Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Definindo prioridades

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Lucas 10:41-42

 As duas irmãs Marta e Maria viviam no povoado de Betânia (João 11:1). Um certo dia elas receberam a visita de Jesus Cristo em sua casa.

marta-e-maria-e-jesus

Da mesma forma que desejamos receber bem alguém que virá em nossa casa e para isto, precisaremos arrumar a casa e deixá-la limpa, preparada para receber o visitante, assim, também aconteceu na casa de Marta e Maria. Marta estava preocupada com as atividades do lar, ocupada na cozinha, enquanto, Maria havia recebido Jesus.

Uma oportunidade que Maria valorizou bastante. Ela sabia da importância da presença de Jesus em sua casa. A Bíblia descreve este mesmo episódio no Evangelho de João 12:1-3, nos transmitindo informações relevantes sobre esta visita, sob a ótica do evangelista João, complementando aqui as informações do evangelho de Lucas.

Elas desejavam realizar o seu melhor para que Cristo pudesse ser bem recebido em sua casa.

Marta preparava o jantar e estava ocupada com os afazeres domésticos, conforme João 12:2: “Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele.”

Maria então derramou um perfume sobre os pés de Jesus Cristo, enquanto este estava à mesa conversando com Lázaro, conforme evangelho de João 12:3: “Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.

martamaria2

A Bíblia descreve que Maria se sentou aos pés de Jesus Cristo e estava ali ouvindo e prestando muita atenção nos sábios ensinamentos do Mestre, conforme descrito no evangelho de Lucas, versículo 39, enquanto, Marta estava preocupada com as atividades relativas ao jantar.

Em determinado momento, Marta preocupada com o jantar, reclamou para Jesus Cristo, em Lucas 10:39-40:

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!

Contextualizando este texto e trazendo para os dias atuais, poderíamos imaginar que fosse um pequeno conflito familiar entre as duas irmãs, em que Marta deve ter pensado: “enquanto eu estou aqui correndo, trabalhando para preparar o jantar, Maria está tranquila, descansando. Neste sentido pediu para Jesus:- pede para ela me ajudar”.

E Jesus em toda sua sabedoria de Mestre e Deus conosco, respondeu prontamente para a reclamação de Marta, em Lucas 10:41:42:  “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária.”

Pense nisto. Reflita nesta frase de Jesus Cristo para Marta: “apenas uma é necessária“.

depositphotos_47016701-stock-photo-clock-and-bible-on-wood

O tempo está em nossas mãos e você pode escolher diariamente um horário para cumprir o que Jesus disse para Marta. Muitas serão nossas atividades, todos os dias sem exceção, mas precisamos escolher termos momentos espirituais na presença de Deus. Escolha um horário, priorize um horário para Deus, escolha na sua agenda, um horário para ler a Bíblia e orar diariamente.

Estamos com tantas atividades, como Marta e Maria também estavam envolvidas, mas precisamos entender que a atividade que agradará ao Senhor Jesus, serão nossas atividades espirituais, nosso momento íntimo de comunhão diária com Deus.

Jesus, com Sua Presença Santa, transformou a rotina daquela família, restaurando e modificando as personalidades presentes de Marta, Maria e Lázaro, com seus ensinamentos e conselhos.

Jesus deseja transformar a rotina de nossa família, com sua Presença. Para isto precisamos enxergar a importância de priorizarmos os valores espirituais em nossa vida diária, como a leitura da Bíblia, a Palavra de Deus e também, termos momentos de comunhão diária em oração.

familia-jantar-12654

Aplicação Prática:

Em nosso mundo contemporâneo muitas são as correrias da vida moderna e todo o mundo está correndo atrás de algo. Alguns buscando a felicidade nas coisas materiais. Outros, lutando apenas pela sobrevivência, pelo pão nosso de cada dia, mas independentemente da classe social, o ser humano se modificou totalmente, nos últimos cem anos, de uma vida mais simples, em atividades mais ligadas à agricultura e ao campo, para atividades urbanas e industriais que cada vez mais contribuem para sua desumanização e para seu afastamento de Deus e dos valores espirituais.

Diariamente acordamos já com muitas preocupações, com muitas atividades desgastantes em nossa mente, que afetam nosso humor, nosso ânimo e a disposição para pensarmos em Deus. Focamos nos nossos problemas e saímos correndo para resolvê-los, mas esquecemos de buscar a Deus e possibilitar que Deus acalme nosso coração e nos ajude na caminhada.

preocupacaohomemmoderno

As pessoas há duzentos anos, eram mais calmas e tranquilas, viviam sua vida com mais saúde, vivendo um dia de cada vez.

Se pensarmos nas atividades e no modo de vida do século XIX, veremos que eram raras pessoas que morriam de infarto do miocárdio ou mesmo AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença conhecida popularmente como derrame.

Estas doenças eram praticamente inexistentes, ou aconteciam num nível bem inferior, aos índices destas mesmas doenças no final do século XX. As pessoas morriam por outras razões, ligadas principalmente às condições de saúde pública. Uma das doenças mais temidas no século XIX era a cólera. Em 1854, Londres enfrentava o maior surto de cólera de sua história. A cólera era uma doença intestinal caracterizada por diarreia intensa e desidratação.

Percebe-se já no século passado, no século XX, convivemos com novas doenças advindas com a modernidade, como o infarto e o AVC, oriundas da mudança do estilo de vida do homem moderno, que deseja fazer suas atividades mais rapidamente, em menos tempo e para isto, sacrifica seu tempo e sua saúde.

Estamos inquietos com muitas coisas, pensamentos que bombardeiam nossa mente diariamente, preocupados e com nossa ansiedade destruindo nosso ânimo, desgastando nossas vidas. 

Com estas situações diárias que vivenciamos, certamente nos acompanharão o estresse emocional, as pressões de todos os lados e “ufa“, ninguém tem tempo para mais nada, todos estão com sua agenda lotada, todos estão irritados e com conflitos por todos os lados.

Estamos todos atrasados em relação a algo para cumprir e nos sentindo devedores de alguém.

agendalotada

Diante deste cenário que vivemos, torna-se amplamente aplicável às nossas vidas, o conselho dado por Jesus à Marta: “apenas uma coisa é necessária“.

A Bíblia nos traz à nossa mente, através do ensino de Jesus Cristo, a importância de priorizarmos nossas atividades e colocarmos em primeiro lugar em nossa agenda, as atividades espirituais.

As duas irmãs trabalharam para aquele jantar: Maria derramou um perfume aos pés de Jesus e ficou ouvindo seus conselhos, enquanto Marta, estava, apenas, preocupada com sua casa e o jantar.

Jesus destacou a atividade espiritual e a maturidade cristã de Maria em detrimento de Marta. Jesus disse para Marta: “Maria escolheu a boa parte”.

Hoje, Jesus Cristo, continua passando pelas nossas casas espiritualmente e analisando nossas vidas, desejoso que possamos escolher, como Maria escolheu:- “a boa parte“.

A boa parte significa pensarmos em primeiro lugar, em cada dia que acordarmos: em agradecer ao Senhor Jesus pela nossa vida, buscá-lo em oração e comunhão, lendo sua Palavra e ouvindo à sua voz.

Todos desejamos fazer o nosso melhor para Jesus. Porém, muitas vezes, somos como Marta, até estamos realizando alguma atividade religiosa, preocupados em agradar ao Mestre Jesus, mas nos esquecemos que em primeiro lugar, devemos estar com nossa vida espiritual aos pés de Jesus Cristo, como Maria estava, derramando nossas orações aos pés de Jesus, em comunhão plena com o Mestre.

Podemos até fazermos como Marta fez, coisas boas para o progresso do evangelho em nossa Igreja, ou em nossas atividades seculares, poderemos trabalhar muito, mas em primeiro lugar, devemos estar atentos para o nosso interior, para o cuidado diário com nossa vida espiritual.

Realizar um bom jantar, como Marta realizou, não terá o mesmo valor para o Mestre Jesus, se em nosso interior, estivermos com um coração e mente focados apenas no trabalho (reclamando como Marta reclamava), e não focados no objetivo maior que é agradar a Jesus, com nossas vidas em comunhão diária em Sua Presença.

A Bíblia também nos ensina priorizarmos nossa vida espiritual, quando Jesus nos diz no evangelho de Mateus 6:33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

tempoeablibliaampulheta

Priorize Deus em sua vida!

Priorize momentos diários devocionais de comunhão com Deus, buscando apresentar ao Criador, um coração grato e tranquilo, desejoso sempre de agradá-lo com suas atividades na Igreja, mas em comunhão constante, orando em nome de Jesus Cristo, lendo a Bíblia.

como-construir-um-relacionamento-intimo-com-deus

As promessas bíblicas são reais e nos dizem que quando priorizarmos Deus em nossas vidas, todas as outras coisas nos serão acrescentadas.

Que Deus nos ajude na caminhada cristã, a valorizarmos nossos momentos devocionais e buscarmos a Deus com um coração desejoso de ouvirmos sua voz, orando e lendo sua Palavra.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *