Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O mistério de Deus

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.” Colossenses 2:2

 O apóstolo Paulo nunca teve a oportunidade de conhecer os irmãos da cidade de Colossos. Ele escreveu esta carta para estes crentes em Cristo Jesus, que conhecemos, como Carta de Colossenses, na Bíblia, e tinha por objetivo: combater as heresias filosóficas que estavam rodeando a cidade de Colossos, bem como, a cidade vizinha de Laodicéia, situada a 18 km de distância.

 Paulo estava preocupado que o “gnosticismo” pudesse confundir a mente daqueles primeiros cristãos, que estavam ainda com sua vida cristã em formação, aprendendo as verdades bíblicas.

O que é o gnosticismo?

Gnosticismo (do grego Γνωστικισμóς; pronúncia.: (gnostikismós); de Γνωσις (gnosis): ‘conhecimento’, (gnostikos): aquele que tem o conhecimento, era um movimento religioso, de caráter sincrético e esotérico, desenvolvido nos primeiros séculos de nossa era à margem do cristianismo institucionalizado, combinando misticismo e especulação filosófica.

imagen_ctral

 Era preocupante que aquelas influências, não bíblicas, estivessem rondando os primeiros cristãos e Paulo os exorta, e, anima, a desejarem a plena sabedoria e conhecimento que vem apenas de Deus.

Embora, os falsos mestres da época, declarassem para o povo daquela cidade que eles poderiam iniciar as pessoas em um conhecimento superior, Paulo os combate, dizendo para a Igreja de Colossos que eles podem entender o “mistério de Cristo” e não precisariam buscar “evolução” em conhecimentos teóricos.

O objetivo dos gnósticos era buscar o conhecimento como um fim em si mesmo.

Já para os cristãos, o conhecimento verdadeiro é aquele revelado por Deus, que é mistério e oculto, para aqueles que não reconhecem Jesus Cristo, como seu Salvador pessoal.

the-gospel-of-jesus-christ

No entanto, para os colossenses da Igreja de Colossos, Cristo foi apresentado, e eles conheciam plenamente a mensagem de salvação, e, portanto, Jesus Cristo, o mistério de Deus para o mundo, era plenamente conhecido por eles, pois foi revelado através da mensagem do apóstolo Paulo, proclamando a Jesus Cristo, como nosso Salvador e Senhor.

O verdadeiro mistério aconteceria naquela Igreja de forma prática, quando Jesus Cristo, ao transformar, individualmente, cada cristão, transformando-o dia após dia, permitiria que aquelas pessoas pudessem viver unidas no amor de Deus, e na unidade do Espírito Santo, por intermédio da salvação em Cristo.

Aplicação Prática:

Os gnósticos entendiam que somente os “privilegiados“, ou um “grupo de elite“, poderiam adquirir conhecimento. O apóstolo Paulo pregava que este conhecimento e sabedoria de Deus, através da mensagem de Jesus Cristo, que nos renova, transforma as nossas vidas, era algo possível para todos aqueles que entregassem sua vida para Deus, seguissem a Jesus Cristo e se aprofundassem na fé cristã, conforme ele ressalva no versículo 3, de Colossenses 2: “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”.

Quando Paulo diz “Nele“, está enfatizando que em Cristo, ou com Cristo, temos acesso a Deus, a uma nova vida, diferente da vida anterior que vivíamos, pois este conhecimento verdadeiro que vem de Deus, que ele traduz aqui, como “tesouros da sabedoria e do conhecimento”, não são apenas histórias, fatos, poemas ou qualquer outra forma literária, escrita e pensada por um homem, que se traduziria apenas em um “conhecimento teórico“, ou “palavras vazias“, sem significado prático na vida interior daqueles que a recebessem.

Cristo e somente Cristo, tem todo o conhecimento de Deus, para o coração do homem pecador.

Cristo se esvaziou de seu poder e nasceu como um de nós, porém sem pecado, para nos trazer a salvação eterna, nos ligar novamente com Deus e nos proporcionar uma vida de paz nesta existência, independente das circunstâncias que vivenciarmos. Esta é a verdadeira mensagem do evangelho.

Illustration of traditional Christian Christmas Nativity scene with the three wise men

Tesouros da sabedoria e do conhecimento de Jesus Cristo é podermos ter conhecimento da vontade de Deus, através da sua Palavra, é podemos desfrutar de momentos de oração e comunhão com o Criador, diariamente, é podermos crescer em maturidade cristã a partir do momento que recebemos Jesus Cristo em nosso coração e passarmos a segui-lo nesta Terra.

Somente, Jesus Cristo, o mistério de Deus, revelado aos homens, pode mudar a vida e o comportamento de uma pessoa, mudando sua forma de enxergar o mundo, a sua cosmovisão, dando esperança para caminhar e lutar em cada dia, proporcionando paz no coração, mesmo em situações que vivenciaremos, ou não, com todo tipo de problemas ao nosso redor.

Este é o Deus que se revelou para nós em Jesus Cristo, que acalma o nosso coração, nos faz sorrir e andarmos pela fé, sem se preocuparmos com o amanhã, vivendo o dia de hoje, com gratidão e coragem.

pexels-photo-1000445

Que Deus te anime neste dia. Que você tenha paz no seu coração!

Que você busque os mistérios de Deus, através de Cristo Jesus, fonte de todos os tesouros e sabedoria, que podem mudar a tua existência.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *