Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O tempo: um tesouro em suas mãos

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”
Efésios 5:15,16

O apóstolo Paulo neste capítulo 5 do livro à Igreja na cidade de Éfeso nos exorta na busca da santidade.

Um dos aspectos importantes na vida do cristão é o que ele faz com o tempo que Deus lhe deu.

tempoestapassando

Hoje é comum você escutar a seguinte frase: “o tempo está passando rápido demais“.

Será realmente que o tempo está passando rápido demais, ou somos nós que estamos vivendo de forma acelerada e não estamos conseguindo administrar e gerenciar o tempo que Deus nos deu?

Vamos analisar duas realidades totalmente diferentes, expressas neste capítulo 5 de Efésios:

Vivemos uma época de grandes desafios para quem crê e segue os preceitos de Jesus na Bíblia.

Somos considerados conservadores, retrógrados ou até mesmo antiquados pelos que defendem o chamado mundo “contemporâneo”,  onde os valores éticos presentes na Bíblia não fazem parte do nosso “tempo moderno” e da “agenda da mídia.

deus-x-mundo

Somos bombardeados diariamente, principalmente na TV e na internet, por novas ideias e modismos que vão na contramão da Bíblia, e promovem a desconstrução dos valores que aprendemos desde criança.

Paulo dirigindo-se à sociedade de Éfeso, no primeiro século da era cristã, se refere ao comportamento dos cidadãos de seu tempo (nos versículos de 3 a 5), no tocante às obras infrutíferas das trevas que se traduziam naquela época em:- imoralidade sexual, prostituiçãona avareza (medo de perder o que tem, chamamos popularmente o avarento de “pão duro“), na cobiça (desejo excessivo de possuir bens ou aquilo que não pertence à pessoa), conversas tolas (comentários pejorativos sobre a vida de outras pessoas, chamamos popularmente hoje de “fofocas” ou pessoas que estão sempre reclamando, chamamos popularmente isto de “mimimis”), gracejos indecentes (piadas imorais, com sentido sexual ou conotação que estimula à imoralidade). E também (no versículo 10) a questão do equilíbrio cristão e o cuidado com a devassidão (depravação de costumes, desenvolvimento de algum vício e a possibilidade de se embriagar com vinho).

As obras infrutíferas das trevas continuam válidas e devemos evitá-las, fugindo delas, em oposição ao fruto da luz (versículo 9) que Deus espera de nosso comportamento cristão e que se destacaria por: andar em amor, com bondade, na justiça de Deus e com a verdade. Devemos sempre de forma prática “fazermos um teste” e provarmos o que é bom (versículo 10) e glorifica a Deus.

Devemos sempre perguntar interiormente, para nós mesmos: o meu comportamento está agradando ao Senhor?

group_prayer

Dentro do tempo que Deus nos deu, devemos atentar para nosso comportamento cristão que deverá refletir os frutos da luz, devemos tomar cuidado para não praticarmos as obras infrutíferas das trevas.

Aplicação Prática:

 A questão a ser respondida é: O que faço com o meu tempo?

ampulheta

O mundo com seus pecados e sua necessidade de se contrapor contra o que é sagrado e de Deus, continua o mesmo.

Na sociedade contemporânea, pequenos grupos desejam institucionalizar,  como “correto” seu estilo de vida compatível com o que chamamos de obras infrutíferas das trevas.

Diante desta realidade desafiadora, o apóstolo Paulo nos conclama a tomarmos cuidado com nossa vida cristã e o nosso comportamento, refletindo os frutos da luz para as pessoas que diariamente convivem conosco.

Em algumas traduções bíblicas, a expressão utilizada na língua portuguesa é “remindo o tempo” que tem o significado de “aproveite ao máximo cada oportunidade“.

Como cristãos deveríamos pensar não apenas em melhorarmos nosso comportamento e obedecermos à vontade de Deus, aproveitando cada dia que Deus nos dá, com um coração grato por estarmos vivos e podermos desfrutar das bênçãos recebidas dos céus, mas refletirmos sobre o tempo, com um tesouro que está disponível para todos nós e que deve ser bem cuidado e gerenciado.

Se vivemos para a Glória de Deus e Deus espera de nós um comportamento pautado nos frutos da luz, especialmente na busca da maturidade cristã, onde “andando em amor” (conforme o versículo 2) deve ser algo concreto em nossas vidas, um estilo de vida a ser praticado diariamente.

andando

Os dias atuais são maus, são dias em que as obras infrutíferas das trevas se multiplicam de forma exponencial e como cristãos devemos pensar em aproveitar o tempo (para que não seja mal utilizado), criando oportunidades, para falarmos de Jesus e do seu amor para as pessoas que convivemos e que esperam uma palavra de esperança e  fé em meio as tragédias da violência, da corrupção, da imoralidade, da crise econômica e do desamor reinante.

 Importante entender também que nosso tempo é breve e incerto, conforme Tiago 4.13-15 nos ensina:

E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos.No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.”

Ficamos chocados quando recebemos a notícia da morte de uma pessoa jovem, mas não deveria ser assim. Todos nós poderemos morrer a qualquer momento.

b02

Pense. reflita: você acorda, você faz sua higiene pessoal, você faz sua devocional (ora e lê a Bíblia), você pratica um exercício físico, você conduz um veículo, você trabalha, você se alimenta, você estuda, você descansa, você se diverte, você dorme e durante todas estas atividades, que fazem parte do seu dia a dia, o seu coração continua batendo. Dia e noite ele continua batendo, mas um dia ele irá parar. Ficamos assustados e impressionados quando pensamos neste órgão, que está dentro do nosso corpo físico, e que dia e noite funciona corretamente e bombeia o sangue para o nosso corpo. Normalmente não pensamos nele, mas ele continua lá, funcionando corretamente, por este motivo:- estamos vivos.

coracaovida

Diante desta realidade impactante e presente em que nosso tempo é limitado nesta Terra, devemos aproveitá-lo da melhor maneira possível. O dia de ontem, não existe mais. O que você fez com seu tempo ontem, ou deixou de fazer não importa mais. O que existe é apenas o dia de hoje. O amanhã é incerto.

ampulheta-1

Portanto, cada dia, cada momento de nossas vidas é precioso e deve ser valorizado para a Glória de Deus.

 Dê valor para sua vida e para o tempo que Deus lhe deu. Empreenda algum projeto de amor, algo que faça diferença significativa na sua vida e também na vida das pessoas que convivem com você.

Faça a diferença, seja um cristão verdadeiro!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *