Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Na presença do Senhor

“Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?”
Salmos 15:1

Este lindo poema de adoração, escrito por Davi questiona em seu versículo inicial:- quem poderá se apresentar na presença de Deus?

A resposta para esta pergunta é bem simples: apenas Jesus Cristo seria o único justo que poderia estar na morada de Deus.

Pelas nossas próprias virtudes, pelas nossas próprias capacidades humanas, por quem realmente nós somos, pelas filosofias de vida que cremos, pela religião que professamos, pelos “gurus” de autoajuda que seguimos, ou líder religiosos que conhecemos, jamais será possível nos aproximarmos do Criador ou estarmos na Sua presença.

you-make-the-impossible-possible

Nenhum de nós, seríamos justos o suficiente, para podermos nos aproximar de Deus, por mais que nos esforçássemos, por mais conhecimento ou esforço religioso praticado neste sentido, por mais que pensemos que poderíamos ir evoluindo, evoluindo, até um dia sermos perfeitos e tão evoluídos que poderíamos estar na presença do Criador.

O contexto cultural e histórico em que este Salmo está inserido, dizia respeito aos sacerdotes judaicos que poderiam residir no Templo de Jerusalém. A questão que o salmista se propõe para que nós possamos refletir é quem poderia se sentir bem tranquilo ou bem à vontade na presença de um Deus Santo.

A palavra de Deus nos dá uma boa notícia, quando Jesus vindo até nós, cumpriu o propósito do Pai de nos resgatar na cruz do Calvário, nos justificando da nossa desobediência, da nossa insubmissão, dos nossos pecados em relação a pessoa do Criador. Podemos ter paz interior, através de Jesus e acesso ao Pai.

friends-in-the-sunset1

Por si só, o homem rejeita a Deus, não tem vontade nenhuma de o buscar, de se aproximar Daquele que o ama, que enviou seu próprio Filho, para morrer em nosso lugar.

Temos o convite, no livro de Hebreus 4:16, para que possamos nos aproximar deste trono de Graça, recebendo a salvação em Cristo Jesus: “Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”.

invitationcross

E um instante crucial na nossa existência, um momento de necessidade extrema da presença de Deus em nós, será o momento de nossa morte.

Como será o momento de nossa morte?

Como reagiremos sabendo que ela estará se aproximando, na possibilidade de ficarmos doentes, ou como sentiremos ela, e a enfrentaremos, se pegos de surpresa, estivermos com nossa vida se esvaziando deste mundo?

Podemos, hoje, entregar nosso coração para Deus, crendo que Jesus Cristo, morreu em nosso lugar, para que possamos, justificados por Ele, e não por nossos méritos ou esforço humano, recebermos a salvação eterna, nascendo desta forma, de novo nesta existência, sendo regenerados e transformados pela presença de Deus, que agindo em nossas vidas, nos moldará para o modelo de homem que Deus planejou, um homem, como Jesus Cristo, que se fez homem na Terra, em nosso favor,  obedecendo a Deus, glorificando-o sempre.

cross-on-stairs

Poderemos ter a possibilidade concreta, de com Cristo em nós, desfrutarmos da paz e alegria de Deus.

Assim, neste momento terrível da morte, que todos nós iremos passar, você terá a paz de Deus em seu coração e a certeza de que irá para a presença de Deus.

Aplicação Prática:

Não fique lutando com Deus e também, não viva sua existência sem pensar em Deus.

122514-clouds-mood-women

Vamos segmentar o universo de pessoas que não conhecem a Jesus, como seu Salvador, seguindo-o, vivendo uma vida de relacionamento pessoal com Ele e com o Criador, em dois grupos:

O primeiro grupo são das pessoas religiosas e o segundo grupo são das pessoas que vivem, como se Deus não existisse.

  • Podemos descrever o primeiro grupo (religioso), como:- pessoas que vivem buscando em muitas filosofias de vida, religiões, livros de autoajuda, respostas para o vazio existencial em seus corações. Ainda neste primeiro grupo, encontramos pessoas que duvidam da mensagem salvadora de Jesus Cristo, ou simplesmente a desprezam, não a levam em consideração, ou pensam que Jesus Cristo é mais um, dentre tantos profetas do passado, que:- apareceram, viveram entre nós, falaram coisa boas e depois morreram.

Muitas pessoas neste grupo seguem rituais e conceitos religiosos diversos, ou se esforçam para tentar viver, aquilo que aprenderam de seus pais, mas nunca questionaram, se realmente, aquele imenso mar de conhecimento religioso, é verdadeiro, corresponde ao que Deus espera do ser humano, ou são apenas crenças, tradições criadas pelo próprio homem, para tentar acalmar seu coração e lhe dar respostas humanas, para questões cruciais que preocupam a humanidade, como as questões: (quem sou eu?), (por quê existo?),(qual é o sentido de minha vida?),(por quê sofro tanto?),(por quê não consigo ser feliz?), dentre outras respostas que perturbam a mente de quem pensa de alguma forma em Deus e no significado desta vida.

171204_td5hd_rci-m-sign_sn635

Muitas pessoas neste grupo, vivem sua vida em sofrimento intenso, com um sentimento de culpa eterna, porque, por mais que se esforcem, não conseguem atingir o padrão da religião, ou o padrão que elas mesmas criaram em sua mente, e que pensam as justificará perante Deus, mas infelizmente vivem com um sentimento de culpa e medo constante em seu coração, porque não atingem e nem conseguirão atingir, padrões estabelecidos pela religião, ou por elas mesmas. Estarão sempre em débito e escravas da religião e de seus conceitos equivocados. Em alguns momentos, se afastam da religião, e aí, quando se sentem perturbadas, tentam voltar para a religião, mas as religiões não podem dar as respostas que esta pessoa está buscando, e ela vive toda sua vida, cheia de boas intenções, de boas obras, mas longe de Deus, refém de seus conceitos religiosos, e, infelizmente, triste, vazia e longe do Criador do Universo.

  • E o segundo grupo (materialista): pessoas que não tem nenhum relacionamento com a religião, ou por que não tem tempo, e isto não as perturba, ou por quê realmente não acreditam em Deus, dizendo que se Deus existisse, o mundo não estaria da forma como está. Pessoas que vivem em função dos seus problemas pessoais, correndo todos os dias atrás do dinheiro, por uma questão básica de sobrevivência, ou por questões de ganância,  buscando nos bens materiais a satisfação para sua alma vazia, depressiva, distante de Deus e que procura na matéria, aquilo que falta em seu interior.

anti-materialism

Tentei agrupar de uma forma simples, dois grandes grupos de pessoas que vivem neste mundo que estamos inseridos. Certamente se pudéssemos analisar com mais cuidado, teríamos ainda, multiplas possibilidades de agrupamento, mas nesta forma simples de divisão, podemos entender um pouco, o que as pessoas que não creem em Jesus Cristo, como seu Salvador Pessoal, compreendem o mundo e vivem nele.

Para você que está inserido nestes dois grupos, o religioso ou o materialista, talvez você pense que seu modo e estilo de vida esteja correto, e você está fazendo a coisa certa. Neste momento, a vida vai passando e sua forma de entender e ver o mundo, seja suficiente para você poder viver. Talvez, o que você tem hoje na religião, em filosofias de vida, nos livros de autoajuda, ou, em seus bens materiais, no seu estilo de vida, de viver o aqui e agora, seja suficiente para você prosseguir.

Uma coisa fará diferença, na hora que a morte se aproximar, e todos nós a enfrentaremos, sem exceção:- mesmo crendo em seus conceitos religiosos, você ainda tenha dúvidas cruciais em sua mente e coração, sobre a possibilidade de o que você crer, ser uma grande mentira, e não acontecer o que você depositou toda a sua confiança nesta existência, ou seja, você confiou seu futuro, a eternidade, em conceitos que não o ajudarão, quando você estiver realmente do outro lado da vida. Você que é do grupo materialista, certamente ficará desesperado, quando a morte se aproximar, talvez, enfrentando uma doença, talvez sofrendo de depressão, por rejeitar a Deus em sua vida.

sunnysidescatteringgarden

Pense, reflita: Deus tem hoje a oportunidade que você precisa para se acertar com Ele, tirar estes sentimentos de culpa que você tem em seu interior, viver uma vida plena na presença de Deus, sem medo, enfrentando as dificuldades do presente momento, olhando para o Criador, que diariamente, se manifestará para você em suas orações, ou quando, você ler a Bíblia.

Todas as respostas que você procura para sua existência e os questionamentos que você possa fazer, como o salmista fez, neste salmo 15, estão respondidas em Jesus Cristo, que pode nos socorrer de nós mesmos, da nossa desobediência, da nossa falta de fé ou de estímulos para prosseguir.

Entregue sua vida para Jesus Cristo de forma total, sem reservas, busque a presença de Deus, de forma verdadeira. Abandone seus conceitos do passado, não tenha medo do que as pessoas pensem, ou irão pensar de você, por você entregar sua vida para Jesus. Quando você morrer, estas pessoas que o oprimem, ou não te deixam tomar uma decisão em relação a Cristo, não estarão do seu lado, enfrentando o que você irá enfrentar, por ter negado a Jesus Cristo, nesta existência. Do outro lado da vida, não teremos mais oportunidades de salvação.

depresion-prejuicio

A salvação é dada por Jesus Cristo nesta existência: quem crer em Jesus e o seguir, estará tranquilo na hora da morte, e do que virá do outro lado da vida. Quem não crer e seguir a Jesus nesta existência, já está condenado e receberá o castigo eterno de Deus.

Temos dois caminhos quando nossa vida acabar: céu ou inferno.

ampulheta-1

Se seguirmos a Jesus Cristo iremos morar no céu. Se o negarmos, e não o seguirmos nesta existência, o inferno nos estará reservado.

Você pode estar pensando, não acho isto justo. Não creio que será assim, não creio que um Deus amoroso, criou o inferno. E aí, vai uma infinidade de não creio…

jesus-cruz

Mas, você acha justo, Cristo ter morrido em seu lugar, e você, continuar desprezando Ele nesta existência?

Que Deus te abençoe a você poder tomar uma decisão sincera e definitiva, entregando sua vida para Jesus Cristo, confessando Ele, como Seu Salvador e Senhor, podendo desfrutar de paz e alegria verdadeira nesta existência, e quando você morrer, ter a certeza de que você estará na presença de Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *