Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Guiados por Deus

“que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim.”
Salmos 48:14

 Este salmo se insere nas canções judaicas que eram cantadas em ocasiões particulares e celebravam a majestade de Jerusalém, bem como seu significado na história da salvação, como cidade de Deus, do Monte de Sião, a cidade do nosso Deus e grande Rei. Em conjunto com os salmos 46, 76, 84, 87 e 122, o salmo 48 pertence ao grupo de canções denominadas “Canções de Sião“.

??????????????????????????????????????????????????????????

A celebração da cidade de Jerusalém, acontecia não por uma questão humana, de comemoração simples de um aniversário de uma cidade, mas porque nesta cidade, o Deus do Universo se manifestava ao seu povo escolhido.

O salmista louva ao Senhor, nosso Deus e grande Rei, que soberanamente tem cuidado de Jerusalém.

jerusalem-1

 Podemos entender o Salmo 48, sob duas visões apresentadas pelo salmista:

1.O Deus de Jerusalém – o salmista demonstra o seu louvor para este Deus maravilhoso, o chamando de “grande”, bem como defensor e protetor da cidade, portanto, deve ser adorado na cidade por seus moradores. Também visualizamos nesta ótica do salmista, que confiados neste Deus, a cidade se torna segura e Ele pode executar a sua justiça perante todos, bem como guiar o seu povo que pode Nele confiar.

2. A Jerusalém de Deus – a cidade de Jerusalém reflete a Glória do seu Grande Rei e Senhor. Jerusalém está construída sobre o monte Sião, podendo ser admirada nas regiões circunvizinhas. Jerusalém possuía o Templo e seus moradores poderiam louvar a Deus neste santuário, bem como meditarem na palavra de Deus. Jerusalém também é uma cidade protegida por torres e altos muros fortificados.

17-01-2014_738fbfc5f0d23b21c892f6305280402f

Deus escolheu o povo de Israel para o Glorificar.

O salmo nos versículos 3 a 5, descreve a proteção de Deus para com a cidade de Jerusalém, quando descreve algum fato e manifestação sobrenatural de Deus, na defesa do povo escolhido, quando descreve que os inimigos do povo israelita, fugiram nos versículos 4-5: “Vejam! Os reis somaram forças, e juntos avançaram contra ela. Quando a viram, ficaram atônitos, fugiram aterrorizados.”

Os versículos de 9 a 11 descrevem a busca do povo escolhido para com Deus, onde meditavam no Templo, baseado no fato deste Deus ser amoroso, misericordioso e justo.

.A Bíblia nos ensina em João capítulo 1:11, que Jesus Cristo veio para o povo escolhido de Deus, o povo de Israel, o povo descrito no Salmo 48, mas Jesus não foi compreendido por este povo, como o Messias prometido por Deus, anunciado pelos profetas do Antigo Testamento, como Isaías descreve Jesus no capítulo 53.

Então o evangelista João escreveu:- que todos nós que recebermos a Jesus Cristo, como o Messias prometido por Deus, poderemos fazer parte desta família de Deus, desta Nova Aliança, através do sangue de Jesus Cristo, derramado em favor de nós.

Aplicação Prática:

O mesmo Deus que no passado, se manifestou a Abraão, Moisés, Josué e ao Rei Davi, se manifestou a nós, nestes dois últimos milênios, por intermédio de Jesus Cristo, Emanuel, Deus conosco, que veio nos visitar presencialmente aqui na Terra.

Hoje, vemos a ciência e também muitos pesquisadores, ficarem encantados pelo fato de que o ser humano, conseguiu enviar naves espaciais, acima da nossa atmosfera terrestre, viajando em regiões distantes para nossa realidade humana, que navegaram no espaço, próximas à órbita terrestre, e algumas que foram mais longe, como expedições lunares e alguns foguetes, não tribulados, enviados para Marte e o Sol.

No século passado, ficávamos admirados, com as missões tripuladas, do ônibus espacial americano, visitando nosso espaço, sobre o nosso planeta Terra.

nasa-discovery

Contudo, se pensarmos no Grande Deus que criou o Universo, comparado ao ser humano, que apesar de toda a sua tecnologia existente no século XXI, de forma espetacular, o homem, só conseguiu viajar:- ao redor do nosso próprio sistema solar, e se imaginarmos além do espaço, em que a humanidade ainda não pode experimentar, por viagens espaciais, a grandeza de Deus, existirão bilhões de planetas, estrelas e galáxias e sistemas solares como o nosso, que o homem nunca conseguirá chegar, por mais que viaje, por mais que invista em tecnologia. Estamos limitados por nossos próprios recursos humanos, tecnológicos, financeiros e por mais que tentemos desvendar os mistérios do universo, eles não serão visitados em toda a sua dimensão e grandeza, pela capacidade humana.

Nesta simples comparação, podemos tentar entender um pouco, quem é esse Grande Deus, que o Salmo 48 nos apresenta. Um Deus, absurdamente, extraordinário e grandioso para entendermos pelos nossos padrões humanos. Nunca o entenderemos, pelos nossos padrões humanos, porque Ele é Deus, não podendo ser alcançado por naves espaciais ou pela nossa tecnologia. A obra de sua Criação, manifestada nestes planetas, bilhões de estrelas, além do nosso sistema solar, não será alcançado por viagens espacias, extraordinariamente custosas, por mais que o homem pense em evoluir neste sentido.

Porém, este mesmo Deus, que não é alcançado, em sua Obra de Criação, por nós humanos e mortais, com todos os recursos tecnológicos, já conquistados pela humanidade no século XXI, é alcançado aí, onde você está, lendo esta simples devocional, se você abrir seu coração para Ele: Jesus Cristo se manifestará para você.

O mesmo Deus, que escolheu o povo de Israel e a cidade de Jerusalém para proteger, te escolhe, para que você possa seguir os passos de Jesus Cristo, seguindo-o em cada dia de sua existência.

Enquanto as agências espaciais, de diversos países, estão pensando levar um ser humano, em algum planeta bem próximo do nosso sistema solar, Deus na eternidade pensou em você e deseja conduzi-lo numa viagem fantástica, a viagem da sua vida, até a presença Dele nos céus.

presentes-cruz

Nós, que entendemos esta mensagem de salvação em Jesus Cristo, podemos segui-lo nesta existência, sendo guiados e protegidos por Deus, da mesma forma que Ele protegia a cidade de Jerusalém, de seus inimigos, bem como sermos conduzidos, diariamente, nesta comunhão com o Criador, caminhando pela fé, com a certeza que Ele nos ouve, que Ele caminha ao nosso lado e estamos sendo aperfeiçoados nesta vida, não para ganharmos a salvação eterna, porque esta, já conquistamos de forma gratuita em Jesus, mas estamos sendo aperfeiçoados em maturidade, para podermos levar outras pessoas a Jerusalém Celestial.

god-742567

Que Deus nos abençoe, em podermos viver esta vida, como povo escolhido da Aliança, sendo protegidos por Deus, vivendo uma experiência diária de fé, confiados no grande amor do Grande Rei, nosso Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *