Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Toda minha esperança em Deus

“Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.
Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.”
Salmos 40:1-3

escolhido-por-deus

 O salmo 40 é uma canção de louvor e ao mesmo tempo reflete o lamento do seu escritor Davi.

Não sabemos a idade que Davi tinha quando escreveu este precioso texto bíblico, mas é certo que ele o escreveu quando já havia adquirido maturidade espiritual, pois percebemos uma profunda reflexão com presença de situações diferentes de vida, apresentadas no texto, como:- o louvor, as ações de graça pelos livramentos acontecidos e sua gratidão a Deus, o reconhecimento de sua própria maldade e pecado, seus pedidos de libertação.

 Assim como nós hoje passamos por momentos alegres e momentos difíceis, assim era Davi em sua época e neste salmo ele retrata muito bem este cenário do viver cristão:- em meio às lutas da vida, ao enfrentamento do nosso próprio pecado, o reconhecimento dos nossos erros, nos arrependendo e buscando a presença de Deus, nossas necessidades de caminharmos com Deus, nossos muitos motivos de louvor e gratidão pelo que Deus já fez, enfim nossa dependência do Criador e nossa luta diária em busca da maturidade e modelo que é Cristo.

Aplicação Prática:

Davi já havia passado por diferentes experiências de vida que o levaram a escrever este maravilhoso texto, reflexo de uma vida que compreende a dimensão de Deus, que reconhece o Criador e sabe que somente em Deus sua esperança poderá ser alcançada.

Importante percebermos o que Deus faz para aqueles que Nele confiam, para as pessoas que buscam a Deus sinceramente, que entregaram sua vida para Deus e vivem pela Graça de Deus, pelos méritos de Jesus Cristo conquistados na Cruz do Calvário.

Certamente somos como Davi, sujeitos à nossa natureza pecaminosa e a possibilidade de cairmos em tentação.

Viveremos nossa existência pela Graça de Deus, através de Jesus Cristo, habitando em nossos corações, mas não estaremos imunes às influências do pecado em nossas vidas.

Precisaremos ter uma vida de comunhão com Deus e de enfrentamento diário e luta contra Satanás que irá nos tentar.

Muitas vezes lemos as histórias bíblicas, relativas à vida de Davi, e quando chegamos no ponto que envolve o pecado envolvendo o adultério do Rei Davi com a jovem Bate-Seba, lemos o texto:  “Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho,  e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”.  Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa.  A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida.” (2 Samuel 11:2-5) e ficamos chocados e até pensamos, isto é terrível. Concluímos pensando:- Davi adulterou, caiu em pecado.

daviebate-saba

Quando lemos o texto bíblico ficamos horrorizados com o Rei Davi e chegamos até a pensar que isto nós não faríamos, não pecaríamos como Davi.

Porém, Deus permitiu o registro nas escrituras das histórias de homens e mulheres, como nós somos hoje. Homens e mulheres que mesmo conhecendo a Deus, estão sujeitos à sua própria natureza pecaminosa, que luta para voltar a existência (mesmo sendo salvos em Jesus).

A luta contra o pecado é diária e faz parte da vida de um homem e de uma mulher cristã.

Para vencermos as tentações e não consumarmos o pecado, que nos rodeia tão intensamente, precisamos estar ligados com Deus, em uma vida de comunhão constante com o Criador, na dependência de Deus. E isto, não é de vez em quando, é sempre, diariamente.

Se não estivermos buscando a Deus (conectados com Deus em oração e lendo sua Palavra) estaremos sujeitos à nossa fragilidade humana e natureza pecaminosa, diante das ações malignas e tentações que virão sobre nós.

Interessante que Davi mostra claramente neste Salmo, o que Deus faz para quem Nele espera:- Deus o perdoa e o restaura novamente para uma vida com Deus (quando existe arrependimento sincero e reconhecimento do erro cometido, do pecado existente e consumado e lutaremos para não mais o cometermos), Deus o purifica da lama do mundo, das influências pecaminosas e destruidoras que o mundo irá nos oferecer para nos tirar da comunhão com Deus, Deus muda a nossa vida, nos transforma, nos estabelece em servos dependentes do Criador, Deus nos dá a paz e a alegria verdadeira de quem se entrega para Ele com todo o seu coração.

Deus nos possibilita uma vida de esperança e crescimento espiritual, em meio ao ambiente de deserto que convivemos:- com um mundo longe da vida, longe do Criador.

esperanca

Que Deus nos ajude a entregarmos nossas vidas de forma irrestrita para Ele, reconhecermos a salvação oferecida por Ele na Cruz do Calvário por Jesus Cristo, procurarmos nesta existência caminharmos seguindo os passos de Jesus, vivendo uma vida de paz, alegria e segurança. Vivendo uma vida diferenciada de comunhão constante com Deus, dependência de Deus em oração e leitura de sua Palavra, luta constante contra as tentações oferecidas pelo mundo, luta constante contra as investidas do maligno.

Que possamos proclamar como Davi:- coloquei toda a minha esperança no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.

a-paz-de-cristo

Viva sua vida com Deus. Ele é o Deus da Esperança que se concretiza!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *