiões, filosofias de vida, crerão em muitos conceitos, mas não desejarão seguir a Jesus Cristo, entregando sua vida para Ele que pode salvar.

Precisamos entregar nosso coração para Jesus Cristo.

coracaoparadeus

Jesus Cristo se fez ovelha por nós, de forma definitiva!

Jesus Cristo pagou na cruz do Calvário, todas as nossas dívidas para com o Criador. O pecado que caiu sobre Jesus Cristo, cometido por toda a humanidade em todas as épocas da história, estava agora pago na Cruz, ao derramar seu precioso sangue por nós pecadores.

Chamamos este ato de Graça de Deus.

Não merecíamos este sacrifício, somos totalmente incapazes de nos aproximar de Deus sozinhos.

Deus se aproximou de nós, através da Cruz de Jesus Cristo e da Mensagem de Salvação.

Sozinhos chamais buscaremos a Deus.

Sozinhos nesta existência jamais teremos tempo para Deus.

Nossa natureza depravada e pecaminosa jamais poderá, por si só, escolher a Deus ou desejar Deus.

Porém, Deus sabendo de nossa fragilidade, nos enviou Jesus Cristo e Ele está te chamando hoje para esta tão grande salvação.

cruz

É Deus que te convida para esta nova aliança e chama seus escolhidos para a salvação eterna.

Deus escolheu seu povo e nação santa, através do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz. Pelo derramamento de sangue de Jesus Cristo se estabeleceu um vínculo eterno com o Criador. Um pacto de sangue realizado pelo precioso sangue de Jesus Cristo derramado em nosso favor.

alianca-com-cristo-transparencia

Jesus Cristo, na última Ceia, realizada antes do dia de sua crucificação nos disse estas palavras:

“Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” Lucas 22:20.

santa-ceia

(Estudo Bíblico escrito pelo Pr. Luiz Francisco Contri, baseado no livro “Cristo dos Pactos”, autor O. PALMER ROBERTSON, Editora Luz para o Caminho (1ª edição, 1997)), colocando suas impressões e comentários bíblicos e teológicos sobre o tema).

Aplicação Prática:

Jesus estabeleceu sua Nova Aliança com todos nós na Cruz do Calvário. Derramou seu precioso sangue por mim e por você. Hoje é o dia da salvação. Hoje é o dia de mudarmos a direção da nossa vida e podermos nos converter (mudarmos de direção):- rejeitarmos este mundo e o que ele nos oferece e caminharmos seguindo os passos de Jesus Cristo. Entregue seu coração para Jesus Cristo. Entregue sua vida para aquele que morreu na Cruz em seu lugar.

Temos hoje a possibilidade de fazermos parte da família de Deus, de estarmos inclusos como povo escolhido de Deus, nação santa que estará para sempre glorificando à Deus.

Nesta Nova Aliança em Jesus Cristo desfrutaremos de momentos inesquecíveis com Deus nesta existência e quando a “data de validade” de nossa vida se findar, estaremos para sempre com Deus, gozando das bênçãos celestiais, preparadas para aqueles que nesta jornada terrena entregaram sua vida para Jesus Cristo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *