Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Crescendo em Cristo

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” 

1 Coríntios 13:11

 Em uma corrida de Fórmula 1 percebemos que o procedimento de largada começa com todos os carros alinhados em um ponto de partida e após ser dada a sinalização para a largada, numa espécie de semáforo, os carros iniciam a corrida, alguns mais rápidos, outros mais lentos, alguns acabam batendo e a corrida termina por ali mesmo, outros nem saem do lugar e alguns começam a mudar de posição, ultrapassando os carros que largaram na frente. A corrida é dinâmica e muitas possibilidades acontecem durante o percurso, como ultrapassagens e mudanças de posição, acidentes ao longo do circuito, problemas diversos nos automóveis, erros dos pilotos e das equipes, mudança no clima e advento de um tempo chuvoso, troca de pneus para o ambiente de chuva. Enfim, para quem está assistindo pela TV é algo que prende a atenção.

jesus-saves

Também é bem definido o ponto de chegada, quando após um número definido previamente de voltas pelo circuito de corrida, existe um fiscal de pista esperando o vencedor e os carros seguintes, sinalizando com uma bandeirada o final da corrida em um determinado ponto do circuito.

A carreira cristã pode ser comparada com esta corrida de Fórmula 1, onde acontecerão situações adversas, cada cristão, como piloto de sua própria existência, irá seguir ao seu Mestre, irá também se aperfeiçoando, buscando caminhar seguindo o piloto perfeito que é Jesus Cristo, no caminho que nos conduz à vida eterna. Enquanto estivermos na caminhada iremos nos aperfeiçoando, enfrentando as adversidades de nossa vida, buscando sempre a maturidade cristã, até o dia que a corrida finalizar e cruzarmos a bandeirada final, sendo promovidos para o lar celestial. Na corrida desta existência terrena, todos os pilotos que estiverem em Cristo serão vencedores pela sua Maravilhosa Graça e receberão galardões, prêmios no lar celestial.

cron04b

Certamente cada um de nós estará em um determinado ponto de aperfeiçoamento nesta jornada cristã, mas estaremos sempre avançando na busca contínua pelo nosso modelo que é Jesus Cristo.

A nossa salvação (justificação, regeneração e união com Cristo) não é o ponto de chegada na vida do cristão, antes é o ponto de partida na vida cristã em busca da maturidade, onde teremos sempre como nosso modelo a vida de Jesus Cristo.

A Bíblia nos ensina sobre a maturidade cristã, no Novo Testamento temos algumas destas transições visíveis, com exemplos de mudanças, comparando a vida cristã, com a mudança que ocorre em nós seres humanos que quando bebês, nos alimentávamos de leite e à medida que começamos a crescer, nossas mães começam a mudar a nossa alimentação e passamos a nos alimentar com alimento sólido, como é a carne.

A mudança de alimentação em nós seres humanos, requerida após nosso nascimento, evoluindo de forma natural em função das exigências nutricionais que ocorrem para que nosso corpo comece a crescer fisicamente, em etapas bem definidas de nossa vida é um modelo praticado pelas famílias e recomendado pelos médicos para que tenhamos uma vida adulta saudável.

crescimento-humano

Da mesma forma em nossa vida espiritual precisaremos nos alimentar de alimento sólido, consistente de tal forma a perseverarmos na fé cristã e também podermos crescer em maturidade.

O apóstolo Pedro em 2 Pedro 1:3, nos ensina que:- Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.”

. E o apóstolo Pedro nos diz que Deus nos deu todas as coisas que necessitamos para uma vida piedosa através do pleno conhecimento daquele que nos chamou (Jesus Cristo).

106294_5350_6

Somos conduzidos em crescimento espiritual para uma vida cristã em santificação contínua com o objetivo de glorificarmos ao Senhor.

O apóstolo Paulo no texto de 1 Corintios 13:11 nos ensina que quando éramos crianças, pensávamos como crianças, mas chegou o momento que deixamos de ser crianças para nos tornarmos adultos. Assim, também é necessário nós amadurecermos em nossa fé cristã.

Aplicação Prática:

Em teologia nós chamamos de “meios de graça” estes instrumentos dados por Deus, que nos conduzem a um vida de santificação e crescimento espiritual.

Considerando os Símbolos de Westminster (utilizados pela Igreja Presbiteriana do Brasil) poderíamos destacar que Jesus Cristo nos comunica suas bênçãos da redenção, através de suas ordenanças: a Palavra de Deus (Bíblia), os sacramentos (Batismo e Ceia) e a oração.

Como eleitos e salvos em Jesus Cristo deveremos buscar esta comunhão diária com Deus, através de nossos momentos devocionais, em que seremos conduzidos à presença do Criador em oração, procuraremos lendo sua Palavra, ouvirmos Sua voz, para que a Palavra se torne eficaz em nossas mentes e corações, nos trazendo conforto, nos edificando no conhecimento de Deus.

A leitura da Palavra de Deus é algo obrigatório e prazeroso na nossa vida de crescimento espiritual. A leitura bíblica diária alimentará nosso espírito, nos ajudará a pensar, a crer em Deus e suas promessas, a viver pela fé, transformando interiormente nosso comportamento, nosso agir e nos impulsionando para a proclamação do evangelho para aqueles que ainda não conhecem a mensagem de salvação em Jesus Cristo.

biblia-palavra-de-deus1

Jesus orou ao Pai para que pudéssemos nos tornar santos, crescer espiritualmente, avançar em maturidade através da Palavra de Deus: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17).

A leitura da Bíblia não é uma leitura em busca de conhecimento cultural ou técnico, onde adquirimos conhecimento de histórias do passado, ou de aprendizado de personagens bíblicos.

O conhecimento de Deus através da leitura de sua Palavra alimenta nosso espírito e nos leva à presença de Deus, nos conduz em adoração e louvor ao Senhor, ao objetivo desejado de nossa existência de glorificarmos a Deus com nossa vida, de prestarmos culto ao Criador.

Ao lermos a Palavra de Deus, o Espírito Santo irá confortar nosso coração, esclarecendo as dúvidas que temos, trabalhando em nossa mente, eliminando nossa ansiedade, aumentando nossa fé, dando paz e calma ao nosso coração, tirando o medo, dentre outras possibilidades de transformação que acontecem em nosso interior. O Espírito Santo irá gravar a Lei de Deus em nosso coração. Estaremos ligados ao Criador não por conceitos religiosos, mas pela mudança interior realizada pela ação do Espírito Santo de Deus ao lermos Sua Palavra.

Precisamos também como cristãos termos momentos íntimos de comunhão diária com Deus, através da oração.

Quando Jesus esteve presencialmente aqui na Terra, Ele reservava momentos íntimos de comunhão com Deus Pai, ao se retirar para orar e estar conversando com Deus.

oracao4

Como discípulos de Jesus, necessitamos nos alimentar de Deus, através do hábito de oração, sendo este um princípio elementar em nossa vida cristã.

A oração nos conduz à presença de Deus, possibilita que sejamos conduzidos pelo Espírito Santo para colocarmos as nossas solicitações, nossos agradecimentos submissos à Vontade de Deus, conforme a referência bíblica no livro de Efésio 6:18: “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.”

Quando oramos temos consciência que estamos conversando com o nosso Pai Celestial. Somente os que estão salvos em Cristo Jesus, tem a Deus como Pai. Em Jesus somos filhos de Deus: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,” João 1:12.

Como cristãos entramos na família de Deus, nos arrependendo dos nossos pecados, confessando Jesus Cristo ao mundo, como nosso Salvador, ingressamos na comunidade dos Santos, a Igreja militante aqui na Terra, através do batismo e participaremos também da Ceia do Senhor.

the-family-god-is-looking-for

Como cristãos devemos utilizar destes meios de Graça, fornecidos por Deus para nosso aperfeiçoamento e crescimento, para que possamos desenvolver a nossa fé: “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” 2 Pedro 3:18.

Que possamos buscar a comunhão, crescimento na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que tenhamos amor real por Deus e pelos que estão longe do Criador.

Que dediquemos nossa vida à santidade e busca pelo crescimento espiritual.

Que as pessoas que não conhecem a Jesus possam vir a conhecê-lo pelo nosso comportamento, vida cristã e também pela proclamação da mensagem de salvação ensinada por nós.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *