Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Levanta-te e anda!

“Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.
Marcos 2:10,11

paralitico

 Jesus Cristo quando esteve conosco realizou trinta e cinco milagres. Os milagres de Jesus tinham por objetivo atestar para a humanidade a Divindade de Cristo, que Ele era o Messias esperado pelo povo de Israel e que estava entre nós para cumprir a missão especial dada por Deus Pai, para que Ele como Unigênito do Pai, pudesse nos religar à sua Presença, cumprindo na Cruz do Calvário, o propósito de perdoar os pecados da humanidade que vivia e que vive hoje longe do Criador, nos justificando perante Deus, dando-nos sua Paz e a salvação eterna.

Desta forma Jesus nos disse que os milagres (os sinais e maravilhas realizados por Jesus) eram necessários para que nosso coração duro e longe de Deus pudesse acreditar que Jesus era Deus Conosco, agindo aqui na Terra, conforme dito em: “Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”.
João 4:48

No contexto de Marcos capítulo 2, versículo 2, percebemos que Cristo estava pregando a Palavra de Deus nesta casa do paralítico de Cafarnaum.

Sua missão em salvar vidas e trazer a mensagem de Paz e Esperança de Deus que nos transforma, que nos liberta de nossos pecados e nos converte na direção do Criador e é muito maior do que a possibilidade de cura de um defeito físico que ocorreu naquele momento nesta casa.

O defeito físico, o estado físico de ser paralítico ficaria certamente restrito apenas à esta existência.

Jesus Cristo estava lá preocupado com toda aquela multidão, ciente que precisava resgatar dos seus pecados, da sua desobediência em viver uma vida longe de Deus e trazê-los para a realidade de uma vida especial com Deus aqui na Terra e quando aquele povo fosse morrendo individualmente, pudessem cada um deles terem a possibilidade de perdoados por Deus, lavados pelo sangue do Cordeiro, entrarem na presença de Deus, nas moradas celestiais que Deus preparou para todos que seguirem a Jesus Cristo aqui nesta jornada.

man-kneeling-prayer-cross-water

 Aplicação Prática:

 Interessante como este texto bíblico nos mostra claramente as intenções e motivações do nosso coração pecaminoso, que se não for chamado por Deus para a salvação eterna, através de uma vida de fé em Jesus Cristo, estará restrito a buscar apenas os benefícios imediatos do que Deus pode oferecer, de suas bênçãos, mas não desejará ter uma vida de relacionamento profundo com o Criador, através da salvação dada por Cristo, que certamente nos impulsiona para uma mudança de estado muito maior do que apenas uma mudança física e de bem estar momentâneo e passageiro.

Aquela multidão estava lá porque já ouvira falar que Jesus realizava milagres.

Poucos eram seus discípulos e seguidores verdadeiros que estavam ali ao seu lado, porque criam que Ele era o Messias prometido por Deus para Israel.

entregaajesus

E ao redor deste cenário de curiosidade, de busca por benefícios imediatos, chegou um paralítico deitado numa maca e levado por quatro pessoas, que não tiveram outra opção, a não ser trazer o paralítico até a presença de Jesus, por uma abertura no teto da casa, dado a centena de pessoas que estavam na casa e ao seu redor.

Neste cenário em que Jesus pregava a Palavra e as pessoas esperavam por milagres, estavam também as autoridades judias, analisando e confrontando o que Jesus dizia, com o que elas criam e neste texto, mais uma vez é demonstrado como elas no seu íntimo acreditavam que Jesus era um impostor, alguém que blasfemava por se colocar na posição divina entre nós, quando dizia que os pecados do paralítico estavam perdoados.

Aquela mensagem de perdão dos pecados:-  era uma afronta para a realidade religiosa das autoridades judaicas, que não reconheciam Jesus Cristo como o Messias prometido, apesar de constatarem os milagres realizados por Ele.

O que aconteceu de fato na vida daquele paralítico?

No cenário desta casa, o paralítico de Cafarnaum foi salvo por Jesus, e pode levantar-se e ter uma mudança total em sua vida, uma transformação de estado de pobreza, em que se encontrava, pela sua debilidade física, mas principalmente, por ter agora a possibilidade de transformado internamente (quando Jesus perdoou seus pecados, poder seguir a Deus) e transformado exteriormente (quando recebeu a cura para sua enfermidade) poder ser um cidadão normal e trabalhar naquela sociedade de sua época.

Algumas aplicações possíveis para nossas vidas em pleno século XXI:

  1. A mensagem de transformação de Deus,  através de sua Palavra em nossas vidas, a mensagem da salvação em Cristo Jesus é o objetivo maior que devemos alcançar. Uma vida de relacionamento com Deus é maior do que qualquer bênção que Deus pode nos dar (como foi o caso da cura física do paralítico. se ele não tivesse seus pecados perdoados por Deus, sua vida estaria restrita apenas a momentos físicos normais nesta existência, mas Cristo o resgatou para a eternidade);
  2. Cristo nos salva dos nossos pecados, nos resgata e liberta de uma visão errada que temos do mundo e de Deus (antes de conhecê-lo). Cristo nos proporciona a bênção da salvação eterna e de uma transformação diária, quando o seguimos aqui na Terra, tendo uma vida de comunhão e relacionamento pessoal em oração, lendo sua Palavra, participando ativamente de uma Igreja, tendo comunhão com Deus e com os irmãos em Cristo.
  3. Cristo nos ordena levanta-te e anda. Mesmo não sendo paralíticos fisicamente, quando não conhecemos a Deus, podemos nos considerar paralíticos espirituais, ficamos presos ao que vemos e  somos consumidores de benefícios desta existência, vivemos restritos à uma visão mesquinha do mundo, à uma visão egoísta e egocêntrica, onde o centro do mundo é nossa própria vida, não consideramos as pessoas que estão ao nosso redor (no nosso pensamento e vocabulário, estará certamente a frase: “primeiro eu”), não consideraremos Deus nos nossos projetos de vida. Uma vida sem propósitos. Quando ouvimos a Palavra de Deus, quando o Espírito Santo de Deus age em nossos corações, então ocorrerá a transformação total em nós. Nos levantaremos da letargia (quando não conseguimos reagir por nós mesmos) e morte espiritual em que estávamos acostumados a viver, nos levantaremos da escravidão de uma vida material e longe de Deus. Nos levantaremos da escuridão das trevas e da cegueira em que nos encontrávamos e caminharemos na luz de Jesus Cristo.

A salvação em Jesus Cristo nos levanta para a vida, nos tira de nossa visão deformada do mundo e de Deus, nos transforma para o modelo da perfeição que é Jesus Cristo e caminharemos diariamente com Cristo, em comunhão diária, lendo a Palavra de Deus, conversando com o Criador em oração, tendo paz perene em nossos corações, venceremos as batalhas da vida, teremos uma fé real que nos possibilitará avançarmos continuamente, independentemente das tempestades da vida que virão.

faces-1

Com Cristo em nossas vidas, o milagre da salvação eterna acontecerá! Não ficaremos indiferentes, desejaremos seguir a Jesus, desejaremos andar na direção do Mestre:- em comunhão diária (lendo a Bíblia, orando), nos mexer, levar pessoas para Cristo, fazer algo na Igreja, estar nos eventos que a Igreja promover, estar adorando a Deus no Culto Dominical.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *